PRF: Atuação conjunta resulta na apreensão de grande carga de cigarros contrabandeados

📸 divulgação PRF

Uma ação conjunta entre a Polícia Rodoviária Federal (PRF), a Receita Federal do Brasil e a Secretaria da Fazenda do Estado do Ceará (SEFAZ) resultou na apreensão de uma significativa carga de cigarros contrabandeados. A ação ocorreu no posto da SEFAZ, localizado na rodovia CE 085/BR-402, no município de Chaval, divisa entre os estados do Ceará e Piauí.

No local, um caminhão Scania P310 foi retido no pátio do posto de fiscalização da SEFAZ/CE. Durante a verificação da carga, os fiscais constataram que o compartimento de carga estava completamente preenchido com caixas de cigarros da marca Mix. Os fiscais contaram um total de 595 caixas de cigarro contrabandeado na carroceria do veículo, conforme registrado em termo de entrega/recebimento preenchido pelos fiscais.

Segundo relatos dos fiscais da SEFAZ, o veículo foi abordado na zona rural do município de Granja, próximo ao distrito de Timonha, na localidade de Pitbull. O motorista do caminhão, identificado como Michael Feitosa da Silva, conseguiu se evadir do local, abandonando o veículo em uma estrada vicinal.

Após verificações nos sistemas disponíveis, as autoridades confirmaram a identidade do condutor evadido. As investigações estão em andamento para localizar e capturar o indivíduo responsável pelo contrabando.

A carga apreendida, composta pelos cigarros contrabandeados, foi destinada à Receita Federal do Brasil na cidade de Sobral. Lá, os produtos serão devidamente incinerados, seguindo os procedimentos legais para o descarte adequado de produtos ilícitos.

Além das consequências na esfera criminal, a infração resultará em um auto administrativo com aplicação de multas e o perdimento do veículo utilizado no transporte da carga ilegal. Embora a ocorrência tenha sido registrada no dia 1º de junho de 2023, devido alguns trâmites e procedimentos administrativos, a carga ilícita foi entregue hoje (07).

A ação conjunta entre a PRF, Receita Federal e SEFAZ demonstra o compromisso das instituições na fiscalização e no combate ao contrabando de cigarros, contribuindo para a segurança e a legalidade no trânsito de mercadorias. A atuação coordenada entre as forças de segurança é fundamental para coibir atividades ilícitas e garantir a ordem pública.

Os cigarros contrabandeados da marca Mix são originários de fabricação ilegal e não atendem aos padrões e regulamentações sanitárias estabelecidos pelas autoridades competentes. Esses produtos, ao serem consumidos, representam sérios riscos à saúde dos usuários, uma vez que não passam por controles de qualidade e podem conter substâncias tóxicas e prejudiciais. A fumaça produzida pela queima desses cigarros contrabandeados pode conter componentes altamente nocivos, como alcatrão, nicotina e outras substâncias cancerígenas.

A PRF reforça a importância da participação da sociedade por meio de denúncias e informações que possam auxiliar no combate ao contrabando e ao crime organizado. O trabalho conjunto entre as autoridades e a colaboração da população são pilares essenciais para a construção de um ambiente mais seguro e justo para todos.

Assecom/PRF

Drogaria_Betesda_Movel
GuedesMotos
Ediuny_Oliveira_Movel
MercadinhoDeusProvera
RadiosNet_Fixo
Casa Durval Paiva_Fixo
Pizzaria_Hamburgueria_AguasMare
Guedes-Motos
SindSerg_Lateral
LBV_Lateral
App
JM-VARIEDADES
Radio_Box_Fixo
Drogaria Betesta
Show da Manha
Copiadora-Miranda_Banner_B
Ediuny_Oliveira_Live
CX_Radios_Fixo
HSHOT_500
Anuncie Aqui
Eduardo-Auto-Pecas
EliasRaioX
Radios_Online_Fixo
Pagode & Cia_Lateral
Almoçando com Musicas