Politica: Lula convida Podemos para fazer parte da base governista

O presidente eleito Lula. Foto: Evaristo Sá/AFP

O presidente eleito Luiz Inácio Lula da Silva (PT) abriu diálogo com a presidente do Podemos, deputada reeleita Renata Abreu (SP), e convidou o partido para ingressar na futura base governista. Reconhecido pelo apoio ostensivo à Operação Lava-Jato, o Podemos caminhou com a candidatura de Simone Tebet (MDB-MS) à Presidência no primeiro turno, e liberou os filiados para apoiarem quem quisessem no segundo turno.

Segundo aliados de Lula com acesso aos bastidores das negociações, se o Podemos decidir compor a futura base lulista, o partido poderia indicar um de seus quadros para assumir o Ministério do Turismo, ou preencher outro espaço no governo. O partido terá uma bancada federal de 12 deputados e 6 senadores.

Com esse movimento, Lula surpreende aliados, adversários e deverá gerar desconforto interno na legenda, porque o Podemos é o partido do deputado eleito pelo Paraná, Deltan Dallagnol, principal liderança da Lava-Jato ao lado de Sergio Moro (União Brasil), senador eleito pelo Paraná. Dallagnol foi o deputado mais votado do Paraná, com 344,9 mil votos. Em segundo lugar, ficou a presidente do PT, deputada reeleita Gleisi Hoffmann, com cerca de 261 mil votos.

Leia mais

Almoçando com Musicas_Movel
JM_Variedades_Movel
LBV Campanhas
HSHOT_500
Ediuny_Oliveira_Live
OpticaEmporio
Guedes-Motos
Eduardo-Auto-Pecas
JM-VARIEDADES
MercadinhoDeusProvera
App
RadiosNet_Fixo
Show da Manha
AlphaColor_Lateral
Drogaria Betesta
Pizzaria_Hamburgueria_AguasMare
Almoçando com Musicas
Casa Durval Paiva_Fixo
Radio_Box_Fixo
Radios_Online_Fixo
Pagode & Cia_Lateral
Anuncie Aqui
DN_Servicos_Fixo_2
Copiadora-Miranda_Banner_B
Cartão
MiniprecoFixo
CX_Radios_Fixo