Saúde: RN tem mais de 800 pessoas esperando por transplante de órgãos; campanha faz alerta

Foto divulgação

Mais de 800 pessoas em todo o Rio Grande do Norte aguardam na fila pelo transplante de algum órgão, como rins, córneas, medula e coração. Neste mês, a mobilização em torno do Setembro Verde busca sensibilizar a população sobre a importância da doação de órgãos.

No estado a maior quantidade de pacientes em espera é pelo transplante de córneas, com 490 pessoas, seguido pelos rins com 270 pacientes aguardando; medula com 70 pessoas e coração com três pessoas na fila.

“Fazer essa fila andar depende diretamente da doação de órgãos que, por sua vez, depende dos familiares aceitarem a doação. Este ato impacta não só na vida dos potiguares, mas se estende por todo o território nacional, já que podemos conseguir enviar os órgãos para estados vizinhos”, explicou Rogéria Medeiros, coordenadora da Central Estadual de Transplantes.

Comparado ao mesmo período do ano passado, houve um crescimento de doações e transplantes no primeiro semestre de 2022. Foram 21 doações este ano (11,8 pmp – por milhão de população), enquanto que em 2021 foram 11 (6,2 pmp) O RN está próximo da média nacional de 15,4 pmp no 1º semestre de 2022 e 13,7 nesse período no ano passado.

Neste primeiro semestre de 2022 foram realizados 27 transplantes de rins no estado, 82 de córnea, 70 de medula óssea, três de pele e o um de coração, que foi o primeiro em dez anos no RN. Durante o ano passado foram dois transplantes de rins, 39 de córnea e 52 de medula, não realizando de pele.

AnuncieAqui_Movel
WebRadio_APP
LBV Campanhas
MiniprecoFixo
Pizzaria_Hamburgueria_AguasMare
CX_Radio_Fixo
Radio_Box_Fixo
HSHOT_500
Ediuny_Oliveira_Live
Radios_Online_Fixo
RadiosNet_Fixo
Copiadora-Miranda_Banner_B
Anuncie Aqui
OpticaEmporio
Eduardo-Auto-Pecas
Cartão
Banner 87
JM-VARIEDADES
MercadinhoDeusProvera
Drogaria Betesta
Guedes-Motos
DN_Servicos_Fixo_2
Show da Manha
CX_Radios_Fixo
App