Saúde: Secretaria do Ministério da Saúde recomenda uso de máscara após avanço da Covid

Foto: Hugo Barreto/Metrópoles

Em nota técnica divulgada neste sábado (12/11), a Secretaria de Vigilância em Saúde do Ministério da Saúde recomenda aos estados e municípios a retomada do uso de máscara e a higienização frequente das mãos com álcool em gel ou água e sabão.

O órgão ressalta que a medida deve ser seguida principalmente “por indivíduos com fatores de risco para complicações da covid-19 (em especial imunossuprimidos, idosos, gestantes e pessoas com múltiplas comorbidades)”. Também devem ser levadas em consideração as pessoas que tiveram contato com casos confirmados de Covid-19 e quem frequentar locais fechados e mal ventilados, com aglomeração e serviços de saúde.

A orientação é feita após o número de novos casos de Covid-19 encerrar a semana com alta de 134% em relação ao dias anteriores, segundo dados do Conselho Nacional de Secretários de Saúde (Conass).

De 6 a 12 de novembro, o país registrou 61.564 infecções pelo coronavírus. Nos 7 dias anteriores, de 30 de outubro até o dia 5 deste mês, foram contabilizadas 26.304 contaminações.

O total de mortes causadas pela Covid-19 também subiu, mas em um ritmo menor. Foram 312 óbitos na semana encerrada neste sábado, contra 251 do período anterior. Alta de 24,3%.

Metrópoles

Mercadinho Deus Proverá
Ediuny_Oliveira_Movel
Elias_Raio_X_Movel
DN_Servicos_Fixo_2
Drogaria Betesta
Anuncie Aqui
MiniprecoFixo
OpticaEmporio
Show da Manha
Copiadora-Miranda_Banner_B
JM-VARIEDADES
RadiosNet_Fixo
JM Variedades_Niver_1
App
Pizzaria_Hamburgueria_AguasMare
Banner 87
Guedes-Motos
Eduardo-Auto-Pecas
CX_Radios_Fixo
Radio_Box_Fixo
MercadinhoDeusProvera
Radios_Online_Fixo
Ediuny_Oliveira_Live
Cartão
HSHOT_500