Policia: Polícia Federal inicia inspeção dos códigos-fonte de urnas no TSE

Foto: Hugo Barreto/Metrópoles

Representantes da Polícia Federal (PF) começaram, nesta segunda-feira (22/8), a inspeção dos códigos-fonte das urnas eletrônicas que serão utilizadas nas Eleições 2022. Os técnicos da corporação trabalharão no Tribunal Superior Eleitoral (TSE) até sexta-feira (26/8).

A inspeção ocorre na Sala Multiuso, localizada no subsolo e preparada pelo tribunal especialmente para esse ciclo de inspeções. Nesta etapa, a Secretaria de Tecnologia da Informação (STI) do TSE repassa à PF informações sobre a segurança do processo eleitoral.

As Forças Armadas utilizaram esse mesmo local e procedimento na fiscalização do sistema. A abertura dos códigos-fonte é uma atividade obrigatória, realizada antes de cada eleição, e constitui uma das ações iniciais do Ciclo de Transparência Eleitoral.
Código-fonte é um conjunto de comandos e instruções, escritos em linguagem para computadores, que integram um programa capaz de acionar o funcionamento de equipamentos eletrônicos.

Esse conjunto de linhas de programação pode ser inspecionado por representantes técnicos dos partidos políticos, do Ministério Público, da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB), das Forças Armadas, da Polícia Federal e de universidades, entre outras instituições.

O Departamento de Polícia Federal, vinculado ao Ministério da Justiça, é uma das diversas entidades habilitadas pela Resolução TSE nº 23.673, de 2021, a acompanhar o desenvolvimento e a fiscalizar todos os sistemas utilizados nas eleições.

Participam da inspeção pela Polícia Federal: os delegados Elias Milhomens de Araújo, Ricardo Ruiz Silva e Victor Barbarella Negraes; os peritos Alexandre de Andrade Silva, Auto Tavares da Câmara Júnior, Breno Rangel Borges Marchetti, Fabrício Dantas Bispo, Ivo de Carvalho Peixinho, João Paulo Vieira Almeida, João Vitor de Sá Hauk e Paulo César Hermann Wanner; e os papiloscopistas Erismar Paixão Ribeiro da Silva e Leonardo Costa Rodrigues Alves.

Metrópoles
SindSerg_Materias
Copiadora_Miranda_Movel
WebRadio_APP
EliasRaioX
Almoçando com Musicas
Corrida_Guamaré
HSHOT_500
Pizzaria_Hamburgueria_AguasMare
Ediuny_Oliveira_Live
Casa Durval Paiva_Fixo
LBV_Lateral
Pagode & Cia_Lateral
Radio_Box_Fixo
CX_Radios_Fixo
MercadinhoDeusProvera
App
Torneio_Expedito_2024
Eduardo-Auto-Pecas
Anuncie Aqui
Show da Manha
RadiosNet_Fixo
Copiadora-Miranda_Banner_B
JM-VARIEDADES
SindSerg_Lateral
Radios_Online_Fixo
Drogaria Betesta
Guedes-Motos