UFRN: Consepe aprova novos programas de pós-graduação

Foto divulgação

O Conselho de Ensino, Pesquisa e Extensão (Consepe) da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN) aprovou, em sessão extraordinária nesta terça-feira, 13, as propostas de criação do Programa de Pós-Graduação em Medicina Translacional, vinculado ao Instituto de Medicina Tropical (IMT), e do Programa de Pós-Graduação em Ciências Humanas, vinculado ao Instituto Humanitas do Centro de Ciências Humanas, Letras e Artes (CCHLA).

As propostas, que irão ofertar doutorado acadêmico, seguem para aprovação da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes).

O doutorado em Medicina Translacional tem o objetivo de oferecer formação em fisiopatologia, epidemiologia molecular e bioestatística, além de incutir o pensamento científico na rotina de trabalho dos profissionais de saúde.

O curso será composto pelas linhas de pesquisa Epidemiologia genética de doenças infecciosas e crônicas; Mecanismo de doenças infecciosas e crônicas; e Pesquisa translacional em doenças infecciosas e crônicas. A relatora do processo e pró-reitora adjunta de pós-graduação da UFRN, Fernanda Raffin, destacou que a proposta apresenta novo formato, ao contar com forte cooperação internacional.

O programa terá orientação de dez pesquisadores da Universidade de Iowa e colaboração de docentes das Universidades Johns Hopkins e da Austrália Ocidental. De acordo com o reitor da UFRN, José Daniel Diniz Melo, o doutorado em Medicina Translacional nasce afinado com o Programa de Desenvolvimento Institucional da instituição (PDI 2020-2029) e o projeto de futuro da instituição, além de estar alinhado com as questões globais e ter a internacionalização como diferencial.

O doutorado em Ciências Humanas visa à formação em nível avançado de pesquisadores e profissionais capazes de abordar a condição humana de uma perspectiva interdisciplinar, com especial competência para detectar, explicar e compreender a multiplicidade de desigualdades. As linhas de pesquisa abordam Autoritarismo e violência; e Cultura, técnica e comunicação.

A proposta foi apresentada ao Consepe após um processo criterioso de avaliação, conforme detalhou o relator e pró-reitor de Pós-Graduação da UFRN, Rubens Maribondo, ao destacar o potencial da iniciativa e as contribuições para o crescimento do Instituto Humanitas. Daniel Diniz complementou que a UFRN tem maturidade para ofertar o curso proposto, que irá fortalecer os estudos na sua área de formação.

Eduardo_Auto_Pecas_Movel
Pizzaria_Hamburgueria_AguasMare
SuperMercado_Cavalcante_Movel
OpticaEmporio
HSHOT_500
Pizzaria_Hamburgueria_AguasMare
App
Anuncie Aqui
Radios_Online_Fixo
Cartão
Copiadora-Miranda_Banner_B
JM-VARIEDADES
Eduardo-Auto-Pecas
Banner 87
Radio_Box_Fixo
Ediuny_Oliveira_Live
MiniprecoFixo
CX_Radios_Fixo
DN_Servicos_Fixo_2
MercadinhoDeusProvera
RadiosNet_Fixo
Guedes-Motos
Drogaria Betesta