Médicos que atuam em unidades de saúde na cidade de Guamaré, localizado na Região do Litoral Salineiro do estado, participaram nesta sexta-feira (13) de assembleia com o Sindicato dos Médicos do RN (Sinmed RN) para relatar a situação de atraso salarial no município.
De acordo com os profissionais, desde o ano de 2022 a prefeitura de Guamaré tem realizado o pagamento dos médicos com atrasos e, ultimamente, a situação se tornou insustentável chegando à marca de cinco meses sem repasse dos valores.
Para mediar a situação, o Sinmed RN solicitou audiência com o secretário de saúde do município para a próxima semana e o imediato pagamento do mês em curso, até o dia 10 de outubro, ou a apresentação de um plano para a quitação desses débitos, que se arrastam desde o mês de maio.
O sindicato também vai realizar visita nas unidades hospitalares de Guamaré para averiguar as instalações, condições de trabalho, escalas de plantões, acomodações, refeições e toda a situação referente ao médico.
“Caso essas negociações deem resultados de acordo com o plano de quitação dos débitos, as coisas poderão ser resolvidas. Caso não seja apresentado esse plano, o sindicato poderá decidir, junto à categoria na próxima assembleia agendada para o dia 24/9, quais medidas poderão ser adotadas, inclusive, a suspensões parcial dos serviços”, explicou Geraldo Ferreira, presidente do Sinmed RN.
📋 SinMed