Rodovias: Bloqueios das estradas podem impactar preços e aumentar a inflação

Foto reprodução

Os bloqueios de caminhoneiros nas estradas do país podem provocar impacto nos preços e na inflação. Os supermercados já registram problemas de desabastecimento, principalmente de produtos perecíveis, como frutas, legumes, verduras, carnes, frios e laticínios, além do aumento do movimento de consumidores, que temem risco de falta dos itens nas gôndolas.

Segundo o economista Matheus Peçanha, do FGV Ibre (Instituto Brasileiro de Economia da Fundação Getulio Vargas), os produtos mais perecíveis poderão ter reflexo nos preços no curto prazo. No entanto, ainda não é possível fazer uma projeção.

“Teremos um impacto importante principalmente nos alimentos in natura. Por serem perecíveis, eles são afetados mais rapidamente do que qualquer choque que tenham na sua produção, logística e distribuição”, afirma Peçanha. Já os bens que dependem mais de estocagem talvez não sofram impacto. Isso vai depender de quanto tempo vão durar as manifestações.

Nesta terça-feira (1º), 70% dos supermercados já registravam problemas de abastecimento no país. Segundo a Abras (Associação Brasileira de Supermercados), as regiões mais afestadas eram Santa Catarina, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Minas Gerais, Pará, Rio de Janeiro, São Paulo e Distrito Federal.

Entre os itens que começam a faltar nas gôndolas estão frutas, legumes, verduras, carnes, frios e laticínios, além de itens de área de mercearia e de padaria. O monitoramento da Abras também identificou uma corrida dos consumidores aos supermercados.

R7

Destaques

Optica_Emporio
Mercadinho Deus Proverá
Elias_Raio_X_Movel
Pizzaria_Hamburgueria_AguasMare
DN_Servicos_Fixo_2
HSHOT_500
App
RadiosNet_Fixo
Copiadora-Miranda_Banner_B
CX_Radios_Fixo
Guedes-Motos
JM-VARIEDADES
MercadinhoDeusProvera
CX_Radio_Fixo
Cartão
Drogaria Betesta
Ediuny_Oliveira_Live
Anuncie Aqui
Banner 87
MiniprecoFixo
Radios_Online_Fixo
Eduardo-Auto-Pecas
OpticaEmporio
Show da Manha
Radio_Box_Fixo