Trânsito: Um em cada três motoristas acidentados usou substância ilícita ou bebida alcóolica, aponta estudo

📸 Divulgação/CBMDF

Um em cada três motoristas acidentados usou substância ilícita ou ingeriu bebida alcóolica, segundo uma pesquisa realizada pela USP (Universidade de São Paulo). O estudo avaliou 376 pacientes do Hospital das Clínicas com lesões traumáticas decorrentes de três diferentes causas, sendo 209 por acidentes de trânsito.

Clique e ouça 🎧 a melhor programação 📲 do radio guamareense  👉 Radio Web Guamaré News

Destes, 64 (ou 32%) ingeriram alguma substância — entre ilícitas e bebida alcóolica — ao volante:

– 44 (21%) ingeriram bebida alcóolica;
– 23 (11%) usaram cocaína;
– 12 (6%) usaram maconha.

Para Henrique Bombana, um dos responsáveis pelo estudo, os dados reforçam como o álcool e outras drogas são grandes fatores de risco para ocorrências no trânsito.

“Essas substâncias, além de causarem prejuízos cognitivos e motores, levam o usuário a cometer atos de alto risco que podem desencadear acidentes”, diz Bombana.

Clique e ouça 🎧 a melhor programação 📲 do radio guamareense  👉 Radio Web Guamaré News

Para o pesquisador, a falta de políticas públicas mais eficientes influi na porcentagem alta de acidentes causados por motoristas embriagados ou sob efeito de drogas. Tanto as campanhas quanto as fiscalizações, prossegue ele, deveriam aumentar. A ausência de uma oferta mais abrangente e eficiente de transporte público também contribui para o alto número de casos.

R7

Eduardo_Auto_Pecas_Movel
Mercadinho Deus Proverá
Optica_Emporio
Casa Durval Paiva_Fixo
Radio_Box_Fixo
Guedes-Motos
RadiosNet_Fixo
Copiadora-Miranda_Banner_B
Almoçando com Musicas
Drogaria Betesta
JM-VARIEDADES
DN_Servicos_Fixo_2
Radios_Online_Fixo
Show da Manha
MercadinhoDeusProvera
App
OpticaEmporio
Eduardo-Auto-Pecas
MiniprecoFixo
SindSerg_Lateral
CX_Radios_Fixo
HSHOT_500
Ediuny_Oliveira_Live
Pagode & Cia_Lateral
AlphaColor_Lateral
Anuncie Aqui
Pizzaria_Hamburgueria_AguasMare
LBV_Lateral