Saúde: Vara concede insalubridade em grau máximo para enfermeiros de pacientes com Covid-19

Foto reprodução

A 6ª Vara do Trabalho de Natal (RN) condenou a Hapvida Assistência Médica Ltda. e a Ultra Som Serviços Médicos S.A. a pagarem o adicional de insalubridade em grau máximo (40%) para os enfermeiros que atendem pacientes com Covid-19 e doenças infectocontagiosas.

O processo é uma ação civil pública ajuizada pelo Sindicato dos Enfermeiros do Estado do Rio Grande do Norte.

No caso, o Sindicato alegou que os enfermeiros recebem o adicional de insalubridade em grau médio, quando fariam jus ao recebimento em grau máximo.

A juíza Fátima Christiane Gomes de Oliveira destacou que a Norma Regulamentadora nº 15 (NR15) estabelece a lista de atividades ou operações consideradas insalubres.

No seu Anexo 14, é definido que, nas atividades que envolvem agentes biológicos, a insalubridade é caracterizada pela avaliação qualitativa, sem levar em conta o tempo de exposição dos profissionais de saúde.

“Então, para caracterização da insalubridade em grau máximo, basta que a exposição ao agente biológico seja pela via do paciente em isolamento (…), independente (…) de a exposição ser intermitente”, explicou a juíza.

Assim, para a magistrada, por estar de acordo com essa norma , “os enfermeiros que trabalharam nas alas exclusivas para atendimento de pacientes com Covid-19 e os enfermeiros dos setores assistenciais que trabalharam em contato direto com pacientes em isolamento por doenças infectocontagiosas têm direito ao recebimento do adicional de insalubridade em grau máximo”.

As decisões da Justiça do Trabalho são passíveis de recursos, de acordo com a legislação vigente.

JM_Variedades_Movel
WebRadio_APP
GuedesMotos
EliasRaioX
Guedes-Motos
Ediuny_Oliveira_Live
SindSerg_Lateral
Sao_Joao_Monsenhor
Eduardo-Auto-Pecas
App
LBV_Lateral
CX_Radios_Fixo
Radios_Online_Fixo
Casa Durval Paiva_Fixo
RadiosNet_Fixo
Radio_Box_Fixo
Anuncie Aqui
Almoçando com Musicas
Pizzaria_Hamburgueria_AguasMare
Drogaria Betesta
Show da Manha
HSHOT_500
MercadinhoDeusProvera
JM-VARIEDADES
Copiadora-Miranda_Banner_B
Pagode & Cia_Lateral