Politica: Maioria dos brasileiros são contra atos golpistas e defendem punição, diz Datafolha

Foto: Mathilde Missioneiro

Pesquisa Datafolha aponta que 75% dos brasileiros são contra aos atos antidemocráticos que vêm sendo realizados pelos simpatizantes do presidente Jair Bolsonaro (PL) contra o resultado do segundo turno das eleições que elegeram o presidente eleito Luiz Inácio Lula da Silva (PT). 21% são favoráveis.

Desses brasileiros, 56% também consideram que deve haver algum tipo de punição aos manifestantes golpistas que estão pedindo um golpe militar nesses protestos. Por outro lado, 40% avaliam que eles não devem ser punidos, porque têm o direito de se manifestar contra a democracia.

Se considerado o voto declarado na segunda etapa do pleito, os números tem uma diferença enorme, uma vez que entre aqueles que dizem ter votado no atual presidente, 50% são contra os atos. Já entre os eleitores de Lula o índice chega a 96%. Os que anularam ou votaram em branco são 90%.

Entre os eleitores de Bolsonaro, 29% são favoráveis a punição, enquanto 67% são contra. Já entre os do petista, 81% são a favor. Entre os que votaram em branco ou nulo, 58% também são favoráveis.

A pesquisa Datafolha foi realizada na segunda-feira (19) e na terça-feira (20), presencialmente, e tem margem de erro de dois pontos percentuais, para mais ou para menos. No levantamento, o instituto ouviu 2.026 pessoas em 126 municípios.

DCM

Almoçando com Musicas_Movel
WebRadio_Site_Movel
Mercadinho Deus Proverá
MiniprecoFixo
Cartão
Almoçando com Musicas
App
Pizzaria_Hamburgueria_AguasMare
MercadinhoDeusProvera
RadiosNet_Fixo
Casa Durval Paiva_Fixo
Drogaria Betesta
Copiadora-Miranda_Banner_B
Show da Manha
Radios_Online_Fixo
DN_Servicos_Fixo_2
Anuncie Aqui
Pagode & Cia_Lateral
Eduardo-Auto-Pecas
CX_Radios_Fixo
JM-VARIEDADES
HSHOT_500
Radio_Box_Fixo
Ediuny_Oliveira_Live
OpticaEmporio
AlphaColor_Lateral
Guedes-Motos