Projeto Viva Peixe Boi: Projeto comemora nascimento de peixe-boi-marinho na Paraíba

Projeto Viva o Peixe-Boi-Marinho / Agência Petrobras

A Fundação Mamíferos Aquáticos está comemorando o nascimento do primeiro filhote de peixe-boi-marinho de uma fêmea reintroduzida no litoral da Paraíba. A mãe, batizada Mel, foi resgatada quando encalhou, ainda filhote, no Ceará, em 2004. Ela recebeu cuidados e foi reintroduzida posteriormente graças ao Projeto Viva o Peixe-Boi-Marinho. O animal é uma espécie em extinção.

Segundo João Carlos Gomes Borges, diretor de Pesquisa e Manejo da Fundação Mamíferos Aquáticos, o fato é um indicador do sucesso do projeto de reintrodução da espécie no Brasil. O programa reabilita animais feridos que, depois, são devolvidos à natureza e monitorados. A gestação de um peixe-boi-marinho dura cerca de 13 meses.

Mel foi encontrada encalhada na praia de Ponta Grossa, em Icapuí (CE), e transferida para o Centro Mamíferos Aquáticos do Instituto Chico Mendes de Biodiversidade (ICMBio), na Ilha de Itamaracá (PE), onde permaneceu em reabilitação por cinco anos.

Em 2008, o animal foi transferido para o cativeiro de readaptação em ambiente natural da Área de Proteção Ambiental da Barra do Rio Mamanguape (PB). Em março de 2009, Mel foi solta no estuário da região, onde ficou por muitos anos até que, em 2019, ela se deslocou para o litoral de Cabedelo, onde vive atualmente.

Leia mais
JM_Variedades_Movel
Pizzaria_Hamburgueria_AguasMare
Eduardo_Auto_Pecas_Movel
Show da Manha
Casa Durval Paiva_Fixo
Almoçando com Musicas
MercadinhoDeusProvera
Ediuny_Oliveira_Live
MiniprecoFixo
Copiadora-Miranda_Banner_B
AlphaColor_Lateral
Pagode & Cia_Lateral
RadiosNet_Fixo
Cartão
Anuncie Aqui
Eduardo-Auto-Pecas
DN_Servicos_Fixo_2
OpticaEmporio
Drogaria Betesta
JM-VARIEDADES
App
Pizzaria_Hamburgueria_AguasMare
HSHOT_500
Guedes-Motos
Radios_Online_Fixo
CX_Radios_Fixo
Radio_Box_Fixo