Associação Oficiais: Associação de Oficiais da PM critica ação do MP

Imagem ilustrativa

A ação judicial do Ministério Público para tentar suspender o concurso de oficiais combatentes da Polícia Militar foi duramente criticada pela Associação dos Oficiais Militares do RN. Em nota, a entidade afirma que o MP está indo na contramão da lei e da sociedade.

Leia também: Juridico: MP Eleitoral pede impugnação de candidatura de ex-policial preso por triplo homicídio no RN

Veja a nota na íntegra:

A Associação dos Oficiais Militares do RN recebeu com surpresa e indignação a tentativa do Ministério Público do Rio Grande do Norte de desmobilizar e travar todo processo do concurso de oficiais combatentes da Polícia Militar do Estado.

O MP atua contra a própria legislação e a população.

É o povo potiguar que aguarda há 17 anos por um concurso para melhorar a infraestrutura de pessoal e agora o órgão que deveria fiscalizar o cumprimento da lei atua contra um processo que trará mais segurança para a população potiguar.

O questionamento do Ministério Público tentando abrir para profissionais de todos os cursos poderem participar da seleção afronta o regramento. A lei 613/2018 define que o pré-requisito para carreira de oficial Combatente é ser bacharel em Direito.

É inaceitável que o MP busque desmobilizar a Polícia Militar já que, é fato, a formação em Direito é afim aos trabalhos desempenhados pelos oficiais.

Outro fato estranho, no mínimo, é que o Ministério Público questione o concurso só agora, a 10 dias da prova, quando o edital vem sendo analisado e debatido há mais de um ano.

A atuação do Ministério Público causa perplexidade porque os profissionais da segurança e a população em geral esperavam uma postura de defesa do sistema de segurança e de luta para melhor aparelhamento das nossas polícias, mas o MP vem, exatamente, na contramão de tudo.

Esta Associação se mantém confiante no Poder Judiciário, que não permitirá injustiças e afrontas ao sistema de segurança serem praticadas.
Lamentável!

Associação dos Oficiais Militares do Rio Grande do Norte

Banner_SindSerg
Preso suspeito de triplo homicídio e envolvimento com grupo de extermínio, Wendel Lagartixa concorre ao cargo de deputado estadual pelo PL no RN — Foto: Divulgação

O Ministério Público Eleitoral apresentou um pedido de impugnação da candidatura do ex-policial militar Wendel Fagner Cortez de Almeida, de 45 anos, que está preso desde o dia 20 de julho, suspeito de participação em um triplo homicídio na Zona Norte de Natal.

De acordo com os investigadores ele também é suspeito de envolvimento com grupo de extermínio. O partido registrou a candidatura de Wendel Lagartixa, como é mais conhecido, após a realização da convenção estadual realizada no dia 31 de julho, 11 dias após a prisão dele.

Impugnação por inelegibilidade
Segundo o Ministério Público Eleitoral, Wendel foi condenado por posse de arma ou munição de uso restrito sem autorização, que é considerado hediondo, e terminou de cumprir a pena em 4 de junho de 2021.

Portanto, de acordo com a procuradoria responsável, Wendel ainda não cumpriu o período de oito anos de inelegibilidade previstos em lei e que começam a ser contados após o término do cumprimento da pena.

g1

Banner_SindSerg
Foto divulgação PMRN

Um homem foi preso por policiais militares da Força Tática do 4° Batalhão, após furtar pneus de um veículo que estava estacionado próximo a um estabelecimento comercial no Conjunto Santa Catarina, na zona norte de Natal.

Testemunhas teriam informado aos policiais que o ocupante de um veículo do tipo Ônix, de cor branca, teria sido visto furtando os equipamentos.

Após efetuar diligências pelo local, uma viatura da Força Tática localizou o carro na avenida Tomaz Landim, também na zona norte, e durante a abordagem conseguiu localizar os objetos furtados dentro do veículo.

O material apreendido e o suspeito detido foram encaminhados para a delegacia para realização dos procedimentos cabíveis.

Portal da Tropical

Banner_Pagode_Compania
Foto reprodução

A Arena das Dunas recebe a partir desta quarta-feira (24) o I Congresso e Feira de Oportunidades de Negócios para Municípios do RN (Conefern). O evento segue até esta quinta-feira (25) e debaterá uma série de pautas consideradas fundamentais para os gestores públicos do Estado.

Além disso, mais de 40 estandes já estão confirmados no evento, onde serão apresentados uma série de iniciativas com capacidade para beneficiar as administrações municipais. A programação começa a partir das 14 horas.

O Conefern está sendo organizado pela Federação dos Municípios do Rio Grande do Norte (Femurn), com a parceria da Confederação Nacional dos Municípios e o apoio da AMLAP; AMCEVALE; AMOP; AMSO-TR; AMS; Fecomércio RN; FIERN; IEL; SESI; SENAI; SEBRAE; CTR Potiguar; ELO; SENAC e Banco do Nordeste.

“Será uma grande oportunidade para que os prefeitos e demais gestores públicos possam conhecer oportunidades com foco na melhoria das suas respectivas administrações. A Femurn mais uma vez cumpre o seu papel de buscar contribuir para que nossas Prefeituras tenham condições de atender aos anseios da população potiguar”, disse o presidente da Federação, Babá Pereira.

O objetivo do evento é conhecer formas de organização do trabalho para uma Administração Pública mais eficiente e capacitar gestores municipais para uma melhor gestão pública municipal.

O evento terá discussões em torno de quatro eixos temáticos: Gestão, Projetos, Inovação e Sustentabilidade. O Congresso e a Feira são voltados para prefeitos, vice-prefeitos, secretários municipais, vereadores, servidores públicos, empresários, empreendedores, parceiros públicos e dirigentes de entidades privadas. A programação completa e mais informações estão disponíveis no link: https://conefern.com.br/.

Banner_RadioBox_Entre
Fotos ASSECOM\PMG

A Prefeitura Municipal de Guamaré entregou nesta segunda-feira (22), uma ambulância UTI móvel à população guamareense. O investimento de R$ 250 mil para a aquisição do veículo foi realizado com parte dos recursos próprios da Prefeitura e também através de emenda parlamentar destinada pelo deputado estadual Hermano Morais.  

O veículo possui todos os equipamentos de uma UTI móvel padrão Ministério da Saúde e SAMU, que prestará suporte também em casos de pacientes graves ou acidentados que também necessitarem de assistência de alta complexidade.  

A saúde do município de Guamaré que já é uma referência em todo o estado do Rio Grande do Norte, ganha agora mais um importante reforço. A chegada da ambulância garante o transporte seguro de pacientes em casos críticos e já está em funcionamento.  

ASSECOM

Banner_Show da Manha
Foto divulgação

O prefeito do município de Serra do Mel, Josivan Bibiano de Azevedo (PL), fez a entrega de mais um equipamento para a Unidade Mista de Saúde Doutor Sílvio Romero de Lucena, na tarde da ultima sexta-feira (19), que foi uma nova ambulância zero quilômetro.

O veículo, um Fiat Fiorino, com ar-condicionado, equipado com maca, instalação para oxigênio e banco de acompanhante. Segundo o prefeito Bibiano, visto melhorar o atendimento à população, atuando na locomoção de pacientes, permitindo assim levar um atendimento mais rápido e eficiente para a população.

ASSECOM

Banner_Eduardo_Auto_Pecas
Foto divulgação

A Prefeitura de Porto do Mangue, através da Secretaria Municipal da Saúde firmou parceria com o projeto Amigo do Peito quê disponibilizou a sua estrutura para a realização de exames de mamografia para mulheres entre 50 e 69 anos. Para Ana Lúcia de Melo, 49 anos, atendida na primeira etapa, “é muito importante fazer esse exame de prevenção ao menos uma vez por ano.

Assim que soube fiz questão de vir”. Ana Pimentel, de 55 anos, também acredita na importância da prevenção e declara: “esse exame é muito importante para a saúde de nós mulheres. É sempre bom se prevenir”.

Após o atendimento a 80 mulheres, e preocupado com o alto número de procura, a atual gestão decidiu pela continuidade do atendimento e firmou um novo mutirão para os dias 1, 2 e 3 de setembro.

Segundo a secretária de Saúde, Laiane Leandro, serão mais 230 exames, totalizando 310 mamografias. O projeto Amigo do Peito disponibiliza profissionais e uma Unidade Móvel de Mamografia Digital, que realiza exames de mamografias gratuitos para mulheres.

A gestão do Trabalho e Compromisso também apoia essa causa: prevenção é sempre o melhor cuidado.

ASSECOM

Banner_Mercadinho_Deus_Proverá
Foto divulgação

Na próxima sexta-feira, 26, às 11h, a Prefeitura de Tibau estará instalando oficialmente a unidade móvel odontológica (OdontoSesc), do Serviço Social do Comércio do Rio Grande do Norte (Sesc-RN), instituição do sistema Fecomércio, em frente à sede do Executivo, localizado à Rua do Pargo, 76.

De acordo com a secretária municipal de Saúde, Márcia Cristina Alves, a unidade permanecerá durante 90 dias na cidade, oferecendo tratamento odontológico completo com serviços totalmente gratuitos para a população, e atendimento de segunda a sexta-feira, sendo nas segunda-feiras, das 13h às 17h, e nas terças às sexta-feiras, das 7h às 13h. O agendamento é na própria unidade móvel.

Ainda segundo a secretária, os procedimentos envolvem tanto a parte curativa como a restauração e extração. Já em relação à preventiva, terá ações de educação em saúde.

Para a prefeita Lidiane Marques (PSDB), o serviço será de fundamental importância para a população. “É mais uma parceria grandiosa que a nossa gestão firma para trazer benefícios importantes, principalmente quando sabemos que serviços de saúde é um grande desafio e de custo elevado”, pontuou a prefeita.

A unidade

O OdontoSesc é uma unidade móvel equipada com aparelhos de ponta e possui quatro consultórios, sala de esterilização, de escovação e de raios-X com revestimento, som ambiente e acessibilidade.

ASSECOM

Banner_Radio_Clique_Ouça_Entre
Foto reprodução

Por meio das suas redes sociais, o deputado federal General Girão (PL) anunciou, na sexta-feira, 19, o início dos trabalhos para a construção da Estrada do Melão, localizada no P.A Maísa, em Mossoró. A obra está sendo realizada pela Companhia de Desenvolvimento dos Vales do São Francisco e do Parnaíba (Codevasf), órgão vinculado ao Ministério do Desenvolvimento Regional.

Pleito antigo do General Girão, a construção da RN-015, localizada nas zonas rurais de Baraúnas e Mossoró, beneficiará a região com o escoamento da produção de frutas e verduras, em especial, o melão dando condições logísticas para o aumento da produção.

“Como anunciamos, a Codevasf inicia os trabalhos para a construção da Estrada do Melão, localizada no P.A Maísa, em Mossoró. Vale ressaltar que essa foi uma conquista nossa, junto com o então ministro do MDR, Rogério Marinho, e com o Presidente Jair Bolsonaro. A estrada é de fundamental importância para a produção agrícola da região. Ganha a Maísa, ganha Mossoró e ganha o Rio Grande do Norte. Esse é o fruto do nosso trabalho”, comemorou Girão na publicação.

Portal Grande Ponto

Banner_Drogaria_Betesda
Banner eleições 2022

A Justiça Eleitoral recebeu pelo menos 28 mil registros de candidaturas para as eleições de outubro. A campanha começou oficialmente na terça-feira (16) e vai até 1º de outubro, um dia antes do primeiro turno. Dez candidatos disputam uma vaga no estado.

Pela legislação eleitoral, os candidatos estão autorizados a fazer caminhadas, carreatas com carro de som e a distribuir material de campanha até as 22h.

Foram recebidos 12 registros de candidaturas à Presidência e 12 a Vice-Presidência; 223 para governador e vice-governador, 236 para senador, 10.406 para deputado federal, 16.453 para deputado estadual e 591 para deputado distrital.

Confira os candidatos ao Senado pelo Rio Grande do Norte:

Carlos Eduardo (PDT) – nº 123 – Coligação: O Melhor Vai Começar!

Dário Barbosa (PSTU) – nº 166 – Coligação: PSTU

Freitas Jr. (PSOL) – nº 500 – Coligação: Federação PSOL Rede

Geraldo Pinho (Pode) – nº 192 – Coligação: Pode

Marcelo Guerreiro (PRTB) – nº 282 – Coligação: PRTB

Marcos do MBL (UP) – nº 800 – Coligação: UP

Pastor Silvestre (PMN) – nº 333 – Coligação: PMN

Rafael Mota (PSB) – nº 400 – Coligação: Coligação Vontade do Povo

Rogério Marinho (PL) – nº 222 – Coligação: Muda RN

Veterinária Shirlei Medeiros (DC) – nº 270 – Coligação: DC

Agência Brasil

Banner_Show da Manha
Foto Fernanda Frazão\Agência Brasil

A Sociedade Brasileira de Imunizações lançou, nesta segunda-feira, uma campanha para reforçar a importância da vacinação contra a Paralisia infantil.  A iniciativa quer alertar a população para o perigo da volta da poliomielite, com a queda da cobertura vacinal de crianças.

A campanha “Paralisia infantil – a ameaça está de volta” será realizada exclusivamente on-line, ao longo de 45 dias. As peças informativas, vídeos com especialistas e depoimentos de duas pessoas que sofrem com as sequelas da pólio podem ser vistas nas redes sociais e sites da entidade e de apoiadores, entre eles, a Fundação Oswaldo Cruz e o Unicef, Fundo das Nações Unidas para Infância.

Apesar de o país não ter casos desde 1989, o cenário preocupa, com registros recentes da poliomielite em outros países, como Estados Unidos e Israel.  A Organização Pan-Americana da Saúde inclusive classifica como ALTO o risco de retorno da doença no Brasil.

Segundo a Sociedade Brasileira de Imunizações, o recuo da vacinação contra a Pólio no país começou em 2016. E as taxas de cobertura se tornaram ainda piores após o início da pandemia de Covid. Em 2021, de acordo com dados do Datasus, 30% das crianças menores de 1 ano não foram imunizadas, 40% não receberam o reforço do primeiro ano de vida e 55% não tomaram o reforço dos 4 anos.

O presidente da entidade, Juarez Cunha, avalia que como a doença foi erradicada justamente por causa das vacinas, muita gente relaxa com a imunização dos filhos.

O vírus da poliomielite é transmitido pelo contato direto entre pessoas; por via fecal-oral; por objetos, alimentos e água contaminados ou por gotículas de secreções expelidas durante a fala, tosse ou espirro.

A campanha nacional do Ministério da Saúde, iniciada no último dia 8 com previsão de seguir até 9 de setembro,  está vacinando todas as crianças menores de cinco anos.

O objetivo é alcançar uma cobertura vacinal de 95% desse público.

EBC

WhatsApp_Grupo_Radio_Web
BR-304 na altura da cidade de Lajes, com a vista do Pico do Cabugi — Foto: Letícia Jácome

Estrada que cruza o Rio Grande do Norte de Leste a Oeste ligando suas duas principais cidades – Natal e Mossoró – a BR-304 lidera o número de mortes entre as rodovias federais no estado. O levantamento foi feito pelo g1 RN com base nos dados oficiais da Polícia Rodoviária Federal (PRF).

De janeiro de 2020 a maio deste ano, o Rio Grande do Norte teve 241 mortes nas sete estradas federais que cortam o estado. Somente a BR-304 foi responsável por 67 óbitos – quase 28% do total. Os dados de junho e julho não foram incluídos até a publicação desta matéria.

Ao todo, foram registrados 3.150 acidentes que também deixaram 948 vítimas com ferimentos graves e 2.462 com ferimentos leves nas estradas federais que passam pelo RN.

Mortes em estradas federais no RN

O pequeno Gabriel Victor, de 6 anos, entrou para a estatística de mortes na rodovia em maio de 2020. Ele morreu após o carro onde a família estava ter sido atingido por outro veículo, que fez uma ultrapassagem em local proibido, em uma subida, próximo à cidade de Angicos.

Pai da criança, o farmacêutico Clélio Soares, de 36 anos, começou uma campanha pela duplicação da rodovia em setembro de 2020. Até agora, no entanto, não há projeto em andamento no Ministério da Infraestrutura.

“Eu gostaria que olhassem para as vítimas, que se colocassem no nosso lugar e entendessem que essa obra é importante para que as pessoas não passem o que a minha família e muitas outras passarem. Se eles entenderem que isso pode acontecer com eles, com seus amigos e familiares, eles vão agir”, afirma.

“Gostaria que os políticos, sejam de esquerda, centro, direita, se unissem. Que as brigas fossem direcionadas para outras pautas, mas que nessa eles se unissem para fazer isso da forma mais célere possível”, acrescentou.

Média de duas mortes por mês

Entre janeiro e maio de 2022, 11 pessoas morreram em decorrência de acidentes na BR-304 – uma média de 2,2 óbitos por mês.

O número é 37,5% maior que o total de mortes registradas na BR-101 (8 óbitos), que é a rodovia que lidera o número de acidentes no estado.

Em todas as sete estradas federais que cortam o RN, 37 acidentes resultaram em 40 mortes, ao longo dos cinco primeiros meses do ano. Somente a BR-304 foi responsável por 27% desses óbitos.

No acumulado, as rodovias federais do Rio Grande do Norte registraram 476 acidentes entre janeiro e maio. Somente a BR-101 foi responsável por 196 acidentes.

Acidentes na BR-304 em 2022

  • 112 acidentes
  • 176 veículos envolvidos
  • 253 pessoas envolvidas
  • 102 vítimas com ferimentos leves
  • 26 vítimas com ferimentos graves
  • 11 óbitos
  • 89 pessoas ilesas

Governo federal não fala sobre projeto de duplicação

Em nota, o Ministério da Infraestrutura informou que a proposta de duplicação dos segmentos da rodovia ainda está em fase de elaboração de projeto, no âmbito do Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (Dnit).

Questionado sobre o assunto, o Dnit apenas comentou a duplicação do trecho conhecido como Reta Tabajara, localizado na BR-304 em Macaíba, na Grande Natal, que está em fase de duplicação.

“Para este ano, está prevista a liberação de até 14 km de pista duplicada, de um total de 16,6 km. No ano de 2023, será finalizada a duplicação do trecho da Reta Tabajara”, informou o órgão.

De acordo com o Dnit já foram investidos R$ 230 milhões e para conclusão da obra serão necessários aproximadamente R$ 200 milhões, sendo R$ 50 milhões para finalizar as obras de duplicação que estão em andamento e R$ 150 milhões para a implantação das vias marginais do trecho já duplicado, entre os municípios de Parnamirim e Macaíba. Essa etapa ainda deverá ser licitada no ano que vem.

g1

Banner_RadiosNet_Entre
Preso suspeito de triplo homicídio e envolvimento com grupo de extermínio, Wendel Lagartixa concorre ao cargo de deputado estadual pelo PL no RN — Foto: Divulgação

Atrás das grades, preso desde o dia 20 de julho suspeito de ser um dos autores de um triplo homicídio que aconteceu na Zona Norte de Natal, o ex-policial militar Wendel Fagner Cortez de Almeida, de 45 anos, foi confirmado como candidato a deputado estadual pelo Partido Liberal (PL), legenda do presidente Jair Bolsonaro, no Rio Grande do Norte.

Wendel estava preso no dia da convenção do partido, no dia 31 de julho, mas foi registrado na nominata apresentada pelo PL à Justiça Eleitoral.

Ele escolheu o nome Wendel Lagartixa para aparecer nas urnas e, mesmo detido, conta com campanha eleitoral nas redes sociais, inclusive com arrecadação de ajuda financeira de apoiadores. Nas imagens publicitárias, o candidato vincula sua imagem à do presidente Jair Bolsonaro, que disputa a reeleição.

O apelido usado eleitoralmente por ele é o mesmo registrado pela Polícia Civil nos pedidos de prisão feito à Justiça. Wendel é investigado por um triplo homicídio que aconteceu no mês de abril deste ano. Ainda de acordo com a Justiça, há suspeita de envolvimento dele com um grupo de extermínio.

Ele foi preso no dia 20 de julho por força de um mandado de prisão temporária, com validade de 30 dias. No entanto, após pedido dos investigadores da Divisão de Homicídios e Proteção à Pessoa (DHPP), a Justiça prorrogou a prisão por mais 30 dias, em uma decisão publicada na última quarta-feira (17).

“No caso, a investigação tem como objeto o cometimento do suposto triplo homicídio de Yago Lucena Ferreira, Rommenigge Camilo dos Santos e Felipe Antoniere Araújo, no dia 29/04/2022 e conexão com associação criminosa, em atividade típica de grupo de extermínio (…) Em relação a prorrogação da prisão temporária, há fundados indícios de autoria dos requerentes nos crimes previstos (…) Diante do que foi produzido pela Autoridade Policial e apresentado no Relatório Policial (…) a prisão temporária continua sendo adequada à gravidade concreta dos crimes ora investigados”, diz a decisão judicial.

Um pedido liminar de Habeas Corpus feito pela defesa de Wendel foi negado pelo desembargador Saraiva Sobrinho, do Tribunal de Justiça do Rio Grande do Norte, no início de agosto.

“As circunstâncias delineadas apontam a existência de dados concretos sinalizando o envolvimento do Inculpado em delitos gravosos (homicídios em atividade de “grupo de extermínio”), além da imprescindibilidade da medida”, considerou o desembargador.

A defesa aguarda um novo julgamento do pedido de Habeas Corpus, dessa vez por um colegiado do tribunal. O advogado de Wendel, João Antonio Dias Cavalcanti, diz que ele alega que é inocente. Além de Wendel, outro policial foi preso e um terceiro suspeito segue foragido da Justiça.

g1 procurou o Partido Liberal para questionar se a legenda tinha conhecimento da prisão de Wendel Lagartixa. O PL também foi perguntado sobre quem representou o candidato na convenção que definiu os concorrentes aos cargos eletivos, mas não respondeu às perguntas.

O registro de candidatura de Wendel Lagartixa ainda aguarda decisão da Justiça Eleitoral.

Nas certidões da Justiça que ele apresentou para o registro de candidatura, há informações sobre procedimentos relacionados a medidas protetivas de urgência previstas na Lei Maria da Penha, além de outras ações, como processos criminais.

O ex-policial foi preso em outras ocasiões, como em 2013, quando foi suspeito de envolvimento em homicídios e chegou a ser alvo de investigação da Polícia Federal, e em 2010, quando ainda atuava no 4º Batalhão da PM, também por suspeita de assassinato.

g1

Casa Durval Paiva_Entre
Foto Agência Brasil – Real Moeda brasileira

A Caixa Econômica Federal conclui o pagamento da parcela de agosto do Auxílio Brasil. Recebem nesta segunda (22) os beneficiários com Número de Inscrição Social (NIS) de final 0. Essa é a primeira parcela com o valor mínimo de R$ 600. Conforme emenda constitucional promulgada em julho pelo Congresso Nacional, o novo valor valor vigorará até dezembro.

A emenda constitucional também liberou a inclusão de 2,2 milhões de famílias no Auxílio Brasil. Com isso, o total de beneficiários atendidos pelo programa subiu para 20,2 milhões neste mês. O beneficiário poderá consultar informações sobre datas de pagamento, valor do benefício e composição das parcelas em dois aplicativos: Auxílio Brasil, desenvolvido para o programa social, e Caixa Tem, usado para acompanhar as contas poupança digitais do banco.

Em janeiro, o valor mínimo do Auxílio Brasil voltará a R$ 400, a menos que nova proposta de emenda à Constituição seja aprovada. Tradicionalmente, as datas do Auxílio Brasil seguem o modelo do Bolsa Família, que pagava nos dez últimos dias úteis do mês. No entanto, portaria editada no início de agosto antecipou o pagamento da parcela deste mês para o período de 9 a 22.

Agência Brasil

Banner_King_Of_Kings
Foto: Hugo Barreto/Metrópoles

Representantes da Polícia Federal (PF) começaram, nesta segunda-feira (22/8), a inspeção dos códigos-fonte das urnas eletrônicas que serão utilizadas nas Eleições 2022. Os técnicos da corporação trabalharão no Tribunal Superior Eleitoral (TSE) até sexta-feira (26/8).

A inspeção ocorre na Sala Multiuso, localizada no subsolo e preparada pelo tribunal especialmente para esse ciclo de inspeções. Nesta etapa, a Secretaria de Tecnologia da Informação (STI) do TSE repassa à PF informações sobre a segurança do processo eleitoral.

As Forças Armadas utilizaram esse mesmo local e procedimento na fiscalização do sistema. A abertura dos códigos-fonte é uma atividade obrigatória, realizada antes de cada eleição, e constitui uma das ações iniciais do Ciclo de Transparência Eleitoral.
Código-fonte é um conjunto de comandos e instruções, escritos em linguagem para computadores, que integram um programa capaz de acionar o funcionamento de equipamentos eletrônicos.

Esse conjunto de linhas de programação pode ser inspecionado por representantes técnicos dos partidos políticos, do Ministério Público, da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB), das Forças Armadas, da Polícia Federal e de universidades, entre outras instituições.

O Departamento de Polícia Federal, vinculado ao Ministério da Justiça, é uma das diversas entidades habilitadas pela Resolução TSE nº 23.673, de 2021, a acompanhar o desenvolvimento e a fiscalizar todos os sistemas utilizados nas eleições.

Participam da inspeção pela Polícia Federal: os delegados Elias Milhomens de Araújo, Ricardo Ruiz Silva e Victor Barbarella Negraes; os peritos Alexandre de Andrade Silva, Auto Tavares da Câmara Júnior, Breno Rangel Borges Marchetti, Fabrício Dantas Bispo, Ivo de Carvalho Peixinho, João Paulo Vieira Almeida, João Vitor de Sá Hauk e Paulo César Hermann Wanner; e os papiloscopistas Erismar Paixão Ribeiro da Silva e Leonardo Costa Rodrigues Alves.

Metrópoles
WhatsApp_Canal_Noticias_Blog
Foto reprodução

O Rio Grande do Norte e o Brasil ficaram no ponto mais alto do pódio no Campeonato Sulamericano de Jiu Jitsu Kids CBJJ 2022. A competição foi realizada no Rio de Janeiro esse último final de semana e o potiguar Sílvio Romero Júnior, de apenas 11 anos, foi o grande campeão da categoria. De quebra ainda conquistou seu primeiro título internacional. A Marca é mais uma do menino que vem em uma carreira meteórica e fazendo história.

“No começo do ano, eu, meus pais e meu treinador elaboramos um calendário de competições e traçamos nossas metas para 2022. Além de manter a hegemonia local, o primeiro grande objetivo era buscar o título brasileiro, o que conseguimos em maio. Depois voltei o foco pra esse sulamericano e deu certo. Agora vamos à meta maior de todas e que venha o Campeonato Mundial”, disse Silvinho.

O título de Campeão Brasileiro Kids de Jiu Jitsu (CBJJ) foi alcançado no último dia 15 de maio, em Barueri/SP. Já o título de Campeão Sulamericano veio neste sábado, dia 20, na capital fluminense. No Rio de Janeiro, após passar pela fase classificatória, Silvinho chegou às semifinais e encarou Aluísio Marques, da equipe Gracie Barra, de João Pessoa/PB. Na final, lutou contra Pedro Henrique Castro, da Gracie Barra, do Rio de Janeiro. Em ambos os confrontos, o potiguar venceu de forma irrepreensível por finalização.

“Pra nós não foi surpresa e o resultado ficou dentro do esperado. Nos preparamos muito pra esse momento e Silvinho está numa fase excelente em todos os aspectos. Tem força mental, é focado, treina muito, tem uma técnica acima da média, total apoio da família, dos amigos e o principal, é extremamente humilde” destaca o professor/Sensei Arthur Calixto, conhecido como o Mago Tutu Calixto.

A próxima meta e a principal do ano já tem local e data. O Mundial de Jiu Jitsu que será disputado em Abu Dabi, nos Emirados Árabes, em novembro próximo. O objetivo é consolidar definitivamente o nome no cenário mundial.

“Nosso pensamento sempre foi levar Silvinho degrau a degrau e graças a Deus está dando certo. Ele venceu o Brasileiro, depois chegou a seu primeiro título internacional e agora vamos em busca do mundial pra que o nome dele se consolide de vez internacionalmente falando”, revela o pai do atleta, Sílvio Romero.

Do BG

WhatsApp_Grupo_Blog