Guamare News

TCU: Relatório é análise pessoal de servidor; sindicância será aberta

Foto Felipe Menezes/Metrópoles

O Tribunal de Contas da União (TCU) afirmou, nesta terça-feira (8/6), que o documento apontado pelo presidente Jair Bolsonaro (sem partido) como sendo da Corte, sobre questionamento do número de mortes por Covid-19, refere-se a uma “análise pessoal” de um servidor do tribunal. O órgão afirmou que vai abrir uma sindicância para apurar se houve alguma “inadequação de conduta funcional” no caso.

Segundo o TCU, o relatório “não consta de quaisquer processos oficiais desta Casa, seja como informações de suporte, relatório de auditoria ou manifestação do Tribunal”. E diz, ainda, que as questões veiculadas no referido documento não encontram respaldo em nenhuma fiscalização do TCU.

O auditor Alexandre Figueiredo Costa Silva Marques é apontado como autor do documento. Ele atua na Secretaria de Controle Externo do TCU da Saúde e mora em Jundiaí.

Informação desmentida

Essa é a segunda vez que o órgão se manifesta sobre o caso. Antes, o TCU rebateu a declaração do presidente da República de que a Corte teria um relatório questionando “50%” do número de mortes por Covid-19 em 2020.

“O TCU esclarece que não há informações em relatórios do tribunal que apontem que ‘em torno de 50% dos óbitos por Covid no ano passado não foram por Covid’, conforme afirmação do Presidente Jair Bolsonaro divulgada hoje”, registrou a nota, seca, da Corte de Contas.

Mais cedo, nesta terça, o colunista Igor Gadelha, do Metrópoles, tinha revelado que a sindicância seria aberta.

Metrópoles

Siga as nossas Redes Sociais:

📱Facebook => 📸Instagram <=> 🎙️SoundCloud <=> 📹Youtube <=>  💻Twitter <=> 📟Aplicativo Radio Web <=> 🪀Participe de nosso grupo do WhatsApp News 3 <=> Ouça a programa da Radio Web Guamaré News nos principais portais da internet que retransmite a programação => 📲Portal Radios Na Net <=> 📲Portal Radio Ao Vivo <=>📲Portal Radios Cast <=> 📲Portal CXRadio <=> 📲Portal As Melhores Rádios <=>📲Portal Rádios Na Net <=> 📲Portal RadioNet <=> 📲Portal OnlineRadioBox.

Comente!!! Participe de nosso blog!!!