Zerésima: TSE emite zerésima e mostra que não há nenhum voto no sistema

Foto reprodução

O Tribunal Superior Eleitoral (TSE) emitiu neste sábado, véspera do segundo turno das eleições, a zerésima das urnas eletrônicas. O documento mostrou que não há nenhum voto computado no sistema antes do início do pleito.

Marcada inicialmente para as 12h, a cerimônia ocorreu com atraso devido a uma “dificuldade de comunicação entre os sistemas” devido ao fechamento da rede para evitar ataques cibernéticos, informou o secretário de Tecnologia da Informação do TSE, Júlio Valente.

Valente descartou que haja qualquer relação entre o atraso de hoje e a apuração de votos que será realizada amanhã. “Na sexta, é de praxe, como forma de medida protetiva, que fechemos nossa rede de internet não só para acesso externo como interno. É um procedimento padrão que acontece em todos os turnos. No primeiro turno aconteceu alguma instabilidade e ocorreu novamente no segundo turno. Isso é esperado, faz parte do processo e das medidas protetivas contra ataques cibernéticos”, explicou o secretário.

Todas as entidades fiscalizadoras foram convidadas a assinar a zerésima. Compareceram representantes das Forças Armadas, da Polícia Federal, da Controladoria-Geral da União (CGU), da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB), do Conselho Nacional do Ministério Público (CNMP), da Procuradoria-Geral Eleitoral (PGE) e dos partidos PCdoB, PV e Cidadania. A missão de observação eleitoral da Organização dos Estados Americanos (OEA) também acompanhou o procedimento.

Antes da emissão da zerésima, o TSE realizou uma cerimônia de verificação dos sistemas que serão utilizados nas urnas eletrônicas. São os mesmos sistemas lacrados e assinados digitalmente pelas entidades fiscalizadoras em 2 de setembro. “Estamos mostrando que os sistemas que foram lacrados são os sistemas que estão sendo executados”, destacou o secretário. Esses sistemas passaram por etapa de fiscalização que durou um ano e foi acompanhada pelas entidades fiscalizadoras.

A cerimônia, realizada na véspera das eleições, ocorreu também no primeiro turno. Antes da votação amanhã, às 7h, os mesários emitem a zerésima de cada urna eletrônica.

Estadão Conteudo

AnuncieAqui_Movel
Elias_Raio_X_Movel
CX_Radio_Movel
Copiadora-Miranda_Banner_B
JM-VARIEDADES
OpticaEmporio
Cartão
App
Banner 87
Guedes-Motos
Radios_Online_Fixo
Pizzaria_Hamburgueria_AguasMare
Radio_Box_Fixo
Anuncie Aqui
HSHOT_500
DN_Servicos_Fixo_2
Show da Manha
MercadinhoDeusProvera
CX_Radio_Fixo
Eduardo-Auto-Pecas
Ediuny_Oliveira_Live
Drogaria Betesta
CX_Radios_Fixo
RadiosNet_Fixo
MiniprecoFixo