Saúde: RN realiza segundo transplante de coração do ano após volta de procedimento

Foto divulgação

A equipe da Central de Transplantes da Secretaria de Estado da Saúde Pública (Sesap) realizou durante todo este sábado (8) uma operação para captação de órgãos em Mossoró. Com apoio do Hospital Regional Tarcísio Maia, o grupo destinou a Natal, por via aérea, as córneas, rins e coração e o fígado para o Ceará, que fez o transporte aéreo por meio próprio.

O translado dos órgãos e da equipe foi feito pela aeronave do Governo do Estado, com a cooperação da Secretaria de Estado da Segurança Pública e da Defesa Social (Sesed). Todo o trabalho para salvar diversas vidas contou ainda com a parceria do Hospital Rio Grande, unidade credenciada para cirurgiaa de transplante, e da Força Aérea Brasileira (FAB), que também realizou o transporte de órgãos e profissionais envolvidos na operação.

Esta é a segunda vez que o Rio Grande do Norte realizará um transplante de coração este ano. Os procedimentos foram retomados em março, após dez anos sem serem realizados em solo potiguar, a partir de um esforço coordenado pela Sesap, o que levou o RN a ser o terceiro estado nordestino a realizar transplante de coração.

O transplante anterior de coração, feito em março, também teve a captação realizada em Mossoró, com operação semelhante realizada entre Sesap, Hospital Rio Grande e FAB.

Portal da Tropical

CX_Radio_Movel
CompreBem_Movel
Copiadora_Miranda_Movel
RadiosNet_Fixo
Drogaria Betesta
Cartão
Show da Manha
HSHOT_500
CX_Radio_Fixo
Eduardo-Auto-Pecas
App
Guedes-Motos
OpticaEmporio
CX_Radios_Fixo
Radios_Online_Fixo
Copiadora-Miranda_Banner_B
Banner 87
Anuncie Aqui
DN_Servicos_Fixo_2
MiniprecoFixo
Pizzaria_Hamburgueria_AguasMare
Ediuny_Oliveira_Live
MercadinhoDeusProvera
Radio_Box_Fixo
JM-VARIEDADES