Blog Guamaré News

Sete mortes em dez dias: Violência contra indígenas dispara no Brasil em ano eleitoral

Foto divulgação

“Nosso povo está morrendo. Morrendo!”. A fala de Pjhcre, liderança maranhense do povo Akroá Gamela na frente da Esplanada dos Ministérios, nesta quinta-feira (15) em Brasília, não é modo de dizer. O mês de setembro começou com uma escalada de violência contra os povos originários no Brasil. Em um período de 10 dias – entre 3 e 13 de setembro – seis indígenas dos povos Pataxó, Guarani Kaiowá e Guajajara foram assassinados e um se suicidou nos estados da Bahia, do Mato Grosso do Sul e do Maranhão.

“Era para as crianças enterrarem nós, os velhos. Mas somos nós que estamos enterrando nossas crianças”, denuncia Pjhcre. Dos sete mortos, três eram menores de idade. Aproximadamente 120 lideranças de nove povos marcharam até o Ministério da Justiça, em Brasília (DF), denunciando os ataques, exigindo justiça e reivindicando o direito de viver em suas terras ancestrais.

Os manifestantes protestaram contra a paralisação da demarcação dos territórios indígenas (durante o governo Bolsonaro não houve nenhum processo concluído); o desmonte dos mecanismos de fiscalização e proteção territorial; e o estímulo governamental às invasões de terras por parte de grileiros, fazendeiros e garimpeiros são denunciados pelos indígenas como aspectos que têm acirrado os conflitos e os ataques violentos.

A delegação reivindica, ainda, que o Supremo Tribunal Federal (STF) retome e conclua o julgamento do marco temporal, que está suspenso desde setembro de 2021. Os indígenas pedem que essa tese – segundo a qual só poderiam ser demarcadas terras indígenas ocupadas pelos povos até 1988 – seja definitivamente derrubada.

GuedesMotos
Radio_Box_Fixo
CX_Radios_Fixo
Almoçando com Musicas
LBV_Lateral
Copiadora-Miranda_Banner_B
Casa Durval Paiva_Fixo
Ediuny_Oliveira_Live
Guedes-Motos
App
RadiosNet_Fixo
SindSerg_Lateral
Eduardo-Auto-Pecas
Pagode & Cia_Lateral
MercadinhoDeusProvera
EliasRaioX
Anuncie Aqui
HSHOT_500
Radios_Online_Fixo
Drogaria Betesta
Show da Manha
JM-VARIEDADES