Politica: Presidente Lula cobra de ministros tratamento harmônico com Congresso

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva coordena a primeira reunião ministerial de seu governo, no Palácio do Planalto – Foto José Cruz/Agência Brasil

Com a promessa de ter a melhor relação com o congresso que já teve; e demitir ministros que não agirem corretamente, o Presidente Lula abriu a reunião ministerial, nesta sexta-feira, no Palácio do Planalto. Aos 37 titulares da esplanada, Lula cobrou um bom tratamento a deputados e senadores. O presidente disse não ter vergonha de ter, além de ministros técnicos, nomes que resultam de “acordos políticos”.

Também diante da presença dos líderes do governo na Câmara, no Senado e no Congresso, Lula reiterou que o governo não manda no congresso. Na verdade, depende do legislativo.

Todos os ministros do governo participaram do encontro. Ainda no discurso de abertura da reunião, Lula cobrou respeito à Constituição Federal e honestidade nas ações, como condição de permanecer no governo.

Sobre a estrutura dos ministérios, que ainda não está montada, o presidente afirmou que isso deve ocorrer até o dia 24 deste mês de janeiro. A fala inicial de Lula destacou, também, ações que são prioritárias para o governo. Na Educação, por exemplo, disse ao ministro Camilo Santana, que quer se reunir com ele, na próxima semana, para definir como retomar as 4 mil obras paradas na área.

Na Saúde, Lula destacou feitos dos antigos governos do PT, que precisam ser fortalecidos ou reinseridos, como a Farmácia Popular, o Mais Médicos e o SAMU. Para a ministra da Cultura, Margareth Menezes, Lula disse que precisam fazer uma “revolução cultural”. Isso porque, segundo ele, “parte da violência não é falta de política, é ausência do Estado no cumprimento das obrigações”.

Ele também destacou que é preciso fazer a Economia voltar a crescer, “com responsabilidade, distribuição de renda e riqueza; e emprego”. E citou a importância da seguridade social, da previdência e a garantia de renda, mesmo quando o trabalhador não puder trabalhar. Outro ponto mencionado por Lula, foi a valorização do salário mínimo.

EBC

Optica_Emporio
WebRadio_APP
Copiadora_Miranda_Movel
Pizzaria_Hamburgueria_AguasMare
Almoçando com Musicas
JM-VARIEDADES
HSHOT_500
Drogaria Betesta
MercadinhoDeusProvera
Cartão
Radio_Box_Fixo
RadiosNet_Fixo
Radios_Online_Fixo
Casa Durval Paiva_Fixo
DN_Servicos_Fixo_2
Pagode & Cia_Lateral
Guedes-Motos
Eduardo-Auto-Pecas
OpticaEmporio
AlphaColor_Lateral
App
Copiadora-Miranda_Banner_B
Anuncie Aqui
Show da Manha
Ediuny_Oliveira_Live
CX_Radios_Fixo
MiniprecoFixo