Prisão: Ex-zagueiro da Seleção é preso em aeroporto antes de viagem para Copa

Créditos da foto: Reprodução/Redes Sociais

O ex-jogador Ricardo Rocha, zagueiro tetracampeão mundial com a Seleção Brasileira pela Copa em 1994, foi detido na manhã desta quarta-feira (10/6), no Rio de Janeiro.

Segundo informações apuradas pela coluna, o ex-atleta foi abordado por autoridades no Aeroporto Internacional Tom Jobim (Galeão), no Rio de Janeiro, quando se preparava para embarcar rumo aos Estados Unidos, onde trabalharia na cobertura da Copa do Mundo.

Pensão alimentícia

A detenção cumpre um mandado de prisão civil expedido pela 16ª Vara de Família da Comarca de Fortaleza, do Tribunal de Justiça do Estado do Ceará.

O motivo é uma dívida de pensão alimentícia acumulada, no valor de R$ 2.414,57, atualizada pela última vez em dezembro de 2024.

A ordem de prisão tem validade até abril de 2028 e estabelece que, assim que o prazo de 45 dias for cumprido, o ex-jogador deverá ser colocado em liberdade de forma imediata, desde que não existam outros impedimentos ou novas ordens de prisão em seu nome.

Defesa se manifestou

Em nota enviada à coluna, a defesa de Ricardo Rocha afirmou que a situação decorreu de uma divergência relacionada ao cumprimento de uma decisão judicial e informou que a medida já foi revogada pela Justiça.

Leia na íntegra

“NOTA À IMPRENSA

Em razão das notícias veiculadas nesta data envolvendo o nome de Ricardo Rocha, sua defesa vem esclarecer que o episódio decorreu de uma divergência relacionada aos valores apontados no cumprimento da decisão judicial, questão que foi imediatamente submetida à análise e esclarecida perante o Poder Judiciário.

Após os esclarecimentos apresentados pela defesa, a medida foi prontamente revogada, restabelecendo-se a normalidade da situação.

Ricardo Rocha lamenta que uma questão de natureza estritamente processual, envolvendo informações protegidas por segredo de justiça, tenha sido exposta de forma precipitada e com enfoque sensacionalista, antes da conclusão dos esclarecimentos necessários.

O ex-atleta sempre pautou sua trajetória pelo respeito às instituições, transparência e cumprimento de suas obrigações, permanecendo à disposição da Justiça para todos os esclarecimentos cabíveis.

Com a revogação da medida, Ricardo Rocha segue normalmente sua agenda profissional, inclusive sua viagem aos Estados Unidos, onde participará da cobertura da Copa do Mundo.”

Relembre

Leia mais
Casa Durval Paiva_Entre
Créditos da foto: REUTERS/Henry Romero

Começa hoje (11), às 14h30, o evento esportivo mais apaixonante, detentor das maiores audiências do planeta: a Copa do Mundo, que, em 2026, terá três países-sede: México, Estados Unidos e Canadá.

Segundo a Federação Internacional de Futebol (Fifa), cerca de 5 bilhões de pessoas acompanharam a Copa do Mundo do Catar, em 2022.

Só a partida final, disputada entre as seleções da Argentina e da França, contabilizou mais de 1,5 bilhão de espectadores. Foi a maior audiência esportiva da história, de acordo com o relatório oficial da Fifa.

No ambiente digital, também segundo dados oficiais, o alcance acumulado ficou em aproximadamente 262 bilhões de visualizações em diferentes plataformas e quase 6 bilhões de interações.

Unir o mundo

O presidente da Fifa, Gianni Infantino, diz que os recordes de audiência obtidos pelo futebol durante a Copa do Mundo se devem ao fato de esse esporte carregar consigo “a magia de unir o mundo”.

Essa união descrita por Infantino possibilita conexões culturais que foram bastante percebidas pelos brasileiros durante a Copa de 2014, tanto nos estádios do país como nos arredores das arenas e pontos turísticos das cidades que sediaram as partidas.

As expectativas da atual edição, com três países-sede e número recorde de seleções participantes (48 em vez de 32), é fazer da Copa de 2026 a maior e mais inclusiva da história.

Caldeirão cultural

Além de ampliar a dimensão territorial do torneio, a edição de 2026 reforçará uma característica tradicional das Copas do Mundo: a diversidade, uma vez que se trata de um torneio que reúne culturas, estilos e histórias diferentes.

Isso porque possibilitará conexões culturais entre as torcidas em três diferentes países. Cada um com suas características e identidades próprias.

Novidades

Em 2026, além de novidades que darão o tom das próximas Copas, como o número maior de países participantes, há algumas curiosidades a serem observadas durante a atual edição.

Por exemplo, o jogo de abertura repetirá o confronto entre México e África do Sul – o mesmo que iniciou a Copa de 2010. É a primeira vez que isso acontece desde que a competição passou a ter formato com uma partida inaugural, em vez de vários jogos simultâneos.

Outra curiosidade é que o Estádio Azteca será o primeiro da história a sediar três aberturas de Copa do Mundo (1970, 1986 e 2026).

Cerimônia de abertura

Com relação à cerimônia de abertura, a Fifa organizou um evento inédito de contagem regressiva com shows simultâneos em três cidades: Cidade do México, Toronto e Los Angeles.

Os chamados Countdown Concerts foram concebidos como uma experiência integrada entre os três países, com apresentações musicais em tempo sincronizado e transmissões cruzadas, reunindo artistas locais e internacionais no dia anterior ao início do torneio.

No México, que recebe o jogo inaugural, a apresentação destacará elementos tradicionais, com música, dança e referências à cultura local, incluindo manifestações artísticas como o papel picado, símbolo festivo do país, além de participação de talentos indígenas e expressões do folclore contemporâneo.

Artistas

Entre os artistas confirmados pela Fifa para a cerimônia no Estádio Azteca estão Shakira, Burna Boy, Alejandro Fernández, Belinda, Danny Ocean, J Balvin, Lila Downs, Los Ángeles Azules, Maná e Tyla.

Nos Estados Unidos, a cerimônia em Los Angeles terá apresentação de artistas como Katy Perry, Future, Lisa, Rema e Tyla, além da brasileira Anitta.

No Canadá, os artistas destacados são Alanis Morissette, Alessia Cara, Elyanna, Jessie Reyez, Michael Bublé, Nora Fatehi, Sanjoy, Vegedream e William Prince.

Polêmicas

Antes mesmo de começar, a Copa de 2026 já tem servido de ambiente fértil para polêmicas, principalmente por conta das políticas interna e externa estadunidenses.

Em meio à guerra contra o Irã, os EUA têm adotado políticas migratórias consideradas abusivas, dificultando vistos, de forma a restringir a entrada de jogadores, árbitros e torcedores em seu território.

Um dos casos envolve o jogador iraquiano Aymen Hussein, retido por várias horas na imigração dos EUA, onde passou por um interrogatório rigoroso. Considerado destaque da equipe, ele teve o celular inspecionado antes de ser liberado para entrar no país. Outros integrantes da delegação não tiveram a entrada autorizada.

Os EUA barraram também a entrada do premiado árbitro Omar Artan, da Somália, quando chegava ao aeroporto Internacional de Miami, vindo de Istambul. Ele foi considerado inadmissível devido a “preocupações com a verificação de antecedentes”, segundo a alfândega, em comunicado que não especificou quais seriam tais preocupações. Esta seria a primeira vez que um árbitro da Somália participaria de uma Copa do Mundo.

Já a delegação iraniana teve de mudar seus planos, após ter sido proibida de pernoitar em território estadunidense, após os jogos. A princípio, estava programado que eles ficariam hospedados no estado norte-americano do Arizona.

Diante da negativa por parte do governo estadunidense, a solução foi hospedar a delegação na cidade de Tijuana, no México, para onde terão de retornar após cada partida disputada nos EUA.

Há também relatos de torcedores iranianos que tiveram seus ingressos cancelados há poucos dias do início do mundial.

📋 Agência Brasil
Banner_Pagode_Compania
Crédiutos da Foto AgoraRN – Secretário da Segurança Pública e da Defesa Social, Cel. Francisco Araújo

A redução da maioridade penal não representa uma solução para os problemas da violência e da criminalidade no Brasil. A avaliação foi feita pelo secretário de Estado da Segurança Pública e da Defesa Social do Rio Grande do Norte, coronel Francisco Araújo, durante entrevista à rádio 94 FM nesta quarta-feira 10.

Ao comentar propostas que voltam a ser discutidas no Congresso Nacional, Araújo afirmou que o debate precisa ser conduzido com cautela e associado a políticas públicas voltadas para educação, esporte, lazer e geração de oportunidades para jovens.

“Falar em maioridade penal ou menoridade penal no Brasil, na situação dos problemas que o Brasil tem, das desigualdades sociais, é muito preocupante. Eu acho que nós, todos nós, temos que nos preocupar com escola de tempo integral, política pública de segurança, porque a idade maior ou menor, não vai influenciar na criminalidade e na violência no País”, declarou.

Segundo o secretário, a redução da idade penal costuma ser apresentada como uma resposta imediata à violência, mas não enfrenta as causas estruturais do problema.

“A partir do momento que o jovem tiver escola de tempo integral, tiver esporte, lazer, recreação, ocupação, tiver geração de emprego e renda, a tendência é a criminalidade diminuir. É muito fácil dizer que vai diminuir a idade penal como uma solução para o problema. Eu estou dando uma opinião, vamos dizer, técnica, não uma opinião política”, afirmou.

Araújo ressaltou que sua posição é baseada na experiência acumulada ao longo de mais de quatro décadas de atuação no serviço público. O secretário argumentou que a simples alteração da idade mínima para responsabilização criminal não garante resultados concretos.

“Eu não vou emitir o juízo de valor, faço as argumentações. Ora, se hoje é 18 anos e nós diminuímos para 16, amanhã alguém vai querer diminuir para 14. Depois de amanhã alguém vai querer diminuir para 12. Então, é muito difícil, vamos dizer, é quase intangível a gente conseguir medir essa idade da maioridade.”

Ele reconheceu que os adolescentes atuais têm acesso a mais informações do que gerações anteriores, mas reforçou que o encarceramento não é suficiente para reduzir a violência.

“Hoje o mundo é um mundo totalmente diferente. O mundo é globalizado com mídias sociais. O nível de conhecimento de um adolescente hoje é muito maior do que na minha época quando eu não tinha acesso às redes sociais que tem hoje. O nível de esclarecimento das pessoas. Mas encarcerar só por encarcerar pessoas não necessariamente vai reduzir a criminalidade de violência.”

Para o secretário, o avanço das facções criminosas está relacionado à ausência histórica de investimentos sociais.

“O que acontece hoje, que a polícia luta contra as organizações criminosas, é porque as políticas públicas falharam no passado. Com escola, esporte, lazer, recreação, escola de tempo integral. Se nós tivéssemos tido tudo isso antes, a sociedade hoje seria muito melhor.”

Número de mortes

Durante a entrevista, Araújo também comentou dados divulgados pela Secretaria de Segurança Pública e Defesa Social (Sesed) que apontam que Natal registrou, em maio deste ano, o mês menos violento dos últimos 16 anos. Segundo ele, os números são produzidos pela Coordenadoria de Informações Estatísticas e Análises Criminais (Coine) e passam por auditorias externas.

O secretário afirmou que os indicadores são utilizados em relatórios nacionais produzidos por órgãos especializados em segurança pública e que a redução da violência contribui para o desenvolvimento econômico do Estado.

“Isso faz com que o turismo, a geração de emprego e renda em Natal e no Rio Grande do Norte, melhore, porque é divulgado a nível nacional e as pessoas vêm para um local turístico que tem menos violência.”

Leia mais
Banner_RadioBox_Entre
Créditos da Foto: Bruno Spada/Câmara dos Deputados

A Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) da Câmara dos Deputados aprovou nesta quarta-feira (10), por 44 votos a 18, a admissibilidade da proposta de emenda à Constituição (PEC 32 e apensadas) que reduz a maioridade penal dos atuais 18 para 16 anos de idade.

A análise da admissibilidade pela CCJ é apenas o primeiro passo na tramitação do tema na Câmara. Se aprovada, a proposta ainda precisa passar por uma comissão especial e pelo Plenário, em dois turnos de votação.

Proposta original
A proposta principal (PEC 32/15), do ex-deputado Gonzaga Patriota (PE), previa originalmente a plena maioridade civil e penal aos 16 anos. Isso significa que, além de responderem por crimes como adultos, os jovens passariam a ter todos os direitos da vida adulta: poderiam casar, celebrar contratos e obter a Carteira Nacional de Habilitação (CNH).

O texto tornava ainda o voto obrigatório aos 16 anos e reduzia a idade mínima para se candidatar a cargos como o de vereador.

Mudanças no texto original
Mas o parecer do relator, deputado Coronel Assis (PL-MT), retirou as modificações na esfera civil, prevendo exclusivamente a punição criminal de jovens com mais de 16 anos.

Assis explicou que retirou a parte dos direitos civis para garantir que a PEC tratasse apenas de um assunto, evitando “confusão jurídica”.

Leia mais
Banner_Show da Tarde_Entre
Créditos da foto: reprodução/instagram

O Ministério Público de São Paulo denunciou a influenciadora Deolane Bezerra, Marco Herbas Camacho, o Marcola, e mais quatro pessoas por lavar dinheiro para a facção criminosa Primeiro Comando da Capital, o PCC.  A denúncia aponta que os indiciados atuaram entre 2018 e 2025.

Os acusados, além de Marcola e Deolane, são Alejandro Juvenal Herbas Camacho Junior – irmão de Marcola e colíder da organização, Everton de Sousa – operador financeiro do esquema, Leonardo Alexsander Ribeiro Herbas Camacho e Paloma Sanches Herbas Camacho – filhos de Alejandro que estão foragidos no exterior.

De acordo com a denúncia, os acusados usaram uma transportadora para dissimular e reinserir na economia formal os recursos ilícitos obtidos pelo PCC. A estrutura era conhecida como Transportadora Lado a Lado, e era administrada por Ciro Cesar Lemos, já condenado por organização criminosa.

Deolane é acusada de receber depósitos fracionados da transportadora e ocultar a origem através de contas próprias. A investigação aponta que ela planejava transferir suas empresas para fundos no exterior, operando a lavagem de dinheiro do PCC. Everton de Sousa atuava como operador intermediário e Paloma e Leonardo recebiam parcelas dos rendimentos ilícitos por determinação do pai.

Deolane Bezerra está presa desde 21 de maio e teve o pedido de habeas corpus negado pelo Superior Tribunal de Justiça na última terça-feira. A defesa da influenciadora tentou converter a prisão preventiva em domiciliar, alegando o fato de ela ser mãe e única responsável por uma criança de 9 anos. Detida pelos crimes de organização criminosa e lavagem de dinheiro, Deolane está presa na Penitenciária Feminina de Tupi Paulista, no interior de São Paulo.

Defesas

Em nota, a defesa de Marcola e Camacho diz que ambos se encontram custodiados em presídio de segurança máxima desde fevereiro de 2019, o que torna inviável participação nos fatos investigados, e que adotará todas as medidas processuais cabíveis para demonstrar a fragilidade da narrativa acusatória e a improcedência das imputações atribuídas aos seus constituintes. Na mesma nota, os advogados citam que Leonardo e Paloma Camacho também refutam as imputações formuladas.

Já a defesa de Deolane Bezerra afirma que ainda não teve acesso à acusação na íntegra e reafirma que a influenciadora não faz parte de organização criminosa, nem cometeu crimes.

📋 Rádio Agência
Banner_JM_Variedades
Créditos da foto: Rosinei Coutinho/SCO/STF

Pix entre 2020 e 2024 para a realização de eventos poderão ser multados caso deixem de apresentar a documentação exigida para prestação de contas. A determinação é do ministro Flávio Dino, do Supremo Tribunal Federal, relator da ADPF 854, que acompanha a implementação de medidas de transparência e rastreabilidade das emendas parlamentares.

Pela decisão, os entes federativos que não apresentarem planos de trabalho, deixarem de complementar informações pendentes ou não enviarem relatórios de gestão na plataforma Transferegov.br estarão sujeitos a multa diária equivalente a 1% do valor recebido por meio da emenda.

A medida faz parte do acompanhamento realizado pelo STF sobre o acordo firmado entre Executivo e Legislativo para ampliar o controle sobre a aplicação de recursos oriundos de emendas parlamentares.

Ao analisar informações encaminhadas pela Advocacia-Geral da União, Flávio Dino identificou falhas na prestação de contas de verbas destinadas ao setor de eventos, especialmente em casos envolvendo empresas beneficiadas pelo Programa Emergencial de Retomada do Setor de Eventos.

Segundo os dados apresentados, foram identificados 126 planos de trabalho relacionados a essas emendas. Desse total, 72 já foram aprovados, enquanto 54 ainda precisam de complementação de informações. A AGU informou ainda que empresas beneficiadas pelo Perse aparecem em 11 dos relatórios de gestão analisados.

Na decisão, Dino afirmou que a falta de documentação prejudica a fiscalização e compromete a rastreabilidade dos recursos públicos.

“Tal situação evidencia persistentes deficiências de transparência e rastreabilidade na destinação de emendas parlamentares voltadas à promoção de eventos, comprometendo a verificação da adequada aplicação dos recursos públicos e a efetividade dos mecanismos de controle institucional”, registrou.

O ministro também destacou que a situação é mais sensível quando envolve empresas contempladas pelo Perse, programa que concede incentivos fiscais ao setor de eventos.

A decisão atribui ao Ministério do Turismo a responsabilidade de identificar estados e municípios em situação irregular e notificá-los sobre a aplicação das multas. A pasta terá dez dias para concluir o levantamento e apresentar informações atualizadas sobre as emendas que ainda não possuem plano de trabalho ou prestação de contas adequados.

Leia mais
Banner_Drogaria_Betesda
Flávio Bolsonaro e Lula (Foto: Carlos Moura/Agência Senado | Ricardo Stuckert / PR)

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) ampliou a vantagem sobre o senador Flávio Bolsonaro (PL-RJ) na corrida presidencial de 2026, segundo pesquisa Genial/Quaest divulgada nesta quarta-feira 10. O levantamento mostra que Lula aparece com 44% das intenções de voto em um eventual segundo turno, enquanto Flávio registra 38%, diferença de seis pontos percentuais.

Na rodada anterior da pesquisa, divulgada em maio, os dois estavam tecnicamente empatados dentro da margem de erro de dois pontos percentuais. Na ocasião, Lula tinha 42% e Flávio Bolsonaro aparecia com 41%.

No cenário estimulado de primeiro turno, o presidente também lidera a disputa, com 39% das intenções de voto. Flávio Bolsonaro ocupa a segunda posição, com 29%, dez pontos atrás do petista.

O terceiro lugar é dividido entre Renan Santos (Missão) e o ex-governador de Goiás Ronaldo Caiado (PSD), ambos com 3%. Aécio Neves (PSDB) e Romeu Zema (Novo) aparecem com 2% cada, enquanto Augusto Cury (Avante), Joaquim Barbosa (DC) e Samara Martins (UP) somam 1% cada. Cabo Daciolo (Mobiliza), Edmilson Costa (PCB) e Heró Bezerra (PRTB) não registraram intenções de voto.

Esta é a primeira rodada da Genial/Quaest a incluir os nomes de Joaquim Barbosa e Aécio Neves na lista de possíveis candidatos ao Palácio do Planalto.

Joaquim Barbosa substituiu Aldo Rebelo como pré-candidato do Democracia Cristã (DC). A direção nacional do partido justificou a troca afirmando que Aldo não havia conseguido ganhar competitividade nas pesquisas de intenção de voto. O ex-presidente da Câmara reagiu à decisão, classificou a indicação de Barbosa como “clandestina”, mas acabou sendo expulso da legenda dias depois.

Já Aécio Neves ainda não confirmou oficialmente sua candidatura. A Federação PSDB/Cidadania formalizou convite para que o deputado federal dispute a Presidência, mas o tucano ainda não definiu se participará da eleição.

Na pesquisa espontânea, a maioria do eleitorado segue sem candidato definido. O levantamento aponta que 56% dos entrevistados se declararam indecisos, enquanto Lula foi citado por 23% e Flávio Bolsonaro por 17%.

A Genial/Quaest também simulou outros cenários de segundo turno. Contra Romeu Zema, Lula venceria por 45% a 35%, com 17% de votos brancos e nulos e 3% de indecisos. O mesmo placar se repete em uma eventual disputa contra Ronaldo Caiado.

Em um confronto contra Renan Santos, a vantagem do presidente seria ainda maior: 45% contra 31%, enquanto 20% declararam voto branco ou nulo e 4% permanecem indecisos.

O instituto também mediu os índices de rejeição e potencial de voto dos principais nomes da disputa. Lula é conhecido e rejeitado por 53% dos entrevistados, enquanto 45% afirmam conhecê-lo e votariam nele. Apenas 2% disseram não conhecer o presidente.

No caso de Flávio Bolsonaro, 56% afirmaram conhecê-lo e não votariam nele, enquanto 39% disseram que votariam no senador. Outros 5% afirmaram não conhecê-lo.

Entre os demais pré-candidatos, Aécio Neves apresentou o maior índice de rejeição. Segundo a pesquisa, 54% afirmam conhecê-lo e não votariam nele, enquanto apenas 14% disseram que votariam no tucano.

A pesquisa Genial/Quaest ouviu 2.004 eleitores com 16 anos ou mais entre os dias 5 e 8 de junho. As entrevistas foram realizadas presencialmente em domicílios. A margem de erro é de dois pontos percentuais, com nível de confiança de 95%. O levantamento está registrado no Tribunal Superior Eleitoral (TSE) sob o número BR-07661/2026.

Pesquisa Genial/Quaest: intenção de voto para presidente (1º turno)

Luiz Inácio Lula da Silva (PT): 39%

Flávio Bolsonaro (PL): 29%

Renan Santos (Missão): 3%

Ronaldo Caiado (PSD): 3%

Aécio Neves (PSDB): 2%

Romeu Zema (Novo): 2%

Augusto Cury (Avante): 1%

Joaquim Barbosa (DC): 1%

Samara Martins (UP): 1%

Cabo Daciolo (Mobiliza): 0%

Heró Bezerra (PRTB): 0%

Edmilson Costa (PCB): 0%

Indecisos: 10%

Branco, nulo ou não vai votar: 9%

📋 O Correio de Hoje
WhatsApp_Grupo_Blog
Créditos da Foto: Divulgação/STTU

Os ônibus intermunicipais do Rio Grande do Norte vão circular normalmente nesta quinta-feira 11 após o adiamento da greve dos rodoviários, que estava prevista para começar nesta data. A decisão foi anunciada pelo Sindicato dos Rodoviários do Rio Grande do Norte (Sintro-RN) após acordo com as empresas do setor.

Por meio de nota, o Sintro também informou que decidiu suspender a greve por uma semana, “permitindo a conclusão das tratativas em andamento”.

Segundo o vice-presidente do Sintro-RN, Arnaldo Dias, o entendimento ocorreu após o pagamento do vale alimentação aos trabalhadores e a sinalização de assinatura da convenção coletiva. “O Grupo Trampolim efetuou o pagamento do vale alimentação aos trabalhadores. O Setrans sinalizou que vai assinar a convenção [coletiva], porém tem alguns pontos de divergência para serem ajustados”, explicou.

De acordo com o dirigente, os pontos pendentes envolvem ajustes na redação de textos com questões jurídicas. “Os principais pontos, como salário, vale alimentação, plano de saúde, todas as questões salariais e econômicas que tinham sido negociadas”, acrescentou.

“A gente chegou a esse entendimento, porque tem a garantia do cumprimento, de tudo que tinha sido negociado”, completou Dias.

O indicativo de greve havia sido aprovado no último sábado 6, durante assembleias realizadas em pelo menos quatro garagens. O comunicado oficial da paralisação foi publicado na terça-feira 9.

Leia mais
Banner_RadiosCast_Entre
Créditos da foto: Wilson Dias/arquivo Agência Brasil

O Brasil abriu mais espaço para a juventude no mercado de trabalho. Entre janeiro e abril de 2026, foram criadas mais de 54,8 mil vagas para jovens aprendizes. Com esse resultado, o país chegou ao maior número da história: mais de 726 mil jovens entre 14 e 24 anos com contratos ativos. Os dados são do Novo Caged, divulgados pelo Ministério do Trabalho e Emprego.

Perfil

As oportunidades estão concentradas, principalmente, em atividades administrativas e na produção industrial. O perfil dos aprendizes também chama atenção. As mulheres são maioria, com pouco mais de 52%. Já os homens representam cerca de 47%. Na divisão por raça e cor, predominam jovens pardos e brancos, seguidos por pretos, amarelos e indígenas.

A maior parte desses jovens tem até 17 anos. Um terço está na faixa de 18 a 24 anos, e uma pequena parcela tem mais de 25 anos. Nesse caso, são pessoas com deficiência, que não têm limite de idade previsto.

Regras

A Lei da Aprendizagem define as regras desse tipo de contratação. O contrato pode durar até dois anos. O jovem tem carteira assinada, recebe salário e tem direitos como 13º, FGTS e férias. A jornada é menor e combina trabalho com formação teórica. Menores de 18 anos não podem trabalhar à noite nem em atividades perigosas ou insalubres.

Para participar, é preciso ter entre 14 e 24 anos. Quem ainda não terminou a escola, deve estar matriculado e frequentando as aulas. O jovem também precisa estar vinculado a um curso de aprendizagem profissional, escolas técnicas ou entidades sem fins lucrativos.

Empresas com pelo menos sete funcionários são obrigadas a contratar aprendizes. Elas devem reservar de 5% a 15% das vagas para esses jovens.

📋 Rádio Agência
WhatsApp_Canal_Noticias_Blog
Créditos da Foto: Rafael Ribeiro / CBF

Enfim, pistas! Era o que o torcedor brasileiro queria com relação à Seleção Brasileira e ao problema da lateral direita, desde que Wesley foi cortado. No treinamento de hoje (10), o técnico Carlo Ancelotti deu indícios de que começará o jogo com Danilo pela lateral direita e com Alex Sandro pela lateral esquerda. Mas ainda resta a possibilidade de Ibañez ocupar essa posição.

Em entrevista coletiva, Ibañez falou e, inclusive, arrancou muitos risos da imprensa ao ser questionado se jogaria ou não nessa posição:

“A gente vem trabalhando forte durante a semana. Na semana passada e na outra, também a gente veio trabalhando muito forte, dando o nosso melhor dentro de campo para chegar o mais prontos possível para esse jogo de estreia. E isso é o máximo que eu posso te falar, porque, se eu disser mais do que isso, dá ruim pra mim depois.”

Provável escalação

Se Ancelotti não resolver alterar a receita do bolo, a provável escalação da Seleção Brasileira para a estreia de sábado (13), às 19 horas, contra o Marrocos, em Nova Jersey, é a seguinte: no gol, Alisson; Danilo pela direita; na zaga, Gabriel Magalhães e Marquinhos; Alex Sandro pela lateral esquerda; dois volantes, Casemiro e Bruno Guimarães; e, para a frente, Lucas Paquetá, Raphinha, Vini Júnior e Matheus Cunha, que poderá receber uma nova oportunidade no comando de ataque do Brasil.

📋 Rádio Agência
WhatsApp_Canal_Noticias_Blog
A Polícia Civil do RN em diligênciais investigativas. – Créditos da Foto: Secoms/PCRN

A Polícia Civil do Rio Grande do Norte cumpriu, nesta terça-feira (09), um mandado de busca e apreensão domiciliar contra um homem de 26 anos, pelo crime de violência sexual no município de São Gonçalo do Amarante/RN

De acordo com as investigações, o homem é suspeito de praticar violência sexual contra uma adolescente. O crime teria ocorrido em junho de 2025.

Segundo apurado, a vítima relatou que o suspeito teria ingressado na residência onde ela se encontrava e que, após ser exposta a uma substância de odor forte, perdeu a consciência. Ao despertar, percebeu sinais de violência e passou a receber ameaças para que não revelasse os fatos.

Ainda de acordo com as investigações, a adolescente reconheceu o suspeito por características físicas e por já tê-lo visto anteriormente. As diligências também apontaram que o homem possui antecedentes criminais e é suspeito de outros procedimentos.

Durante o cumprimento da ordem judicial, foi apreendido um aparelho celular pertencente ao suspeito, que será submetido à análise pericial para auxiliar no aprofundamento das investigações.

As diligências continuam com o objetivo de reunir novos elementos probatórios relacionados ao caso.

A Polícia Civil reforça a importância da colaboração da população. Informações que possam auxiliar as investigações podem ser repassadas, de forma anônima e segura, por meio do Disque Denúncia 181.

📋 Secretaria de Comunicação Social da Polícia Civil do RN – SECOMS.
Banner_CX_Radio_Entre
Créditos da Foto: Divulgação/Polícia Civil

A Polícia Civil do Rio Grande do Norte (PCRN), em ação conjunta com a Polícia Civil do Estado de Pernambuco (PCPE), deflagrou, nesta quarta-feira (10), a Operação “Nesher”, que ocorreu simultaneamente em nove estados da Federação e teve como objetivo o cumprimento de mandados judiciais contra suspeitos por tráfico de drogas, associação para o tráfico e lavagem de capitais.

Durante as investigações, foi constatado que um dos suspeitos, de 39 anos, natural de Campina Grande, no estado da Paraíba, estaria escondido na praia de Pipa, localizada no município de Tibau do Sul.

De acordo com as investigações, o suspeito integra uma organização criminosa especializada no tráfico interestadual de drogas, além de atuar na lavagem de dinheiro. Ele também é apontado como integrante de um grupo criminoso com atuação no comando do tráfico de drogas na região da praia de Pipa.

No momento do cumprimento do mandado de busca e apreensão, foram apreendidos uma pistola calibre 9mm, 13 munições intactas, um veículo Volvo com indícios de clonagem, um rádio comunicador, roupas camufladas e uma máscara.

Após a prisão, o suspeito foi conduzido à delegacia para os procedimentos legais e, em seguida, encaminhado ao sistema prisional, onde permanecerá à disposição da Justiça.

A Polícia Civil reforça a importância da colaboração da população e solicita que informações anônimas sejam repassadas por meio do Disque Denúncia 181.

📋 Policia Civil

Banner_Eduardo_Auto_Pecas
Créditos da foto: 3ª Companhia de Policiamento Ambiental/Assú

Na manhã da última terça-feira (09), policiais militares da 3ª Companhia de Policiamento Ambiental (3а CPAmb) flagraram o transporte irregular de produto florestal nativo durante patrulhamento no município de Assú.

Durante a abordagem, foi constatado que o condutor transportava lenha nativa da espécie jurema sem o Documento de Origem Florestal (DOF), documento obrigatório para o transporte desse tipo de material.

Diante da irregularidade constatada, foi lavrado um Termo Circunstanciado de Ocorrência (TCO) em desfavor do responsável, com fundamento no Art. 46 da Lei nº 9.605/98 (Lei de Crimes Ambientais), além da adoção das demais medidas cabíveis.

O Batalhão de Policiamento Ambiental reforça a importância do cumprimento da legislação ambiental e da regularidade documental no transporte de produtos florestais, contribuindo para a preservação dos recursos naturais e o combate aos crimes ambientais.

📋 Policia Militar
Banner_RadiosNet_Entre
Créditos da foto: Rádio Patrulha/ Patrulha Rural/Policia Militar Cerro Corá

Na continuidade das ações de policiamento ostensivo e preservação da ordem pública, policiais militares da Rádio Patrulha e da Patrulha Rural realizaram, nesta quarta-feira (10), a apreensão de 4 (quatro) espingardas no município de Cerro Corá.

Durante a ocorrência, 3 (três) indivíduos foram presos em flagrante pelos crimes de porte ilegal de arma de fogo e caça proibida.

Os suspeitos e todo o material apreendido foram conduzidos à Delegacia de Plantão em Cerro Corá, onde foram apresentados à autoridade policial para a adoção dos procedimentos cabíveis.

A ação reforça o compromisso do novo comando do 13º Batalhão de Polícia Militar com o enfrentamento à criminalidade e a promoção da segurança pública, atuando de forma integrada e permanente em defesa da população seridoense.

📋 Policia Militar
Banner_JM_Variedades
Créditos da foto: Reprodução/Web

O poeta Paulo Varela morreu nesta quarta-feira (10), aos 79 anos. Reconhecido como um dos principais representantes da poesia popular do Rio Grande do Norte, ele levou o nome de Assú para todo o país e ganhou projeção nacional ao participar do Programa do Jô, em 2005.

A morte do artista foi lamentada por entidades culturais e órgãos públicos. Em homenagem à trajetória do poeta, a Prefeitura de Assú decretou luto oficial de três dias no município.

Paulo Varela construiu uma trajetória marcada pela valorização da cultura popular nordestina e da chamada poesia matuta.

Em nota, a prefeitura afirmou que o artista foi um dos grandes nomes da poesia popular do Nordeste e destacou sua contribuição para a identidade cultural do povo assuense.

A Sociedade dos Poetas Vivos e Afins do Rio Grande do Norte (SPVA-RN) lamentou a morte do escritor e destacou sua contribuição para a literatura potiguar.

“Homem de sensibilidade singular, dedicou sua vida à arte da palavra, enriquecendo a literatura potiguar com sua poesia, sua amizade e sua presença marcante entre aqueles que cultivam a cultura e a beleza do verbo”, disse a entidade.

A Secretaria Estadual da Cultura e a Fundação José Augusto (FJA) também divulgaram nota de pesar, classificando a morte do poeta como uma grande perda para a literatura potiguar.

“Paulo Varela dedicou sua vida à literatura e à poesia, contribuindo para o fortalecimento da cultura potiguar e deixando uma obra que seguirá inspirando leitores e admiradores”, lembrou a FJA em publicação nas redes sociais.

Velório e sepultamento

Segundo informações divulgadas pela Fundação José Augusto, a família aguarda a liberação do corpo para o início do velório no Ginásio de Esportes de Jardim Lola, em São Gonçalo do Amarante. Texto Portal G1.

O sepultamento está previsto para esta quinta-feira (11), no Cemitério Bom Pastor I, em Natal.

📋 Da Redação
Banner_Show da Manha
Créditos da Foto: Imagem de acervo

Mais de 56 mil famílias potiguares correm risco de perder o benefício da Tarifa Social de Energia Elétrica (TSEE) nos próximos meses por falta de atualização cadastral. O alerta é da Neoenergia Cosern, que reforça a necessidade de regularização dos dados junto ao Cadastro Único (CadÚnico) e à Neoenergia Cosern.

Natal lidera o ranking, com 10.042 famílias em situação pendente, seguida de Mossoró (3.281), Parnamirim (3.251), São Gonçalo do Amarante (2.406) e Macaíba (2.009). Completam a listada das 10 cidades Extremoz (1.704), Assú (1.488), Caicó (1.341), Ceará-Mirim (1.270) e São José de Mipibu (1.149). Nas últimas semanas, apenas 2.425 famílias em todo o estado atualizaram os dados e mantiveram o benefício ativo.

Praias e ilhas

Além do grupo de 56 mil famílias que precisa regularizar os dados para não perder o benefício, um levantamento da Neoenergia Cosern mostra que o Rio Grande do Norte ainda possui 378 mil famílias com potencial para usufruir da Tarifa Social de Energia Elétrica (TSEE) ou o Desconto Social de Energia Elétrica (DSEE), mas que ainda não acessaram o benefício.

Desse total, 97.463 estão em Natal, 29.842 em Mossoró e 28.050 em Parnamirim. São Gonçalo do Amarante (17.129), Macaíba (9.593), Caicó (8.604), Extremoz (6.499), Assú (6.110), Ceará-Mirim (5.172) e São José de Mipibu (5.160) completam o ranking dos 10 municípios.

Desse total, 97.463 estão em Natal, 29.842 em Mossoró e 28.050 em Parnamirim. São Gonçalo do Amarante (17.129), Macaíba (9.593), Caicó (8.604), Extremoz (6.499), Assú (6.110), Ceará-Mirim (5.172) e São José de Mipibu (5.160) completam o ranking dos 10 municípios.

Como acontece a inclusão automática

Nos cinco primeiros meses de 2026, a Neoenergia Cosern já inseriu automaticamente 113.259 famílias potiguares nos benefícios da TSEE e DSEE. A inclusão ocorre sempre que os consumidores atualizam seus dados tanto junto ao CadÚnico ou INSS (beneficiário do BPC/LOAS) quanto à Neoenergia Cosern, por meio dos canais de atendimento e na Carreta do Projeto Energia com Cidadania que roda os municípios potiguares (esta semana ela está em Areia Branca e depois segue para Caraúbas e Goianinha), e há um cruzamento dos dados para validação do atendimento aos critérios de concessão.

A TSEE assegura a gratuidade nos primeiros 80 kWh mensais consumidos. Já o DSEE aplica uma redução na conta de energia de 13,6% para os primeiros 120 kWh. Quem consumir a mais, vai pagar a diferença com o valor cheio, sem desconto. A concessão ocorre automaticamente para quem está com os dados atualizados junto à Neoenergia Cosern.

Critérios de participação

Tarifa Social

Famílias do CadÚnico com renda mensal de até meio salário-mínimo por pessoa, inclusive famílias indígenas ou quilombolas;

Idosos e pessoas com deficiência que recebem o BPC/LOAS;

Famílias cadastradas no CadÚnico que vivem em sistemas isolados, sem ligação ao Sistema Interligado Nacional.

Famílias Do CadÚnico com renda mensal de até três salários-mínimos, que tenham membro familiar com doença ou patologia a qual necessite do uso continuado de aparelhos ou equipamentos elétricos vitais.

Desconto Social

Famílias do CadÚnico com renda mensal acima de meio salário-mínimo e até um salário-mínimo por pessoa, inclusive famílias indígenas ou quilombolas;

Leia mais
Banner_CX_Radio_Entre