A família de Maria Fernanda da Silva Ramos, a menina de 12 anos que desapareceu na tarde da última quinta-feira (31) após sair de casa para ir à escola em São Gonçalo do Amarante, na Grande Natal, decidiu fazer um protesto neste sábado (02) para “chamar atenção das autoridades”.
Segundo familiares, Maria Fernanda foi vista pela última vez ao sair de casa por volta das 12h30 da quinta-feira (31). Testemunhas informaram que viram a menina entrando em um carro vermelho, após conversar com o motorista por alguns minutos.
A família registrou um boletim de ocorrência na Delegacia de Plantão da Zona Norte da capital na manhã da sexta-feira (1).
De acordo com a mãe da menina, Fabiana Pessoa da Silva, o objetivo do protesto é saber mais informações e pedir para que as autoridades responsáveis adiantem as buscas.
“A gente quer alguma informação, a gente quer saber de alguma coisa, até agora a gente não sabe de nada. Não disseram nada. E disseram que vão procurar segunda-feira. Daqui para segunda-feira pode acontecer muita coisa com minha filha. E onde é que minha filha está uma hora dessa? Eu quero justiça, eu quero minha filha de volta”, relatou.
A família de Maria Fernanda também se reuniu com outros conhecidos na noite da sexta-feira (01) para buscar mais informações e protestar.
“Esse é um protesto para chamar a atenção das autoridades, de alguém, para todo mundo se reunir e procurar minha filha”, disse.
De acordo com Fabiana, a família é que está fazendo as buscas pelas filmagens. “Só a gente que tá procurando. Eu, minha filha, os nossos colegas, estamos procurando em todos os cantos. Estamos nos mexendo para ver se achamos alguma coisa”, relatou.
Na última sexta-feira (02), o Ministério da Justiça e Segurança Pública (MJSP) inseriu o caso no “Amber Alerts”, um sistema de alertas para auxiliar no encontro de pessoas desaparecidas no Brasil.
Em nota, a Secretaria da Segurança Pública e da Defesa Social (SESED) informou que logo que o Boletim de Ocorrência foi registrado pela família, a Polícia Civil iniciou às investigações que apuram o desaparecimento.
Confira a nota na integra:
A Secretaria da Segurança Pública e da Defesa Social (SESED) informa que, desde os primeiros momentos, logo que o Boletim de Ocorrência foi registrado pela família, que a Polícia Civil deu início às investigações que apuram o desaparecimento da adolescente Maria Fernanda da Silva Ramos, de 12 anos, no bairro Golandim, em São Gonçalo do Amarante, na Grande Natal.
Comunica também que está a frente do caso o Núcleo de Pessoas Desaparecidas, e que o inquérito já foi instaurado e diligências vêm sendo realizadas e testemunhas já foram ouvidas.
O perfil da menina já está inserido no ‘Amber Alerts’, ferramenta do Ministério da Justiça e Segurança Pública (MJSP), que auxilia a encontrar pessoas desaparecidas no Brasil.
O que aconteceu
Maria Fernanda desapareceu na quinta-feira (31) ao sair de casa em direção à escola, em São Gonçalo do Amarante. A família fez o registro de um boletim de ocorrência na Delegacia de Plantão da Zona Norte da capital na manhã desta sexta-feira (1º).
A menina vive com a família no bairro Golandim, na Rua Santa Margarida Maria. De acordo com sua irmã, Vitória Ramos, a adolescente passou a manhã em um projeto social do bairro, onde participa de aulas de reforço e atividades esportivas. Após isso, voltou para casa, se arrumou e saiu para a Escola Municipal Genésio Cabral, na mesma região, onde tem aulas regulares à tarde.
A última vez que Maria Fernanda foi vista foi em frente à sede do projeto social, enquanto caminhava pela Rua Professor Luiz Soares em direção à escola.
📞 Informações podem ser repassadas à Polícia Civil por meio do telefone 181 ou ao Ciosp, no 190.
Portal G1