Guamare News

Tubarão no PE: Homem atacado por tubarão é levado para enfermaria e está ‘estável, consciente e orientado’, diz hospital

Homem de 32 anos sofre ferimentos na perna e na nádega após ataque de tubarão — Foto: Reprodução/WhatsApp

O homem atacado por um tubarão, no domingo (25), em Piedade, em Jaboatão dos Guararapes, no Grande Recife, foi transferido, nesta segunda (26), para a enfermaria da área de traumas do Hospital da Restauração (HR), na área central da capital. Segundo a assessoria de comunicação da unidade, Everton dos Reis Guimarães, de 32 anos, está “estável, consciente e orientado”.

Ainda de acordo com a assessoria de comunicação do HR, o banhista levou mordidas nas nádegas e na coxa. Ele foi submetido a cirurgias nas áreas atingidas. “Ele será avaliado diariamente pela equipe médica do HR e não há previsão de alta”, disse a nota enviada pelo HR, nesta segunda.

Ao todo,12 eram banhistas e uma era surfista. Sete pessoas morreram na região, como a vítima do ataque anterior, no início de julho.

De acordo com testemunhas, Everton havia sido alertado pela equipe do Corpo de Bombeiros sobre o risco de tomar banho em frente à Igrejinha de Piedade, momentos antes do incidente.

A vendedora ambulante Carla Silva, que presenciou o ataque, afirmou que o salva-vidas apitou e sinalizou três vezes. Ainda segundo ela, garçons dos bares da área também disseram para ele não ir para o mar, mas não teve jeito.

Segundo o presidente do Comitê Estadual de Monitoramento de Incidentes com Tubarões (Cemit), coronel Valdy Oliveira, ele foi advertido e retirado da água, mas acabou sendo ferido, na parte posterior da coxa esquerda e glúteo, após voltar ao mar.

Após o ataque, o rapaz foi levado para o Hospital da Aeronáutica, também em Jaboatão. De lá, após ser estabilizado, ele foi levado para o Hospital da Restauração, como determina o protocolo do Cemit para incidentes com tubarão

O coronel Valdy Oliveira afirmou que até o ataque do dia 10 de julho, também perto da Igrejinha de Piedade, o litoral pernambucano estava desde junho de 2018 sem registrar nenhum incidente com tubarão. Ele não descartou a possibilidade de que o banho de mar naquela área seja proibido.

Reunião

Na tarde desta segunda, integrantes do Comitê Estadual de Monitoramento de Incidentes com Tubarões (Cemit) e a Prefeitura de Jaboatão se reuniram para tratar de possíveis ações para evitar novos ataques em Piedade.

Segundo o governo, “alternativas estão sendo debatidas entre estado, município e especialistas, como forma de reduzir riscos aos banhistas naquele trecho de orla”,informou o comunicado, divulgado por meio de nota.

Alertas

Depois do novo ataque, em 15 dias, na mesma área, o biólogo Leandro Alberto explicou os motivos de esse local ser perigoso para banho de mar.

Segundo ele, a praia tem uma profundidade de mais ou menos dois a três metros, e logo após, passando por essa faixa, nós há uma área de um canal que tem a profundidade de 5,5 metros a 6,5 metros, fazendo com que esses peixes maiores, esses tubarões, possam entrar nessa área e se alimentar.

Por causa dos últimos casos, especialistas defendem novas medidas de prevenção aos ataques de tubarão nas praias do litoral pernambucano.

Segundo o engenheiro de pesca Jonas Rodrigues, que é especialista em incidentes com tubarão, as placas de orientação são importantes, mas já passaram a compor o cenário das praias e não captam a atenção dos banhistas.

G1

Siga as nossas Redes Sociais:

📱Facebook => 📸Instagram <=> 🎙️SoundCloud <=> 📹Youtube <=>  💻Twitter <=> 📟Aplicativo Radio Web <=> 🪀Participe de nosso grupo do WhatsApp News 3 <=> Ouça a programa da Radio Web Guamaré News nos principais portais da internet que retransmite a programação => 📲Portal Radios Na Net <=> 📲Portal Radio Ao Vivo <=>📲Portal Radios Cast <=> 📲Portal CXRadio <=> 📲Portal As Melhores Rádios <=>📲Portal Rádios Na Net <=> 📲Portal RadioNet <=> 📲Portal OnlineRadioBox.

Comente!!! Participe de nosso blog!!!