
Uma lista constando o nome único do promotor de Justiça Glaucio Pinto Garcia será enviada pelo Colégio de Procuradores de Justiça (CPJ) à governadora do Estado, que deverá nomeá-lo como novo procurador-geral de Justiça do Rio Grande do Norte. A lista uninominal se deve à renúncia da promotora de Justiça Iara Maria Pinheiro à disputa pela chefia da instituição.
Seja um participante do Canal “Guamaré News” no WhatsApp
O promotor de Justiça Glaucio Garcia foi o mais votado em eleição realizada na sexta-feira (4) entre os membros do MPRN. A homologação do resultado do pleito foi feita em sessão extraordinária especial do CPJ na tarde desta segunda-feira (7).
Ao todo, 195 promotores e procuradores de Justiça votaram na eleição. Dos 197 membros aptos a votar, apenas dois não compareceram. Com a homologação, a lista com o nome de Glaucio Garcia será enviada pela procuradora-geral de Justiça, Elaine Cardoso, para a governadora do Estado, Fátima Bezerra, que terá até 15 dias para nomear o procurador-geral de Justiça para o biênio 2025/2027. A solenidade de posse será em 18 de junho.
Perfil
Glaucio Pinto Garcia iniciou a carreira no MPRN como promotor de Justiça substituto, exercendo o cargo de 8 de julho de 2010 a 12 de maio de 2011. Em seguida, foi promovido para a Promotoria de Justiça (PmJ) de São Bento do Norte, onde atuou de 13 de maio de 2011 a 8 de janeiro de 2013. Sua trajetória continuou com a promoção para a PmJ de Jardim do Seridó, função que desempenhou de 9 de janeiro de 2013 a 19 de setembro de 2021.
Em 20 de setembro de 2021, Glaucio Garcia foi removido para a PmJ de Tangará, permanecendo até 9 de fevereiro deste ano. Recentemente, em 10 de fevereiro passado, foi promovido para a 2ª PmJ de João Câmara, onde permanece atualmente.
Além de sua atuação nas Promotorias de Justiça, Glaucio Pinto Garcia desempenhou funções na administração superior do MPRN e recebeu designações especiais. Ele exerceu o cargo de coordenador do Caop Criminal entre 2017 e 2021. Em fevereiro de 2019, foi designado para acompanhar, interligar, executar e articular as atividades decorrentes do Acordo de Cooperação Técnica entre o MPRN, o Ministério Público do Trabalho e o Governo do Estado do RN, visando a instituição de um Plano Estadual da Política Nacional de Trabalho no âmbito do Sistema Prisional.
Clique e ouça a melhor programação
do radio guamareense Radio Web Guamaré News
Glaucio Garcia também foi diretor regional da Ampern, secretário executivo do Conselho Nacional de Procuradores Gerais (CNPG) e membro colaborador da Corregedoria Nacional do Ministério Público. Atualmente, Glaucio Garcia ocupa o cargo de procurador geral de Justiça adjunto.
MPRN