Política: Cinco bordadeiras do RN levaram seis semanas para produzir roupa de Janja

Foto: Ricardo Stuckert.

A roupa usada por Janja na posse de Lula neste domingo (1º) teve detalhes feitos por bordadeiras de Timbaúba dos Batistas, cidade potiguar a quase 300 quilômetros de Natal.

O grupo já tinha produzido o vestido de noiva da socióloga em seu casamento e repetiu a dose com a produção para o evento que marcou o início do terceiro mandado de Lula como presidente do Brasil.

A peça foi idealizada pela estilista Helô Rocha, que procurou as bordadeiras com uma proposta inovadora: utilizar palha como material que traria os detalhes dourados do vestido. A parceria entre as artesãs potiguares e a estilista já dura cinco anos.

“Essa confecção foi totalmente inovadora, a gente nunca imaginou bordar palha. Mas aceitamos a ideia e fizemos vários testes antes do resultado final. “, afirmou Valdineide Dantas, presidente da Cooperativa das Mãos Artesanais de Timbaúba dos Batistas.

Entre estudo e produção, foram seis semanas em um trabalho que contou com a atividade de cinco bordadeiras. A palha usada na peça foi trazida de Pirangi, no litoral potiguar. O bordado foi feito com o auxílio de uma máquina que é controlada manualmente pelas artesãs.

“Queríamos esse efeito dourado, para ter um acabamento bonito de bordado. A gente fica muito realizada em ter sua arte sendo reconhecida. É muito gratificante”, afirma a bordadeira.

g1

Almoçando com Musicas_Movel
CX_Radio_Movel
CompreBem_Movel
MercadinhoDeusProvera
Pizzaria_Hamburgueria_AguasMare
Radios_Online_Fixo
Pagode & Cia_Lateral
Almoçando com Musicas
AlphaColor_Lateral
MiniprecoFixo
JM-VARIEDADES
Cartão
Eduardo-Auto-Pecas
Show da Manha
Casa Durval Paiva_Fixo
App
DN_Servicos_Fixo_2
Radio_Box_Fixo
RadiosNet_Fixo
Ediuny_Oliveira_Live
Copiadora-Miranda_Banner_B
Guedes-Motos
CX_Radios_Fixo
Drogaria Betesta
Anuncie Aqui
HSHOT_500
OpticaEmporio