Politica: Da urgência ao ‘sem pressa’: entenda o recuo de Lira sobre o PL antiaborto

Créditos da Foto: Brenno Carvalho / Agência O Globo

Após as reações negativas ao andamento do projeto de lei que equipara o aborto depois da 22ª semana de gravidez a homicídio, o presidente da Câmara, Arthur Lira (PP-AL), recuou na terça-feira e afirmou que a proposta será analisada por uma comissão na Casa — mesmo com a aprovação de urgência para a tramitação da proposta pelos deputados, medida que já permitiria levar o texto diretamente ao plenário. Lira disse ainda que a Câmara não vai aprovar nenhum projeto que traga prejuízos às mulheres.

“Nada neste projeto vai retroagir nos direitos já garantidos e nada vai avançar que traga qualquer dano às mulheres. Nunca foi e nunca será assunto do colégio de líderes. O colégio de líderes aceitou debater este tema, de forma ampla, no segundo semestre, com uma comissão colaborativa, após o recesso, sem pressa ou açodamento”, declarou o presidente da Câmara.

A instalação da Comissão Representativa anunciada por Lira, e a escolha da relatoria do projeto e os representantes de cada partido nos debates, portanto, só serão feitas a partir de agosto.

Lira se defendeu das acusações de que teria pautado o projeto por vontade própria e, ao lado de líderes de vários partidos, afirmou que os parlamentares sempre consideraram que o tema seria debatido:

“Temos o compromisso de nunca votar um tema importante sem amplo debate. Sempre foi assim nesta Casa. É fundamental para exaurir todas as discussões e criar segurança jurídica, moral e científica. A decisão da pauta da Câmara não é monocrática. Somos uma Casa de 513 parlamentares. Qualquer decisão é colegiada.”

O Globo

LBV Campanhas
Copiadora_Miranda_Movel
Mercadinho Deus Proverá
HSHOT_500
Casa Durval Paiva_Fixo
Drogaria Betesta
Anuncie Aqui
Ediuny_Oliveira_Live
EliasRaioX
Almoçando com Musicas
App
JM-VARIEDADES
SindSerg_Lateral
Radio_Box_Fixo
Show da Manha
Radios_Online_Fixo
CX_Radios_Fixo
Pagode & Cia_Lateral
MercadinhoDeusProvera
Eduardo-Auto-Pecas
LBV_Lateral
Copiadora-Miranda_Banner_B
Guedes-Motos
Pizzaria_Hamburgueria_AguasMare
RadiosNet_Fixo