Politica: Com a presença de bolsonaristas, Ciro Gomes se filia ao PSDB e associa PT a corrupção e criminalidade

Créditos da foto: Divulgação / Ex-governador retornou ao ninho tucano em meio à articulação de aliados para lançamento de sua candidatura ao governo do estado

Com a presença de aliados bolsonaristas, o ex-ministro e ex-governador Ciro Gomes se filiou na manhã desta quarta-feira ao PSDB, após deixar o PDT na semana passada, e teceu críticas ao presidente Lula e ao PT. A cerimônia aconteceu no hotel Mareiro, na avenida Beira Mar, em Fortaleza, e marcou o retorno dele ao partido, em meio à articulação por sua candidatura ao governo do Ceará em 2026.

Durante o evento, lideranças do partido discursaram sobre a expectativa de que o nome de Ciro seja capaz de unificar a oposição contra o atual governador Elmano de Freitas (PT) no ano que vem. Ao discursar no palanque, o ex-ministro não bateu o martelo sobre qual caminho deverá seguir em 2026, apesar de dizer que “morre pelo Brasil”, mas “mata pelo Ceará”. Em sua fala, ele também respondeu críticas sobre sua aproximação a nomes ligados ao bolsonarismo, como o deputado federal André Fernandes (PL) e o ex-deputado federal Capitão Wagner (União Brasil), presentes na cerimônia.

📲 Clique e siga o nosso Canal de Noticias “ Blog Guamaré News” no WhatsApp

— Quando o Lula se elege, ele chama o José Alencar, do PL. Quando ele resolveu lançar a Dilma, já avisado de que as coisas poderiam ser gravemente traumatizadas, ele chamou a polêmica figura do Michel Temer. Quando mais recentemente ele quis se eleger, por quase 1% de diferença do Bolsonaro, quem ele chamou? Geraldo Alckmin, fundador do PSDB e agora socialista, para eles — ironizou Ciro. — Aqui não tem ladrão, e lá?

Em referência direta a André Fernandes, Ciro agradeceu pela presença do parlamentar na ocasião e afirmou que ambos nutrem “algumas desavenças que serão resolvidas fraternalmente”. Ao ser abordado pela imprensa na chegada do evento, o parlamentar afirmou ter expectativas de que Ciro se candidate ao governo do estado no ano que vem e comentou sobre possibilidades de composição.

— Espero que, de fato, aconteça essa candidatura e que a oposição esteja unida em 2026 — disse Fernandes. — Vamos lutar para que isso ocorra com o diálogo, com respeito. Naturalmente, temos divergências em alguns pontos, mas, com certeza, dentro de uma sala, a gente vai sentar e conversar sobre isso.

A aproximação pública entre os dois teve início no ano passado, quando o parlamentar teve o apoio do ex-ministro ao disputar o segundo turno das eleições pela prefeitura de Fortaleza. Em um aceno recente, Ciro também tem demonstrado apoio à pré-candidatura ao Senado do pai de André, o deputado estadual Alcides Fernandes (PL).

O evento em Fortaleza nesta quarta também teve a presença do ex-deputado Capitão Wagner, nome que disputou com Fernandes o apoio de Bolsonaro no primeiro turno das eleições do ano passado. Na véspera da filiação de Ciro, ele disse, em entrevista ao portal local A Notícia do Ceará, que também se coloca a favor de uma aliança que una a oposição no estado no ano que vem e que a articulação pode ser construída em torno do nome do ex-governador.

Leia mais
Radio_Box_Entre
WebRadio_APP_Lateral
Radio_Box_Lateral
Drogaria Betesta_Lateral
Horario_Cabral_NTL_GMR
Chamada_Canal
Copiadora-Miranda_Banner_B
CX_Radios_Lateral
Anuncie Aqui_Lateral
Show da Manha_Lateral
Almoçando com Musicas_Entre
JM_Variedades_Lateral
RadiosNet_Lateral
BannerRadioNews_Lateral
Pagode & Cia_Lateral
Live_Sextou_Lateral
Radios_Online_Fixo
Eduardo-Auto-Pecas_lateral
Horario_Cabral_GMR_NTL
Mercadinho_DeusProvera_Lateral
Show da Tarde_Lateral
SindSerg_Lateral
EliasRaioX
Casa Durval Paiva_Lateral