Saúde: Chance de uma nova pandemia é muito alta, diz diretor do Butantan

📸 reprodução

A probabilidade de que o mundo venha a enfrentar novas pandemias no curto ou médio prazo é muito alta, e precisamos estar preparados para isso. O alerta foi feito pelo médico infectologista Esper Kallás, diretor do Instituto Butantan, na 2ª Conferência FAPESP 2023, que tratou do tema “Vírus, pandemia e vacinas”.

Estar preparado é combater a “pandemia da desinformação”, fabricada pelos negacionistas da ciência, e, de forma rápida e eficiente, estabelecer iniciativas como a chamada Missão 100 Dias, que consiste em detectar o agente infeccioso, criar uma forma de tratamento e desenvolver a respectiva vacina em pouco mais de 3 meses. Kallás detalhou o quanto o Butantan já avançou nesse sentido.

“O 1º passo, fundamental para qualquer país, é ter um sistema de vigilância capaz de detectar qualquer anomalia. Para isso, ele deve definir as síndromes clínicas; rastrear os eventuais patógenos; pesquisar novos agentes; e estabelecer tendências epidemiológicas”, explicou. Acrescentou que o Butantan já possui uma estrutura, o CeVIVAS (Centro de Vigilância Viral e Avaliação Sorológica), capaz de fazer diagnóstico molecular e classificação genômica de SARS-CoV-2, influenza e dengue.

O 2º passo, segundo o epidemiologista, é criar uma forma de tratamento. A maneira mais rápida, além de rastrear os produtos já disponíveis na prateleira, é por meio de anticorpos monoclonais ou pool de anticorpos com ação anti-infecciosa.

Poder360

Casa Durval Paiva
SindSerg_Materias
GuedesMotos
Drogaria Betesta
Show da Manha
Copiadora-Miranda_Banner_B
Radio_Box_Fixo
MiniprecoFixo
Pizzaria_Hamburgueria_AguasMare
MercadinhoDeusProvera
SindSerg_Lateral
Eduardo-Auto-Pecas
Guedes-Motos
JM-VARIEDADES
App
Drogaria_Ana_Luiza_Lat
LBV_Lateral
Radios_Online_Fixo
CX_Radios_Fixo
Anuncie Aqui
Pagode & Cia_Lateral
DN_Servicos_Fixo_2
Ediuny_Oliveira_Live
RadiosNet_Fixo
EliasRaioX
HSHOT_500
Almoçando com Musicas
Casa Durval Paiva_Fixo