Saúde: Sesap convoca os municípios do RN para a realização do dia D da vacinação contra a poliomielite no próximo sábado 17

A poliomielite é uma doença infectocontagiosa viral aguda, que pode levar a paralisia flácida, de início súbito, atingindo geralmente os membros inferiores. Foto: José Aldenir / Agora Rn

Por causa dos baixos índices de vacinação contra a poliomielite registrados no Rio Grande do Norte, a Secretaria de Estado da Saúde Pública (Sesap) está convocando todos os municípios do estado para o dia D da imunização contra a doença que será realizado no próximo sábado 17.

De acordo com a Coordenação Estadual de Imunizações, os baixos índices da vacinação contra a poliomielite podem levar ao risco de reintrodução do poliovírus servagem (PVS) e também do surgimento do poliovírus derivado vacinal.

A Sesap enviou uma nota informativa para todos os municípios do Rio Grande do Norte (167), orientando que ações para intensificar a vacinação sejam realizadas. A meta é que 95% do público-alvo (crianças entre 1 e 5 anos de idade), seja vacinado. A Sesap está elaborando uma série de instrumentos técnicos com algumas estratégias que os municípios podem utilizar, visando a mudança nesse quadro de baixas coberturas vacinais no estado.

Kelly Lima, coordenadora de vigilância em saúde da Sesap, disse o seguinte: “É importante reafirmamos que as vacinas salvaram mais vidas do que qualquer outra inovação médica da história, e que nós precisamos intensificar as ações de vacinação na rede de atenção primária e efetivar um grande pacto coletivo, envolvendo secretarias de estado, a população e o controle social, para que possamos reverter esse cenário que é bastante preocupante.”

A poliomielite é uma doença infectocontagiosa viral aguda, que pode levar a paralisia flácida, de início súbito, atingindo geralmente os membros inferiores.

Desde o início do século XX o programa nacional de imunização e as ações de vigilância tem conseguido interromper a transmissão da poliomielite. Porém, o abandono na vacinação de rotina tem sido preocupante, por representar o risco a que está submetida a pessoa não vacinada, pela possível falha no processo de imunização em razão de esquema vacinal incompleto.

Agora RN

 

SuperMercado_Cavalcante_Movel
Eduardo_Auto_Pecas_Movel
Copiadora_Miranda_Movel
JM-VARIEDADES
Radio_Box_Fixo
Copiadora-Miranda_Banner_B
Banner 87
Guedes-Motos
DN_Servicos_Fixo_2
Pizzaria_Hamburgueria_AguasMare
CX_Radios_Fixo
HSHOT_500
Anuncie Aqui
RadiosNet_Fixo
MiniprecoFixo
OpticaEmporio
App
Ediuny_Oliveira_Live
Drogaria Betesta
MercadinhoDeusProvera
Radios_Online_Fixo
Cartão
Eduardo-Auto-Pecas