Guamaré: Justiça suspende exoneração de servidora, ordenou a reintegração provisória da professora ao cargo, com o restabelecimento da remuneração e demais vantagens funcionais

Créditos da foto: Reprodução/Redes Sociais – professora Maria Alzeneide Fernandes Zumba que rebeceu sua reintegração aos quadro de servidores da Prefeitura de Guamaré (RN)

A Justiça do Rio Grande do Norte determinou nesta quinta-feira (11) a suspensão imediata da demissão da professora Maria Alzeneide Fernandes Zumba, impondo mais um revés judicial à administração municipal de Guamaré.

A decisão foi proferida pela juíza Brunna Melgaço Alves, da 2ª Vara da Comarca de Macau, que reconheceu a existência de elementos suficientes para colocar sob dúvida a regularidade do processo administrativo disciplinar que resultou na exoneração da servidora.

Ao analisar o pedido de tutela de urgência, a magistrada destacou que a Portaria nº 189/2026, responsável pela demissão, não apresentou, em princípio, fundamentação suficientemente clara acerca dos fatos apurados, do enquadramento legal adotado e da proporcionalidade da penalidade aplicada. A decisão também ressalta a existência de questionamentos anteriores acerca do acesso da servidora aos autos do procedimento administrativo e do respeito ao contraditório e à ampla defesa.

Diante desse cenário, a Justiça determinou a suspensão dos efeitos da demissão e ordenou a reintegração provisória da professora ao cargo, com o restabelecimento da remuneração e das demais vantagens funcionais. O Município de Guamaré terá prazo de 5 dias para cumprir a determinação, sob pena de multa diária.

Embora a magistrada tenha enfatizado que a decisão não representa julgamento definitivo sobre o mérito das acusações atribuídas à servidora, o entendimento judicial foi no sentido de que existem dúvidas relevantes sobre a regularidade formal do procedimento adotado pela administração municipal.

Politicamente, a decisão representa mais um desgaste para a gestão do prefeito Hélio, que volta a ter um ato administrativo questionado pelo Poder Judiciário. O caso ganha ainda mais relevância porque envolve a aplicação da penalidade máxima prevista no regime disciplinar dos servidores públicos, posteriormente suspensa por determinação judicial.

A decisão reforça que, mesmo diante da prerrogativa da Administração de apurar e punir eventuais irregularidades, o exercício desse poder está condicionado ao respeito integral às garantias constitucionais do devido processo legal, da ampla defesa e do contraditório.

Com a reintegração determinada pela Justiça, o caso seguirá em tramitação até o julgamento definitivo da ação, quando será analisada a validade do processo administrativo que culminou na demissão da servidora.

👉 Clique e confira a Decisão Judicial AQUI

📋 Da Redação

Banner_CX_Radio_Entre
Créditos da foto: Divulgação

A Caern abre nova consulta pública com o objetivo de apontar caminhos para a atuação da Companhia no dia a dia e, também, para o futuro da empresa estadual. Além do público externo, a pesquisa está aberta para empregados, trabalhadores terceirizados, estagiários, aprendizes e acionistas. O teor das perguntas envolve os temas mais relevantes com relação a aspectos ambientais, sociais e de governança que podem impactar as atividades desenvolvidas pela Caern. As pessoas podem participar da consulta até 30 de junho.

Para participar, basta acessar o formulário da consulta, disponível em www.caern.com.br

“É importante destacar que este instante é de construção de um novo momento para a Companhia e a consulta trata dos temas mais relevantes, que direcionarão os projetos futuros da empresa de saneamento”, ressalta a gestora do Projeto de Implantação da Jornada ESG da Caern, Araceli Ratis. Por isso, ela lembra que o fio condutor da consulta é a pergunta primordial: Quais temas devem ser prioridade no dia a dia da Caern?

Além dos serviços ofertados pela Companhia à população potiguar, a própria relação da empresa estadual com a sociedade é outro aspecto da consulta. Araceli ressalta a importância de cada opinião, pilar fundamental para a definição das prioridades e, consequentemente, das ações a serem implementadas, na busca de uma organização mais eficiente interna e externamente. E sobretudo, alinhada às necessidades do cidadão, do cliente.

“A Companhia de Águas e Esgotos do Rio Grande do Norte desenvolve uma jornada com foco no fortalecimento da sustentabilidade, da governança e da inovação em suas operações e estratégias e este é um trabalho feito à várias mãos e mentes, com reflexos no atendimento, na responsabilidade social e no desenvolvimento do saneamento básico no estado”, observa a gestora do projeto.

Esse projeto é realizado através de uma parceria com o Núcleo de Estudos em Sustentabilidade Empresarial do Instituto Federal do Rio Grande do Norte (Nese/IFRN).

📋 Da Redação
Banner_RadiosCast_Entre
Créditos da foto: Reprodução/Web

A cesta básica ficou 6,18% mais cara em Natal no mês de maio, segundo levantamento divulgado nesta quinta-feira (11) pelo Departamento Intersindical de Estatística e Estudos Socioeconômicos (Dieese), em parceria com a Companhia Nacional de Abastecimento (Conab).

O conjunto de alimentos básicos passou a custar R$ 710,79, ante R$ 669,39 registrados em abril. No acumulado de 2026, a alta chega a 19,03%. Em comparação com maio do ano passado, o aumento foi de 10,20%. Com isso, Natal registrou a 7ª maior alta mensal entre as 27 capitais pesquisadas.

O maior aumento foi observado em Recife (8,05%), seguida por Florianópolis (7,81%) e Fortaleza (7,48%), Porto Alegre (7,24%), Maceió (6,68%), João Pessoa (6,22%), Curitiba (5,91%) e Aracaju (5,39%).

Entre os 12 produtos que compõem a cesta básica, seis tiveram aumento de preço em maio:

Produtos que mais subiram

Item Variação (abril x maio) Variação (12 meses)
Tomate 23,83% 57,62%
Feijão 9,25% 29,63%
Manteiga 5,90% 2,28%
Leite 5,22% 5,22%
Carne 4,76% 6,64%
Arroz 2,53% -28,57%
Total 6,18% 10,20%

Segundo o Dieese, a alta do tomate ocorreu em praticamente todo o país devido à redução da oferta causada pelo clima frio e por problemas com pragas em algumas regiões produtoras.

No caso da carne bovina, a elevação dos preços foi influenciada pela demanda externa aquecida e pela oferta mais restrita de animais prontos para abate.

Cinco itens apresentaram queda nos preços em Natal:

Produtos que ficaram mais baratos

Item Variação (abril x maio) Variação (12 meses)
Banana -4,77% -1,56%
Açúcar -2,61% -16,93%
Farinha -1,06% -8,76%
Café -0,49% -12,47%
Pão -0,20% 4,08%
Óleo 0% 0,11%

Impacto no orçamento

Segundo o levantamento, um trabalhador de Natal remunerado pelo salário mínimo precisou trabalhar 96 horas e 28 minutos para comprar a cesta básica em maio. No mês anterior, eram necessárias 90 horas e 51 minutos.

Considerando o salário mínimo líquido, após o desconto da Previdência Social, a compra dos alimentos básicos consumiu 47,4% da renda do trabalhador natalense. Em abril, esse percentual era de 44,64%.

O Dieese também calculou que o salário mínimo necessário para sustentar uma família de quatro pessoas deveria ter sido de R$ 7.999,44 em maio, valor equivalente a 4,93 vezes o piso nacional de R$ 1.621.

📋 Portal G1
Banner_Show da Tarde_Entre
Créditos da foto: Divulgação

A Estação de Tratamento de Esgotos Professor Cícero Onofre de Andrade Neto, a (ETE) Jaguaribe, vai entrar em operação. A unidade é mais do que um empreendimento resultado de investimentos milionários e dotada de tecnologia de ponta, é um marco no saneamento em Natal. Que vai aumentar de 3% para mais de 90% a cobertura de esgoto na maior região da capital potiguar, superando a meta do Marco Legal do Saneamento, anos antes do prazo de 2033.

O investimento total no esgotamento sanitário da capital potiguar supera a marca de R$ 1 bilhão. Deste montante, a ETE Jaguaribe merece ênfase especial. Somente em relação à estação, o aporte aplicado no projeto é de R$ 280 milhões, sendo R$ 148 milhões investidos pelo Governo do RN, por meio da Caern.

COMUNICADOS ESTÃO SENDO ENTREGUES

E a população está sendo informada sobre esse novo tempo. Em maio, a Caern distribuiu comunicados para cerca de 30 mil imóveis da Zona Norte de Natal. Número que irá crescer, gradativamente, em toda a região até atingir 110 mil imóveis cadastrados junto à Companhia. É importante lembrar que após receber o comunicado, o cliente tem o prazo de 30 dias para fazer a interligação da residência ou estabelecimento comercial à rede coletora de esgoto.  O referido período observa as diretrizes estabelecidas pela Agência Reguladora de Serviços de Saneamento Básico do Município de Natal (ARSBAN).

Quanto à tarifa de esgoto, esta acompanha a mesma categoria de consumo na qual o cliente da Companhia já está cadastrado. De acordo com a regulamentação da ARSBAN, ela é calculada no percentual de 70% sobre o valor do consumo de água do imóvel. Ou seja, o valor é proporcional e incentiva o consumo consciente. Quem economiza água, paga menos esgoto. Se tomarmos por exemplo a tarifa social, observando o consumo mínimo o acréscimo será de apenas R$ 7,26.

Mais do que uma obra, a chegada do esgotamento sanitário é um investimento no futuro da Zona Norte. Ela valoriza os imóveis e traz uma economia real para o bolso das famílias, que deixam de gastar com serviços de limpa-fossa e com cuidados médicos gerados pela falta de saneamento. É mais saúde, dignidade e um ambiente seguro para todos viverem melhor.

QUANDO SE LIGAR À REDE DE ESGOTO? 

A Caern reforça que o processo de interligação das redes domiciliares será gradual e depende dos comunicados oficiais, que já começaram a ser distribuídos aos moradores, para os imóveis que já estão aptos a se conectarem à rede coletora.

Este detalhe é essencial: o morador só deve realizar a ligação após receber este aviso formal. A conexão antecipada e sem autorização pode causar retornos de esgoto para dentro dos imóveis e sérios problemas técnicos para o sistema de esgotamento sanitário.

TECNOLOGIA DE PONTA 

A Estação que atenderá toda a Zona Norte é uma das mais modernas do Brasil. O tratamento é de nível terciário, utilizando processos avançados como reatores UASB, tanques de aeração com biodiscos, remoção de fósforo por flotação, desinfecção via raios UV, além de controle rigoroso de odores e queima de biogás.

📋 Da Redação
WhatsApp_Canal_Noticias_Blog
Créditos da foto: Divulgação

Evento marca parceria histórica entre Instituto do Câncer Infantil, Casa Durval Paiva e Igreja de Jesus Cristo dos Santos dos Últimos Dias para potencializar o atendimento de crianças e adolescentes com câncer no estado do Rio Grande do Norte

Créditos da foto: Divulgação

A Casa Durval Paiva, em parceria com o Instituto do Câncer Infantil (ICI), irá lançar, na próxima quarta-feira, 10 de junho, às 10h, em seu auditório, o projeto que marca um divisor de águas na assistência ao câncer infantojuvenil no Rio Grande do Norte. A iniciativa, apoiada pela Igreja de Jesus Cristo dos Santos dos Últimos Dias, viabiliza um investimento de R$ 7 milhões em equipamentos de alta tecnologia, destinados a três hospitais, que atendem crianças e adolescentes com câncer no estado.

Os equipamentos beneficiarão o Hospital Infantil Varela Santiago e a Liga Norte Riograndense contra o Câncer (em Natal), além da Liga Mossoroense de Estudos e Combate ao Câncer (em Mossoró). A doação representa uma resposta concreta ao desafio enfrentado pelo Rio Grande do Norte, que registra aproximadamente 130 novos casos de câncer infantojuvenil anualmente.

“Este é um momento histórico para a oncologia pediátrica norte-rio-grandense. A união de forças entre instituições de credibilidade consolidada, como a Casa Durval Paiva e o Instituto do Câncer Infantil, com o apoio generoso da Igreja de Jesus Cristo dos Santos dos Últimos Dias, demonstra que juntos podemos transformar realidades”, afirma Rilder Campos, diretor-presidente da Casa Durval Paiva.

A Casa Durval Paiva atua, há 31 anos, acolhendo crianças e adolescentes com câncer e doenças hematológicas crônicas, bem como, seus familiares. Ao longo de três décadas, a instituição assistiu mais de 2 mil pessoas, oriundas de 156 municípios do Rio Grande do Norte e de 39 municípios de outros estados do Brasil.

Por sua vez, o Instituto do Câncer Infantil, entidade gaúcha com mais de 34 anos de atuação, consolidou-se como referência na luta contra o câncer infantojuvenil no Brasil. A instituição trabalha com foco em qualidade assistencial, pesquisa e inovação tecnológica, oferecendo diagnóstico precoce e tratamento rápido — fatores que elevam as chances de cura para até 80%, conforme dados do Instituto Nacional do Câncer (INCA).

Segundo o INCA, o câncer é a primeira causa de morte por doença entre crianças e adolescentes de 0 a 19 anos, no Brasil, com registros de 8.460 novos casos anuais. Diferentemente do câncer em adultos, estes tumores, embora, frequentemente, mais agressivos, possuem elevadas taxas de cura, quando diagnosticados precocemente e submetidos ao tratamento adequado.

A entrega dos equipamentos ocorre em contexto de reconhecimento à importância da integração entre instituições públicas e privadas, bem como, ao engajamento de organizações religiosas na promoção da saúde pública.

O evento desta quarta-feira contará com a participação de representantes da Secretaria Estadual de Saúde (SESAP), Secretarias Municipais de Saúde de Natal e Mossoró, conselhos de assistência e saúde, associações médicas, cooperativas e lideranças religiosas.

O projeto visa fortalecer a rede de assistência e saúde da oncologia pediátrica no Rio Grande do Norte, contribuindo para redução de filas de espera, ampliação de acesso a diagnósticos precisos e qualificação dos tratamentos oferecidos nas instituições receptoras.

Créditos da foto: Divulgação

Informações:

📒 Lançamento do Projeto “Mãos que Ajudam”

🗓️Data: 10 de junho de 2026

🕝 Horário: 10h

🚩 Local: Auditório da Casa Durval Paiva

🏤Endereço: R. Professor Clementino Câmara, 234 – Natal, Rio Grande do Norte

📋 Da Redação
Banner_AnuncieAqui
Créditos da Foto: Carmem Felix/Assecom
Créditos da Foto: Carmem Felix/Assecom

A governadora Fátima Bezerra e o Ministério do Desenvolvimento e Assistência Social (MDS) entregaram, nesta quinta-feira (11), uma frota de 14 veículos ao Governo do Rio Grande do Norte em solenidade na Escola de Governo, em Natal. A nova frota é composta por 11 caminhonetes e três vans para ampliar a mobilidade das equipes do Sistema Único de Assistência Social (SUAS).

“Este é um momento que dá sentido à vida pública por que estamos entregando equipamentos voltados à área social no RN. Assim como o SUS, o SUAS é uma das mais belas conquistas do nosso povo. O SUAS orienta e íntegra as políticas e ações para chegar à casa das pessoas. Estes equipamentos chegam para que os municípios, cada vez mais, exerçam sua função de atender as pessoas”.

O secretário executivo Osmar Ribeiro, representante do MDS na solenidade, afirmou que a assistência social nasceu para apoiar quem precisa. “Estamos entregando não só veículos, mas estrutura para a rede de assistência funcionar efetivamente, atender prioridades e produzir resultados.”

Titular da Seths, Íris Oliveira destacou que proporcionar “mobilidade é fazer as equipes chegarem às pessoas. Estamos entregando veículos adequados para trafegar em todo tipo de estrada.” A secretária acrescentou que o Senado precisa votar a Proposta de Emenda Constitucional que define a política pública de assistência social no Brasil. “Para tirar o SUAS da escassez, para estruturar o setor e fazer valer efetivamente esta política pública”.

Dos 14 veículos entregues ao MobSUAS, 11 são camionetes e 03 vans, doadas pelo Ministério do Desenvolvimento e Assistência Social, Família e Combate à Fome (MDS).

DESTINAÇÃO

A utilização dos veículos tem por objetivo aprimorar o atendimento às pessoas em situação de vulnerabilidade e garantir a mobilidade/transporte às pessoas usuárias dos Serviços de Convivência e Fortalecimento de Vínculos atendidos pelo Sistema Único de Assistência Social (SUAS). São de uso exclusivo do SUAS nos municípios. Os veículos podem ser destinados tanto a equipamentos públicos estatais, como os CRAS e CREAS, quanto a entidades não governamentais, desde que estejam devidamente inscritas no Cadastro Nacional de Entidades de Assistência Social (CNEAS).

Os veículos do MobSUAS também vão realizar atendimento móvel a pessoas inscritas no Cadastro Único e utilizados para o transporte das equipes de trabalhadoras e trabalhadores do sistema nos municipais para capacitações, cursos e eventos.

Os 14 municípios do RN contemplados pelo MobSUAS são: Água Nova, Apodi, Campo Redondo, Coronel Ezequiel, Frutuoso Gomes, Jaçanã, Goianinha, Major Sales, Montanhas, São Rafael, Lajes, Jucurutu, Tibau e Poço Branco. No dia 23 de março, também na Escola de Governo, a governadora Fátima Bezerra e o ministro Wellington Dias entregaram outras 25 vans ao MobSUAS que já estão em atividade nos municípios do Rio Grande do Norte.

A solenidade contou ainda com a participação do presidente do Conselho Estadual de Assistência Social (CEAS RN), Adriano Gomes – também secretário-adjunto da SETHAS; da deputada Isolda Dantas, representando a Assembleia Legislativa; prefeitos e representantes das secretarias de assistência social dos municípios contemplados; da presidenta do COEGEMAS, Zilmara Karina da Silva Bezerra, que também é secretária Municipal de Assistência Social do Município de Pendências

📋 Da Redação
Banner_Radio_Clique_Ouça_Entre
Créditos das Fotos: Hector Vivas – FIFA/FIFA via Getty Images/ Juancho Torres/Anadolu/ Luke Hales
Créditos das Fotos: Hector Vivas – FIFA/FIFA via Getty Images/ Juancho Torres/Anadolu/ Luke Hales
Créditos das Fotos: Hector Vivas – FIFA/FIFA via Getty Images/ Juancho Torres/Anadolu/ Luke Hales
Créditos das Fotos: Hector Vivas – FIFA/FIFA via Getty Images/ Juancho Torres/Anadolu/ Luke Hales
Créditos das Fotos: Hector Vivas – FIFA/FIFA via Getty Images/ Juancho Torres/Anadolu/ Luke Hales
Créditos das Fotos: Hector Vivas – FIFA/FIFA via Getty Images/ Juancho Torres/Anadolu/ Luke Hales

Copa do Mundo de 2026 iniciou nesta quinta-feira (11) no Estádio Azteca, no México. Antes da partida que dá início ao Mundial, entre México e África do Sul, a cerimônia de abertura teve shows de Shakira e do cantor nigeriano Burna Boy.

A dupla é responsável pelo hit “Dai Dai”, música oficial da Copa do Mundo 2026. Essa foi a terceira vez que Shakira participou de cerimônias oficiais da Copa do Mundo. Agora o foco passa a ser o confronto entre México x África do Sul,

Veja como foi

👉 Sul-africanos fazem dança tradicional ao entrarem no campo.

👉 Jogadores aquecem no gramado do Azteca.

👉 Muitos sombreiros na festa mexicana.

👉 Fumaça colorida nas cores do México cobrem o Estádio Azteca.

👉 “Dai Dai”, música oficial da competição está sendo cantada pela latina ao lado de Burna Boy.

👉 Shakira assume e a torcida enlouquece.

👉 J Balvin faz o Azteca tremer com o ritmo da salsa.

👉 Labubus passam bastão do show para J Balvin!

👉 Belinda se junta aos Los Ángeles Azules no centro do gramado do Azteca.

👉 Los Ángeles Azules tocam músicas tradicionais mexicanas.

👉 Danny Ocean assume a festa! Clima total de Copa do Mundo.

👉 Quem começa as festividades é o grupo mexicano Maná!

👉 Com referências ancestrais mexicanas, o país dá o seu bem-vindo ao mundo.

📋 CNN Brasil
Banner_RadiosCast_Entre
Creditos da foto: Reprodução/Web

O Brasil vai “sextar” e disso ninguém duvida. O Dia dos Namorados, comemorado nesta sexta-feira (12), deve promover diversos eventos e encontros por todo país. A data, no entanto, serve como atenção aos cuidados com a saúde.

A “comemoração” dos casais apaixonados pode ser motivo de preocupação, caso o uso de medicamentos para disfunção erétil não respeite os limites do organismo humano.

Busca pela performance

A promessa de “perfomance milagrosa” leva jovens e adultos a consumir tadalafila sem indicação médica. O farmaco, popularmente conhecido como “tadala”, é um dos genéricos mais vendidos do país.

Especialistas afirmam que em homens sem problemas fisiológicos, o remédio funciona apenas como uma “bengala psicológica”. A performance em jovens sem diagnóstico é frequentemente um efeito placebo e pode, na prática, não apresentar nenhum ganho real.

Overdose de Tadalafila é possível?

De acordo com informações da Anvisa, o uso recreativo ou estético dessas substâncias pode causar efeitos graves, como infarto, acidente vascular cerebral (AVC), hipotensão (pressão baixa), perda de visão ou audição, além de dependência psicológica.

Um estudo da University of British Columbia mostra que usuários regulares desses medicamentos têm um aumento de 85% no risco de desenvolver condições graves na retina ou no nervo óptico.

A data em questão suscita outro problema. A combinação com bebidas alcoólicas pode causar um efeito paradoxal, reduzindo a atividade dopaminérgica e comprometendo a “energia” na hora da comemoração.

📋 CNN Brasil
Banner_RadiosNet_Entre
Créditos da Foto: Reprodução/Redes Sociais

Quem acordou cedo em Mossoró, na região Oeste do Rio Grande do Norte, teve uma surpresa incomum na manhã desta quinta-feira (11). Uma intensa névoa encobriu parte da cidade, mudou a paisagem e rapidamente virou assunto entre moradores e nas redes sociais.

Imagens compartilhadas por internautas mostram ruas, avenidas e bairros tomados por uma espécie de “cortina branca”, reduzindo a visibilidade e despertando curiosidade de quem não está acostumado a ver o fenômeno na cidade. Muitos moradores chegaram a relatar espanto com o cenário diferente logo nas primeiras horas da manhã.

De acordo com o meteorologista-chefe da Empresa de Pesquisa Agropecuária do Rio Grande do Norte (Emparn), Gilmar Bristot, o fenômeno é conhecido como nevoeiro e foi provocado por uma combinação entre temperaturas mais baixas durante a madrugada e a umidade presente no ar.

“Durante a madrugada tivemos uma temperatura mais fria, a água condensou. Agora pela manhã houve a evaporação da água que ficou depositada pelo orvalho na superfície. Ao ser levada à atmosfera, essa umidade encontrou uma temperatura mais baixa, em que voltou a condensar, formando partículas de gotas d’água que ficam suspensas na atmosfera, dando esse aspecto de nevoeiro”, explicou o especialista.

Segundo Gilmar, a tendência é que o cenário desapareça naturalmente com o aumento da temperatura ao longo do dia.

“Com o passar das horas, o sol vai esquentar e essas gotículas d’água vão evaporar novamente e normalizar”, acrescentou.

Apesar da surpresa para muitos moradores, o fenômeno é considerado natural e costuma acontecer quando há combinação entre umidade elevada e queda de temperatura, principalmente nas primeiras horas da manhã.

📋 Portal da Tropical
Banner_Show da Manha
Créditos da foto: Reprodução/PMGO

Uma abordagem da Polícia Militar de Goiás (PMGO) terminou de forma inusitada na manhã desta quinta-feira (11), na Cidade Ocidental, no Entorno do Distrito Federal. Durante a ação, uma mulher foi flagrada transportando uma pistola calibre 9 milímetros escondida nas partes íntimas.

Segundo informações do 33º Batalhão da Polícia Militar (BPM), os policiais receberam uma denúncia de que um casal estaria circulando armado em uma motocicleta pela região. Diante das informações, equipes iniciaram buscas e localizaram os suspeitos.

Durante a abordagem, os militares encontraram uma pistola Taurus PT 92 escondida com a mulher. A arma estava carregada com duas munições, o que chamou a atenção dos policiais pelo risco da forma como era transportada.

Imagens registradas durante a ocorrência mostram o momento em que a mulher retira a arma de dentro das calças com certa dificuldade. O vídeo rapidamente passou a circular nas redes sociais.

Questionado pelos policiais, o homem que estava com a suspeita afirmou que o casal procurava um indivíduo que teria assaltado sua mãe momentos antes. Ainda segundo a PM, ele desacatou os agentes durante a ocorrência.

Os militares também constataram que o condutor da motocicleta não possuía Carteira Nacional de Habilitação (CNH).

Diante da situação, a arma, a motocicleta e os dois suspeitos foram encaminhados para a 5ª Delegacia Regional de Polícia de Cidade Ocidental.

A Polícia Civil assumiu as investigações e deverá apurar a origem da arma, as circunstâncias do porte ilegal e a versão apresentada pelo casal.

📋 Portal do Tupiniquim
Banner_MomentoGrafith_Entre
Créditos da foto: Reprodução – Foto 1: Moradores ajudam a desatolar ambulância | Foto 2: Problema na estrada na qual ambulância atolou, em imagem pela manhã

Uma idosa de 106 anos precisou ser levada em uma rede até uma ambulância que atolou na zona rural da cidade de José da Penha, na Região Alto Oeste do Rio Grande do Norte. O caso aconteceu entre a noite de terça (9) e a madrugada de quarta-feira (10).

A paciente havia sofrido uma queda em casa, na comunidade Sítio Baixo do Fogo. Moradores relataram que a ambulância ficou atolada por cerca de 1 hora em uma estrada vicinal na região e não conseguiu chegar à residência.

A idosa foi levada até o veículo por vizinhos e familiares. Cerca de 10 moradores da comunidade ajudaram a desatolar a ambulância, que seguiu para o hospital municipal em seguida. A idosa foi atendida e liberada durante a madrugada – ela não sofreu nenhuma fratura.

Em nota, a prefeitura de José da Penha informou que as chuvas registradas nos últimos dias provocaram danos em estradas vicinais do município. Segundo a prefeitura, a Defesa Civil foi acionada e equipes da secretaria de obras foram mobilizadas para realizar os reparos necessários.

Morador da comunidade, Pedro Filho afirmou que os problemas na estrada não são recentes. Segundo ele, os moradores cobram providências da prefeitura há pelo menos quatro meses e já fizeram apelos nas redes sociais pedindo a recuperação da via. Ele disse que não chove na comunidade há 30 dias.

Retorno também foi problema

A paciente foi levada para o hospital com uma acompanhante dentro da ambulância, que só contava com o motorista na equipe de saúde.

Banner_Show da Tarde_Entre
Créditos da foto: Divulgação/Policia Militar

As provas objetivas do concurso público da Polícia Militar do Rio Grande do Norte (PMRN), previstas para este domingo (14), foram suspensas por decisão liminar da 2ª Vara da Fazenda Pública da Comarca de Natal. A medida atende a uma ação civil pública movida pela Defensoria Pública do Estado do Rio Grande do Norte (DPE/RN), que apontou irregularidades no edital em relação à política de cotas e à participação de pessoas com deficiência.

A decisão atinge o Edital nº 001/2026/PMRN, referente ao concurso para os Cursos de Formação de Praças da Saúde (QPS) e Praças Músicos (QPM), promovido pelo Governo do Estado e sob responsabilidade do Instituto de Desenvolvimento Educacional, Cultural e Assistencial Nacional (Idecan) com banca.

Segundo a Defensoria, uma das irregularidades apontadas foi a alteração nas regras de cotas após o período de inscrições. A DPE/RN informou que o Edital de Retificação nº 05/2026 suprimiu vagas reservadas a candidatos indígenas e quilombolas e reduziu de 30% para 20% o percentual destinado a candidatos pretos e pardos. As cotas haviam sido ampliadas anteriormente pela Retificação nº 04/2026.

Na decisão, o juízo reconheceu violação aos princípios da vedação ao comportamento contraditório e da vedação ao retrocesso social, além de apontar afronta ao Estatuto Estadual de Promoção e Igualdade Étnico-Racial do RN (Lei Estadual nº 11.284/2022).

Outro ponto questionado pela Defensoria foi a vedação absoluta à participação de pessoas com deficiência no concurso, com base na exigência genérica de “aptidão plena” para a carreira militar. A decisão considerou inconstitucional a exclusão total de candidatos PcD e citou dispositivos da Constituição Federal que tratam da proibição de discriminação e da reserva de vagas em concursos públicos.

O juízo também levou em conta precedente do Supremo Tribunal Federal (STF) na ADI 7401, que declarou inconstitucionais normas estaduais que impediam pessoas com deficiência de participar de concursos públicos sob justificativa genérica de aptidão plena. A decisão destacou ainda que as vagas do concurso são para funções como técnicos de enfermagem, radiologia, laboratório, farmácia e músicos, que não envolvem atividade ostensiva.

Com a decisão, o Estado e o Idecan deverão suspender imediatamente as provas objetivas agendadas para o dia 14 de junho e retificar o edital no prazo de 10 dias. A decisão determina o restabelecimento das cotas de 30% para candidatos pretos, pardos, indígenas e quilombolas, nos moldes da Retificação nº 04/2026, além da reserva mínima de 10% das vagas por cargo para pessoas com deficiência.

Banner_RadiosCast_Entre
Créditos da foto: Jan Fromme – firo sportphoto/Getty Images

O árbitro Slavko Vincic, que apitará o jogo entre Brasil e Marrocos, estreia da seleção na Copa do Mundo, já foi detido durante uma operação contra tráfico de drogas, armas e prostituição.

O caso envolvendo o esloveno aconteceu em 2020. Slavko Vincic foi encaminhado para uma delegacia na Bósnia e Herzegovina junto com outros 26 homens e nove mulheres.

Vincic inicialmente foi detido, mas acabou liberado. Ele foi ouvido como testemunha pela polícia após alegar que não conhecia nenhuma das pessoas envolvidas no esquema investigado pelas autoridades.

O árbitro contou que estava na Bósnia e Herzegovina para uma reunião de negócios representando a sua própria empresa. No total, 15 pessoas acabaram presas na ação.

Estava nesta fazenda por acaso. Tenho a minha própria empresa, estive na Bósnia e Herzegovina para uma reunião de negócios. Aceitei um convite para almoçar, o que acabou sendo meu maior erro. Estava sentado à mesa com a minha empresa, de repente chegou a polícia e o que aconteceu, aconteceu. Não tenho nada a ver com o grupo que foi preso e detido, nem os meus parceiros de negócios. Eles realmente nos levaram à polícia, pediram [depoimento] como testemunhas. Quando descobriram que nem os conhecíamos, pudemos ir.

Vincic apitou a final da Liga dos Campeões em 2024, quando o Real Madrid — à época dirigido por Carlo Ancelotti — venceu o Borussia Dortmund. Vini Jr. fez o segundo gol do time espanhol naquela partida.

Mais recentemente, ele apitou o Bayern x Real Madrid, que culminou na eliminação dos merengues da Champions da temporada que se encerrou.

📋 Uol
Banner_RadioBox_Entre
Créditos da Foto: Divulgação/Polícia Civil

A Polícia Civil do Rio Grande do Norte deflagrou, nesta quarta-feira (10), mais uma fase da Operação Chapa Quente. A ação resultou na prisão em flagrante de um homem de 39 anos, suspeito de envolvimento em furtos mediante arrombamento de cofres, além da apreensão de ferramentas utilizadas na prática criminosa, munições e valores em espécie.

De acordo com as investigações, o homem foi autuado em flagrante após a prática do furto de valores mediante arrombamento de um cofre pertencente a um posto de combustíveis localizado no município de Monte Alegre/RN, crime ocorrido na última terça-feira (09). Na ação criminosa, foram subtraídos R$ 35.336,00.

Durante as diligências, foram apreendidos equipamentos comumente utilizados por quadrilhas especializadas em arrombamentos de cofres e caixas eletrônicos, entre eles marteletes rompedores, furadeiras elétricas, esmerilhadeiras e uma serra circular.

No imóvel do suspeito, os policiais também localizaram uma máquina inversora de solda portátil, eletrodos, discos de corte abrasivos e munições.

Ainda durante as diligências, foram recuperados R$ 9.686,00 em espécie, sendo R$ 9.386,00 em cédulas intactas e R$ 300,00 em notas rasgadas. Segundo as investigações, as características do dinheiro são compatíveis com o impacto causado durante a retirada dos valores dos cofres atacados pelo grupo criminoso.

A operação tem como objetivo combater crimes patrimoniais praticados contra estabelecimentos comerciais, especialmente postos de combustíveis. O suspeito vinha sendo investigado desde 2024. Com esta prisão, cinco suspeitos já foram presos no âmbito da operação, enquanto um homem permanece foragido.

O homem foi conduzido à delegacia para os procedimentos cabíveis e, em seguida, encaminhado ao sistema prisional, onde permanecerá à disposição da Justiça.

A Polícia Civil reforça a importância da colaboração da população. Informações que possam auxiliar o trabalho policial podem ser repassadas, de forma anônima e segura, por meio do Disque Denúncia 181.

📋 Secretaria de Comunicação Social da Polícia Civil do RN – SECOMS
Banner_Radio_Clique_Ouça_Entre
Créditos da foto: Policia Militar

Na manhã desta quinta-feira, a Polícia Militar do Rio Grande do Norte (PMRN) realizou o envio de efetivo para reforçar o policiamento durante a programação do Mossoró Cidade Junina, um dos maiores eventos culturais do Nordeste.

A ação faz parte do planejamento estratégico da Corporação para garantir a segurança de moradores, turistas e participantes que prestigiam os festejos juninos na cidade de Mossoró. O efetivo atuará em diversas modalidades de policiamento, com presença ostensiva nos principais polos do evento, reforçando a prevenção de crimes e a manutenção da ordem pública.

O emprego da tropa demonstra o compromisso da PMRN com a segurança da população, assegurando que as festividades transcorram em um ambiente tranquilo e seguro.

A Polícia Militar do Rio Grande do Norte segue atuando de forma integrada e planejada para garantir que o Mossoró Cidade Junina seja marcado pela alegria, cultura e segurança.

📋 Policia Militar
Banner_Elias_Raio_X
Créditos da foto: Foto: Laurie Andrade

Quem vai tirar a primeira Carteira Nacional de Habilitação (CNH) no Rio Grande do Norte precisa ficar atento a uma mudança que já começou a valer. O exame toxicológico agora é obrigatório para candidatos das categorias A (moto), B (carro) e AB (carro e moto).

A exigência vale para quem abriu o processo da primeira habilitação a partir de 1º de junho de 2026. A mudança segue uma determinação da Secretaria Nacional de Trânsito (Senatran) e já está sendo aplicada pelo Detran do Rio Grande do Norte.

O que muda na prática?

Na prática, quem vai tirar a primeira CNH agora precisa incluir o exame toxicológico no processo. Sem o resultado negativo, o candidato não consegue emitir a Permissão para Dirigir (PPD), documento provisório entregue ao novo motorista.

Ou seja: sem fazer o exame, a CNH não sai.

Quem faz esse tipo de coisa?

A nova regra é para quem vai tirar a primeira habilitação nas categorias:

* A – motocicletas;
*B – carros;
*AB – carro e moto.

Quem já tem CNH ou abriu o processo antes de 1º de junho de 2026 continua seguindo as regras antigas.

Como é feito o exame?

O exame toxicológico é realizado com amostras de cabelo, pelos ou unhas e serve para identificar o uso de substâncias psicoativas em um período de até 90 dias antes da coleta.

O candidato poderá fazer o exame em qualquer etapa do processo, mas a habilitação só será liberada após a comprovação do resultado negativo.

Onde fazer?

O teste deve ser realizado em laboratórios credenciados pelo Senatran. A lista dos locais autorizados está disponível no site do Detran/RN .

📋 Portal da Tropical
Banner_RadiosCast_Entre