Guamare News

Vale do Assu: Governo do RN inaugura novas instalações de escolas no Vale do Açu

Foto: Raiane Miranda / Assecom

Com agenda voltada para a Educação, Saúde e Moradia Popular, a professora Fátima Bezerra inaugurou na manhã desta sexta-feira (10) dois obrigatórios do ensino da rede estadual no Vale do Açu. O primeiro foi a Escola Tenente Coronel José Correia, em Assu, onde foram investidos R $ 3,6 milhões oriundos de empréstimo do Estado junto ao Banco Mundial, por meio do Governo Cidadão, na reforma e ampliação, sendo R $ 2 milhões nas obras e o restante na compra de equipamentos.

Uma reforma incluiu uma sala dos professores e depósito de materiais, secretaria, biblioteca, almoxarifado, arquivo, diretoria, recepção, coordenação, sala multifuncional, dez banheiros, sendo dois com acessibilidade, um vestiário, cozinha, despensa, copa, área de serviço, cobertura do pátio, jardim e compra de equipamentos.

A escola foi fundada em 07 de setembro de 1911 em outro local e transferida para o prédio atual, em 1948, para atender a demanda por vagas. Tem atualmente 740 alunos do Ensino Fundamental 2 em dois turnos. O patrono da escola foi juiz de direito da comarca. A escola teve em seus quadros a professora Maria Olímpia Neves de Oliveira, “Maroquinha”, única mulher eleita para o cargo de prefeito de Assu, período 1963/1968.

Há décadas sem receber manutenção, a Tenente Coronel José Correia é uma das 40 escolas que foram ou estão sendo reformadas em 32 municípios do RN.

“A escola é o presente e o futuro, é cidadania. Ela prepara as pessoas para a vida e para o mundo do trabalho. Governar é isso: planejamento, foco, determinação. É estabelecer prioridades. E para o governo de uma professora não podia ser diferente esse olhar especial para a Educação “, disse Fátima.

Perante um auditório formado por alunos e professores, Fátima Bezerra celebrou a “compensação de uma injustiça” contra uma categoria, que era a não atualização da promoção vertical, em cumprimento ao Estatuto do Magistério. “No governo da professora, isso é página virada. Em novembro, a promoção vertical foi atualizada, beneficiando mais de 10 mil professores. Isso é respeito ao professor, é reconhecer o valor que ele tem e o papel desempenhado na sociedade.” 

“Essa reforma é um exemplo da competência da governadora Fátima Bezerra”, elogiou a diretora Francisca Chaguinha Alves, citando Paulo Freire: “A Educação é um ato de amor, por isso, de coragem.”

Carnaubais

A outra escola estadual reformada, ampliada e entregue à comunidade pela governadora, foi a Adalgiza Emídia da Costa, no município de Carnaubais. A unidade foi construída em 1976 com recursos doados pelo Canadá, após a enchente de 1974 que inundou a cidade. 

Eram vários os problemas. A rede elétrica não comportava a demanda de equipamentos, muro e esquadrias comprometidas e piso cheio de fissuras. A partir de agora, os 380 alunos do Ensino Fundamental I e ​​II vão contar com quatro novas salas de aula e dois laboratórios, de informática e ciências, além da quadra poliesportiva, construída em 1982, mas nunca terminada, e que agora está pronta para uso dos estudantes.

Foram investidos R $ 2,9 milhões, por meio do Projeto Governo Cidadão, para uma nova estrutura que também conta com um novo pórtico de entrada, cozinha ampla, recreio coberto, banheiro completo e um novo layout para o setor administrativo.

“Não foi apenas uma reforma. A Adalgiza foi totalmente demolida e construída um prédio novo. Hoje, ela é referência para as escolas do ensino fundamental, tem a marca do pioneirismo na inovação pedagógica. Temos o melhor Ideb da região. O nosso sentimento hoje é de gratidão “, disse Maria Aldeísa, diretora da 11ª Direc.

“Valeu a luta, valeu o sonho! Carnaubais tem hoje uma das mais belas escolas do Rio Grande do Norte. Puxar no chão de uma escola é muito significativo pra mim, que sou e continuo sendo uma professora que dedicou sua vida à luta pela educação “, enfatizou uma governadora.

Sobre o pedido de obras em outra escola do município e da contratação de professores, ela disse que as providências serão adotadas, assim como outras medidas que estão em curso, como a destinação de computadores e acesso das escolas estaduais à internet de alta velocidade.

Durante a solenidade, Fátima Bezerra denominado o título de Cidadã Carnaubaense, outorgado em 2018 pela Câmara Municipal e entregue pelo autor da proposição, o ex-vereador professor Nicolau Cavalcanti.

Na chegada à escola, Fátima foi recebida pelos docentes e saudada pelo Coral Vozes do Futuro, que cantou o hino da escola, e pela estudante Ester Aniele, de 8 anos, aluna do 3º ano do Ensino Fundamental, que leu um cordel contando a história da Adalgiza.

Siga as nossas Redes Sociais:

📱Facebook => 📸Instagram <=> 🎙️SoundCloud <=> 📹Youtube <=>  💻Twitter <=> 📟Aplicativo Radio Web <=> 🪀Participe de nosso grupo do WhatsApp News 3 <=> Ouça a programa da Radio Web Guamaré News nos principais portais da internet que retransmite a programação => 📲Portal Radios Na Net <=> 📲Portal Radio Ao Vivo <=>📲Portal Radios Cast <=> 📲Portal CXRadio <=> 📲Portal As Melhores Rádios <=>📲Portal Rádios Na Net <=> 📲Portal RadioNet <=> 📲Portal OnlineRadioBox.

Comente!!! Participe de nosso blog!!!