Saúde: Saúde ‘perdoa’ municípios que descumpriram metas de controle de hipertensão e diabetes

Foto reprodução

Sem cumprir metas de controle de diabetes e hipertensão, quase 5.000 municípios brasileiros conseguiram, às vésperas do segundo turno eleitoral, prorrogar por quatro meses o prazo dessa cobrança pelo Ministério das Saúde e, com isso, evitar um desconto de R$ 117 milhões de recursos destinados à atenção primária.

A meta no segundo quadrimestre deste ano, finalizado no fim de agosto, era que 50% dos diabéticos tivessem feito exame de hemoglobina glicada ao menos uma vez por ano, mas só em 11% dos municípios isso ocorreu. A pressão arterial deveria ter sido aferida em metade dos pacientes a cada seis meses, porém apenas 12% das cidades cumpriram a meta.

Na cobertura vacinal contra a poliomielite e da pentavalente (contra difteria, tétano, coqueluche, hepatite B e bactéria haemophilus influenza tipo B), somente 9% cumpriram o objetivo de vacinar 95% das crianças. Também só 9% cumpriram a meta de cobertura do exame citopatológico (papanicolau), para a prevenção do câncer do colo de útero, que seria atingir 40% das mulheres entre 25 e 64 anos.

A decisão da prorrogar o cumprimento das metas foi anunciada na noite desta quinta (20), em reunião da CIT (Comissão Intergestores Tripartite), que reúne representantes do Ministério da Saúde, do Conass (Conselho Nacional de Secretários de Saúde) e do Conasems (Conselho Nacional de Secretarias Municipais de Saúde).

Leia mais
CX_Radio_Movel
WebRadio_Site_Movel
Almoçando comMusicas
RadiosNet_Fixo
Banner 87
Copiadora-Miranda_Banner_B
Pizzaria_Hamburgueria_AguasMare
Radios_Online_Fixo
Radio_Box_Fixo
Show da Manha
CX_Radio_Fixo
JM-VARIEDADES
MercadinhoDeusProvera
HSHOT_500
DN_Servicos_Fixo_2
CX_Radios_Fixo
Eduardo-Auto-Pecas
App
Cartão
Guedes-Motos
OpticaEmporio
Anuncie Aqui
Ediuny_Oliveira_Live
MiniprecoFixo
Drogaria Betesta