Politica: Senador Jean apresenta projeto do Porto Potengi à Intermarítima

Foto divulgação

Em reunião conjunta nesta terça-feira (13) com o Sest Senat, instituição ligada à Confederação Nacional dos Transportes, o senador Jean Paul Prates (PT-RN) apresentou a proposta do novo terminal para os representantes da Intermarítima, maior operadora logística e portuária do Norte/Nordeste.

A empresa, que já opera em nosso estado, será uma das que podem ampliar a capacidade de exportação e importação com a construção do Porto Potengi, a ser instalado na margem Norte do rio, em Natal. O Estudo de Viabilidade Técnica, Econômica e Ambiental (EVTEA) do novo projeto será financiado pela CNT e deve ser iniciado nas próximas semanas, num investimento de mais de R$ 2 milhões.

Para o presidente do conselho da Intermarítima, Roberto Oliva, a expansão do porto em Natal traz a possibilidade de tornar nossa capital em um dos grandes terminais portuários da região. “Poucos portos no Brasil possuem um projeto de interligação entre diferentes modais. A grande importância dessa proposta é que ele torna mais viável o escoamento da produção no estado com a ligação por meio do aeroporto, a BR-101 e BR-304 e a capacidade ferroviária”.

O senador Jean Paul Prates, um dos idealizadores do projeto desde 2015, garante que a viabilidade a ser definida pelo EVTEA tem perspectivas positivas. “Os estudos conceituais feitos em parceria com o Centro de Estratégias em Recursos Naturais e Energia (CERNE) trazem toda a organização do projeto, a ser construído numa área sem utilização social e totalmente degradada pelas antigas salinas e fazendas de camarão”.

Segundo o vice-presidente da CNT e conselheiro do Sest Senat, Eudo Laranjeiras, o interesse da Intermarítima já demonstra a necessidade de expandirmos nosso terminal portuário. “A CNT prevê que o EVTEA seja concluído em 180 dias, o que nos possibilita avançar com todo o projeto do Porto Potengi, que vai garantir uma revolução econômica ao estado”, afirma.

A reunião também foi um importante momento para estabelecer parcerias entre o Sest Senat e a Intermarítima, que, segundo o diretor da empresa, Ricardo Oliva, será muito positiva. “O Sistema S é um grande parceiro nosso e saber que a estrutura do Sest Senat do Rio Grande do Norte presta todo o apoio médico com psicologia, fisioterapia, nutrição, além da formação continuada, aos trabalhadores da área, que irá beneficiar nossos colaboradores no estado”, agradeceu o diretor.

Almoçando com Musicas_Movel
SindSerg_Materias
Ediuny_Oliveira_Movel
Pagode & Cia_Lateral
Guedes-Motos
SindSerg_Lateral
App
HSHOT_500
RadiosNet_Fixo
Radios_Online_Fixo
Sao_Joao_Monsenhor
Casa Durval Paiva_Fixo
Anuncie Aqui
LBV_Lateral
Drogaria Betesta
Pizzaria_Hamburgueria_AguasMare
JM-VARIEDADES
Eduardo-Auto-Pecas
CX_Radios_Fixo
Almoçando com Musicas
Radio_Box_Fixo
MercadinhoDeusProvera
EliasRaioX
Ediuny_Oliveira_Live
Show da Manha
Copiadora-Miranda_Banner_B