Previdencia: Supremo decide a favor da ‘revisão da vida toda’ do INSS

Marcello Casal Jr/Agência Brasil

O Supremo Tribunal Federal (STF) decidiu nesta quinta-feira (1º), por 6 votos a 5, a favor de aposentados e pensionistas no julgamento sobre a chamada “revisão da vida toda” do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS).

Essa revisão da vida toda é o recálculo da média salarial para a aposentadoria considerando todos os salários do trabalhador, mesmo os anteriores a julho de 1994.

O recurso tem repercussão geral, ou seja, a decisão do STF, se confirmada, poderá ser aplicada para todos os processos sobre o tema no país.

Especialistas apontam que a revisão só beneficia quem tinha altos salários antes de 1994 e cujas contribuições, ao serem computadas na aposentadoria, farão diferença no cálculo do valor.

Trabalhadores que ganhavam menos não terão vantagem – se forem incluídas as remunerações antigas de baixo valor, isso poderá diminuir a aposentadoria recebida hoje.

Para obter a revisão, os aposentados precisam entrar com ação na Justiça, depois de avaliar se vale a pena requerer o recálculo.

A análise estava em plenário virtual em março, com placar fechado, quando um pedido de destaque do ministro Nunes Marques zerou a votação e a levou para o plenário físico.

Na retomada do julgamento, a maioria seguiu o entendimento do relator, ministro Marco Aurélio, pela regra mais favorável ao segurado.

g1

AlphaColor_Lateral
Ediuny_Oliveira_Movel
WebRadio_Site_Movel
Casa Durval Paiva_Fixo
DN_Servicos_Fixo_2
AlphaColor_Lateral
Pizzaria_Hamburgueria_AguasMare
Copiadora-Miranda_Banner_B
MercadinhoDeusProvera
Guedes-Motos
RadiosNet_Fixo
Drogaria Betesta
MiniprecoFixo
CX_Radios_Fixo
Eduardo-Auto-Pecas
JM-VARIEDADES
Show da Manha
Ediuny_Oliveira_Live
App
Pagode & Cia_Lateral
Cartão
Radio_Box_Fixo
Almoçando com Musicas
HSHOT_500
OpticaEmporio
Anuncie Aqui
Radios_Online_Fixo