Urgente: Brasileiro é detido após tentar assassinar Cristina Kirchner na Argentina

Foto reprodução @instagram

Um homem foi detido na noite desta quinta-feira (1°) após tentar assassinar Cristina Kirchner, vice-presidente da Argentina, em Buenos Aires. Segundo o ministro da Segurança, Aníbal Fernández, o homem seria Fernando Andrés Sabag Montiel, um brasileiro de 35 anos.

A arma de calibre .38 estava carregada, mas falhou na hora do disparo e a vice-presidente não foi ferida. O atentado aconteceu quando Kirchner, que também é a presidente do Senado argentino, acenava para apoiadores na frente de sua casa, no bairro da Recoleta. A motivação do atentado é desconhecida.

o momento da tentativa de assassinato, ele levanta a mão esquerda, que está com a arma, e tenta atirar. No vídeo, é possível ver que ele chega a engatilhar a pistola, que falha. A Polícia Federal argentina, que estava cuidando da segurança de Cristina, o deteve rapidamente.

“Agora a situação tem que ser analisada pelo nosso pessoal da (polícia) Científica para avaliar os rastros e a capacidade e disposição que essa pessoa tinha”, disse Aníbal Fernández.

Segundo o jornalista Ariel Palácios, da GloboNews, o brasileiro circulava no meio do grupo de militantes kirchneristas que desde a semana passada ficavam na porta do prédio onde reside a vice-presidente. Pouco antes do atentado, as pessoas ao redor perceberam a movimentação estranha.

Kirchner, que está em meio a um julgamento por acusação de corrupção, conta com uma equipe de segurança de 100 policiais federais que, segundo Palacios, é o maior esquema de segurança de toda a história argentina.

O suspeito

Fernando Andrés Sabag Montiel divulgado pela imprensa argentina — Foto: C5N

Fernando Andrés Sabag Montiel, de 35 anos, tem antecedentes criminais. Em 2021, ele recebeu uma advertência da justiça argentina por porte de arma ilegal em sua casa, situada no bairro de La Paternal, em Buenos Aires. Na ocasião, ele alegou que a arma era para sua defesa pessoal.

Registos comerciais mostram que Sapag Montiel está registrado como motorista de aplicativo e tem um carro em seu nome.

g1

Mercadinho Deus Proverá
CX_Radio_Movel
WebRadio_Site_Movel
Ediuny_Oliveira_Live
HSHOT_500
App
CX_Radio_Fixo
Guedes-Motos
Radio_Box_Fixo
Copiadora-Miranda_Banner_B
Eduardo-Auto-Pecas
MercadinhoDeusProvera
Cartão
MiniprecoFixo
Pizzaria_Hamburgueria_AguasMare
RadiosNet_Fixo
OpticaEmporio
Banner 87
Show da Manha
CX_Radios_Fixo
Drogaria Betesta
Anuncie Aqui
Radios_Online_Fixo
DN_Servicos_Fixo_2
JM-VARIEDADES