Politica: Na Argentina, o presidente Lula participa de cúpula do Celac

Foto: Ricardo Stuckert/PR

Na primeira agenda internacional como presidente do Brasil, Luiz Inácio Lula da Silva (PT) participa nesta terça-feira (24) da Reunião da 7ª Cúpula da Comunidade de Estados Latino-Americanos e Caribenhos (Celac). A reunião marca a volta do Brasil ao organismo, que tem a participação de ditaduras, como Cuba, Nicarágua e Venezuela.

O Brasil abandonou a Celac em 2019, primeiro ano do governo de Jair Bolsonaro (PL). Na cúpula, o petista terá reuniões bilaterais com governantes da região. Um dos encontros deve ser com o presidente venezuelano, Nicolás Maduro.

Entenda a Celac

A Comunidade dos Estados Latino-Americanos e Caribenhos (Celac) é um bloco regional composto por 33 países. Foi fundada em fevereiro de 2010, com a participação direta do Brasil, que, ainda em 2018, sediou a 1ª Cúpula de Países da América Latina e Caribe.

De acordo com o Itamaraty, o regresso brasileiro à Celac ocorrerá “de forma plena e imediata, a todas as instâncias do mecanismo [de concertação regional], tanto as de caráter político como as de natureza técnica”.

Agenda no Uruguai

Na quarta-feira (25), o petista embarca para o Uruguai, onde se encontra com o presidente Luis Alberto Lacalle Pou.

Lula está acompanhado por uma delegação composta de vários ministros, entre eles Mauro Vieira (Itamaraty) e Fernando Haddad (Fazenda).

R7

Mercadinho Deus Proverá
AlphaColor_Lateral
Pagode_&_Compania_Entre
App
HSHOT_500
Copiadora-Miranda_Banner_B
CX_Radios_Fixo
MercadinhoDeusProvera
Casa Durval Paiva_Fixo
Drogaria Betesta
Pagode & Cia_Lateral
MiniprecoFixo
RadiosNet_Fixo
Radio_Box_Fixo
Radios_Online_Fixo
Ediuny_Oliveira_Live
Almoçando com Musicas
DN_Servicos_Fixo_2
Guedes-Motos
JM-VARIEDADES
Anuncie Aqui
Show da Manha
AlphaColor_Lateral
OpticaEmporio
Eduardo-Auto-Pecas
Cartão
Pizzaria_Hamburgueria_AguasMare