Saúde: Hospital Onofre Lopes realiza ações de conscientização sobre o uso racional de medicamentos

Créditos da Foto: UFRN/Divulgação

O Hospital Universitário Onofre Lopes, da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (Huol-UFRN), promoveu campanha de conscientização com os seus usuários sobre o uso racional de medicamentos, de 07 a 10 de maio, em diversos locais do hospital. O Huol é uma unidade vinculada à Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Ebserh).

A campanha deste ano focou na importância do engajamento do paciente, da família e do cuidador na atenção com o medicamento, por meio de folhetos com orientações sobre o uso seguro de medicamentos e sacolas adesivadas com dicas sobre o correto armazenamento e transporte de medicamentos.

“A OMS estima que mais da metade de todos os medicamentos são prescritos, dispensados ou vendidos de forma inadequada e que metade de todos os pacientes não os toma corretamente”, explicou a professora da UFRN Francisca Sueli, coordenadora da ação.

Francisca destaca que as sacolas entregues na ação aos usuários têm como objetivo “garantir o transporte seguro de medicamentos e facilitar a construção do histórico medicamentoso, além de favorecer a reconciliação medicamentosa (a avaliação dos medicamentos utilizados pelo paciente em relação às novas prescrições)”.

Segundo definição da Organização Mundial da Saúde (OMS), elaborada em 1985, o uso racional é a situação em que “os pacientes recebem medicamentos adequados às suas necessidades clínicas, em doses que atendam às suas necessidades individuais, por um período de tempo adequado e ao menor custo para eles e sua comunidade”.

“O uso incorreto de medicamentos pode acarretar importantes danos à saúde dos pacientes. Os eventos adversos relacionados ao uso incorreto dos medicamentos, tais como reações adversas, intoxicações medicamentosas, falhas terapêuticas têm repercussões clinicamente significativas e impactam em custo econômico, social e, a depender do medicamento envolvido, até mesmo o óbito”, destacou a chefe do Setor de Farmácia do Huol, Valdjane Saldanha.

Itinerante, a campanha passou pela Enfermaria de Cardiologia, no dia 7; pelo Ambulatório de Cardiologia, no dia 8; pela Enfermaria de Pediatria, dia 9; e na Internação (4º andar), no dia 10. “Esse tipo de ação envolve um processo educativo dos usuários sobre os riscos da automedicação, da interrupção e da troca do medicamento prescrito e a necessidade de prescrição quanto à dispensação de medicamentos tarjados. É um tema também interprofissional para garantir a qualidade, efetividade e segurança dos medicamentos”, completou Valdjane Saldanha.

Mais dicas

Quando o assunto é o uso racional de medicamentos, algumas dicas são valiosas. A primeira dela é evitar a automedicação. Na hora da consulta, é também importante que o paciente informe as medicações que utiliza (incluindo fitoterápicos e homeopáticos), se já teve algum sintoma ou alergia por causa de um medicamento, entre outras.

É importante checar a validade do medicamento antes de adquiri-lo ou consumi-lo, não compre ou aceite medicamento que esteja com a embalagem aberta/violada ou amassada, com o lacre rompido, ou que tenha rótulo que se solta facilmente, ou esteja apagado e borrado. Além disso, é importante ler as instruções na bula e na embalagem com atenção sobre como guardar e conservar o medicamento. Outra dica importante é manter os remédios na embalagem e com a bula para consultar em caso de dúvidas.

Sobre a Ebserh

O Huol-UFRN faz parte da Rede Ebserh desde 2013. Vinculada ao Ministério da Educação (MEC), a Ebserh foi criada em 2011 e, atualmente, administra 41 hospitais universitários federais, apoiando e impulsionando suas atividades por meio de uma gestão de excelência. Como hospitais vinculados a universidades federais, essas unidades têm características específicas: atendem pacientes do Sistema Único de Saúde (SUS) ao mesmo tempo que apoiam a formação de profissionais de saúde e o desenvolvimento de pesquisas e inovação.

UFRN

Casa Durval Paiva
Almoçando com Musicas_Movel
RadioNet_APP
Casa Durval Paiva_Fixo
Anuncie Aqui
Sao_Joao_Monsenhor
HSHOT_500
Pizzaria_Hamburgueria_AguasMare
RadiosNet_Fixo
Radio_Box_Fixo
EliasRaioX
Copiadora-Miranda_Banner_B
App
MercadinhoDeusProvera
Radios_Online_Fixo
LBV_Lateral
CX_Radios_Fixo
Ediuny_Oliveira_Live
Guedes-Motos
Drogaria Betesta
Almoçando com Musicas
Show da Manha
Pagode & Cia_Lateral
Eduardo-Auto-Pecas
JM-VARIEDADES
SindSerg_Lateral