Guamare News

Saúde: Hospital Regional Tarcísio Maia promove live sobre Segurança do Paciente

Foto reprodução

O Núcleo de Segurança do Paciente, do Hospital Regional Tarcísio Maia (NSP/HRTM), em parceira com o Núcleo de Educação Permanente (NEP), promoverá no próximo dia 26, às 19h30, uma live com a temática: “Desafios e Estratégias da Segurança do Paciente e do Profissional da Saúde na Pandemia da Covid-19”.

A live será em alusão ao Abril pela Segurança do Paciente, mês que tem como marco a implantação do Plano Nacional de Segurança do Paciente – PNSP, por meio do Ministério da Saúde (MS), em 2013. Segundo o coordenador do Núcleo no Tarcísio Maia, Dassayve Lopes, desde sua criação, o Núcleo atua na linha de frente, com estratégias e ações voltadas ao enfretamento da Pandemia da Covid-19, bem como à minimização dos danos para a saúde mental dos profissionais, pacientes e acompanhantes no HRTM.

Entre os temas a serem trabalhados, estão: “Estratégias do Núcleo de Segurança do Paciente na Promoção do Cuidado Seguro”, pela enfermeira Geordânia Freire Barros; “Protocolo de Segurança na Prescrição, Uso e Administração de Medicamentos”, a cargo da farmacêutica Raissa Rebouças de Medeiros; “Gestão da Saúde Mental e Segurança do Trabalhador da Saúde”, psicóloga Camila Mendes; “Segurança do Paciente no Manejo das Oxigenoterapia e Ventilação Mecânica”, pelo fisioterapeuta Nickson Melo de Morais, e “Os Desafios para a Segurança do Paciente em UTI Covid”, conduzido pela enfermeira Jéssica Patrícia Saraiva de Medeiros Lima Moreira.

O evento emitirá certificado para os participantes com inscrição confirmada, por meio do Instagram: @nsp.hrtm, informa Anderson Oliveira, coordenador do encontro.

NSP/HRTM – Linha do Tempo

O Núcleo de Segurança do Paciente do Tarcísio Maia foi instituído pela portaria interna nº 006/2016, e atualizada em 2020, pela portaria nº 021. Em 2017, uma das ações do núcleo foi à implantação do Protocolo de Identificação Correta do Paciente – Busca Ativa e Notificação de Eventos Adversos no NOTVISA.

Em 2018, houve a Implantação do Protocolo de Quedas e Lesões por Pressão – Criação do Plano de Segurança do Paciente do HRTM. Em 2019, entre as ações desenvolvidas pelo NSP, estão o Protocolo de Transfusão de Hemocomponentes, e, ainda, a Pesquisa de Cultura de Segurança do Paciente, em parceria com a Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN). E, ainda, as capacitações: Primeira Versão do Café com idéias sobre segurança do paciente e o Curso de Cuidadores de Pacientes Hospitalizados.

Em 2020, no Dia Mundial de Segurança do Paciente, foi promovida uma ação educativa com a população de Mossoró. Capacitação sobre Biossegurança, Segurança do Paciente, Notificação de Acidentes, Administração de Medicamentos e Manuseio da BIC. Também o Monitoramente de Índices de Contágio na Unidade, e a participação no Comitê de Crises e Todos Pela Saúde.

As capacitações para os técnicos da Unidade de Terapia Intensiva (UTI) geral e COVID; Orientações sobre Paramentação e Desparamentação, e o Protocolo de Cirurgias Seguras. Para esse ano, além da Live em Abril, ocorrerá a implantação do Protocolo e Segurança do HRTM – atualização.

Siga as nossas Redes Sociais:

📱Facebook => 📸Instagram <=> 🎙️SoundCloud <=> 📹Youtube <=>  💻Twitter <=> 📟Aplicativo Radio Web <=> Ouça a programa da Radio Web Guamaré News nos principais portais da internet que retransmite a programação => 📲Portal Radios Na Net <=> 📲Portal Radio Ao Vivo <=>📲Portal Radios Cast <=> 📲Portal CXRadio <=> 📲Portal As Melhores Rádios <=>📲Portal Rádios Na Net <=> 📲Portal RadioNet <=> 📲Portal OnlineRadioBox.

Comente!!! Participe de nosso blog!!!