Politica: TSE confirma cassação do prefeito e vice de Canguaretama e cidade terá nova eleição municipal em novembro

Foto reprodução

O Tribunal Superior Eleitoral (TSE) negou um recurso e manteve a cassação do prefeito de Canguaretama, Wellinson Carlos Dantas Ribeiro (PP) e da vice-prefeita do município, Maria de Fátima Moreira.

Segundo o Tribunal Regional Eleitoral do RN (TRE-RN), o TSE confirmou a decisão da Corte estadual que havia cassado os diplomas, declarado o prefeito inelegível e determinado a realização de nova eleição para prefeito em decisão de setembro de 2021.

A nova eleição municipal está marcada para o dia 27 de novembro, um domingo, e vai eleger um novo prefeito para o mandato até dezembro de 2024.

O pedido de condenação foi movido pelo diretório municipal do Partido Democrático Trabalhista (PDT) em Canguaretama, que apontou a inelegibilidade de Wellinson Ribeiro nas Eleições de 2020.

O partido alegou que havia uma condenação criminal no Tribunal Regional Federal da 5ª Região contra Ribeiro pela prática de crimes contra a fé pública e crime de responsabilidade, que o tornariam inelegível.

No dia 16 de setembro de 2021, a Corte do TRE-RN julgou o pedido formulado pelo PDT procedente, à unanimidade, e atendeu ao parecer da Procuradoria Regional Eleitoral, reconhecendo a inelegibilidade de Wellinson Ribeiro, desde a condenação até o transcurso do prazo de 8 anos.

Dessa forma, o registro de candidatura ao cargo de prefeito de Canguaretama, nas Eleições de 2020 foi indeferido e a Justiça determinou a realização de novas eleições no município.

Nas eleições de 2020, Wellinson (PP) teve 48,82% dos votos – foram 9.046 votos no total. O candidato derrotou Irmã Lila (PSDB), que ficou em segundo lugar com 32,73% (6.064 votos).

g1

Alan_Publicidade
Copiadora_Miranda_Movel
WebRadio_APP
Anuncie Aqui
Copiadora-Miranda_Banner_B
Radios_Online_Fixo
DN_Servicos_Fixo_2
HSHOT_500
Banner 87
MiniprecoFixo
RadiosNet_Fixo
Pizzaria_Hamburgueria_AguasMare
Cartão
OpticaEmporio
JM-VARIEDADES
Guedes-Motos
App
CX_Radios_Fixo
Ediuny_Oliveira_Live
Radio_Box_Fixo
Eduardo-Auto-Pecas
Drogaria Betesta
MercadinhoDeusProvera