Guamare News

Saúde: Aplicativo criado na USP permite diagnóstico da covid-19 por meio de radiografia do pulmão

Foto: Arquivo/EBC

Foto: Arquivo/EBC – A pesquisadora Paula Cristina dos Santos, afirma que, após o agrupamento das imagens, já foi possível detectar as diferenças entre pulmões afetados pela covid-19 e dos afetados pela tuberculose.

Marquezan Araujo – Um aplicativo criado por pesquisadores da Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras (FFCLRP) da USP e do Supera Parque de Inovação e Tecnologia de Ribeirão Preto é capaz de identificar se um paciente está infectado com covid-19. O resultado é obtido a partir de uma simples radiografia de pulmão. Além disso, a ferramenta pode ser utilizada na triagem de pacientes com suspeita da doença, já que permite a análise de várias imagens ao mesmo tempo.

Na primeira etapa de criação do dispositivo, os pesquisadores analisaram 3.500 imagens, sendo duas mil de pacientes com covid-19; quinhentas de pacientes com tuberculose e mil de pessoas sem nenhuma doença. A pesquisadora Paula Cristina dos Santos, afirma que, após o agrupamento das imagens, já foi possível detectar as diferenças entre os pulmões afetados pela covid-19 e dos afetados pela tuberculose.

Segundo Paula, o projeto ainda precisa passar por ajustes, mas, o aplicativo, apresenta uma assertividade de 93% a 98% no diagnóstico de pacientes com a covid-19. Os pesquisadores envolvidos na criação do dispositivo afirmam que outro fator que chamou atenção foi a confirmação do aumento na densidade do pulmão dos pacientes com a doença causada pelo novo coronavírus, que fica com “o aspecto de branco jateado, chamado na medicina de ‘vidro fosco’.

Uma das vantagens do aplicativo apontada pelo grupo é o fato de o médico poder enviar pelo celular várias imagens para triagem e diagnóstico, ou somente uma imagem para diagnóstico. A professora Geraldine Bosco garante que essa possibilidade “pode auxiliar o profissional onde quer que ele esteja, pois o aplicativo consegue analisar e processar várias imagens ao mesmo tempo e dar a resposta em poucos minutos.”

Siga as nossas redes sociais=> Fan Page<= / =>Fan groups<= / =>Twitter<= / =>Blog Instagram<= / =>Web Radio Instagram<= / =>Site da Web Radio <= => SoundCloud <==>Nosso canal do Youtube <==> Participe de nossos grupos no WhatsApp News 2 <==> News 3 <==> News 4, baixe o aplicativo da Web Radio na Play Store versão 3.1, ou ouça nossa radio nos principais portais da internet que retransmite a programação Portal Web Radio Gmr NewsPortal RadiosNetPortal RadiosCastPortal CXRadioPortal As Melhores RádiosPortal Rádios Na Net,Portal Online Radio, OnlineRadioBox.

Comente!!! Participe de nosso blog!!!