Operação Pirâmide de Ouro: PF prende pai e filhos que faturaram R$ 1 bilhão com ouro ilegal

Créditos da foto: divulgação/Policia Federal

A Polícia Federal (PF) e a Receita Federal deflagraram a Operação Pirâmide de Ouro, na manhã desta quarta-feira (28/2), em Pará, Amazonas, Rondônia e Paraná. Uma pessoa foi presa, e 13 mandados de busca e apreensão foram cumpridos .

O objetivo é acabar com um esquema de venda ilegal de ouro da Região Norte à Sudeste do país que pode superar R$ 1 bilhão. Os policiais apreenderam documentos e dinheiro, ainda não contabilizado.

Os mandados de prisão e de busca e apreensão, decretados pela Justiça Federal no Amazonas, foram expedidos contra suspeitos de organização criminosa, lavagem de dinheiro, usurpação de bens da união, falsidade ideológica e uso de documento falso. Também foi decretado sequestro de bens de 24 alvos no inquérito.

Um dos três mandados de prisão foi cumprido em Curitiba (PR), e os outros dois alvos estão foragidos. Um dos mandados de busca e apreensão foi cumprido em Itaituba, no Pará; os outros 12 foram divididos entre Porto Velho (RO), Manaus (AM) e Curitiba (PR).

Família do crime

A investigação partiu da apreensão de 7,5 quilos de ouro, feita no dia 1º de setembro de 2022, no Aeroporto Internacional de Belém, em ação conjunta da PF e da Receita Federal.

Na ocasião, o passageiro não foi preso em flagrante; nesta quarta (27), porém, ele foi um dos detidos na operação, assim como dois de seus filhos, todos suspeitos do mesmo esquema criminoso.

Lavagem de dinheiro

O esquema recebia ares de legalidade a partir de empresas “noteiras”, que forjavam notas fiscais. O ouro também era mascarado com um processo de diminuição do teor de pureza para ocultar a origem e também fazê-lo parecer legal.

A perícia da PF atesta forte evidência de fraude, reforçando a suspeita da investigação. Por isso, a Justiça também determinou o sequestro de contas bancárias, suspensão de atividades da empresa e da permissão de lavra garimpeira.

A Receita Federal participa das investigações, com compartilhamento de informações.

Metrópoles

Pizzaria_Hamburgueria_AguasMare
Almoçando com Musicas_Movel
AnuncieAqui_Movel
Radios_Online_Fixo
Carnaval_Guamare_2024
Ediuny_Oliveira_Live
LBV_Lateral
Anuncie Aqui
Carnaval_Guamare_2024_Segunda
Pagode & Cia_Lateral
Carnaval_Guamare_2024_Sabado
RadiosNet_Fixo
Casa Durval Paiva_Fixo
Copiadora-Miranda_Banner_B
CX_Radios_Fixo
Show da Manha
MercadinhoDeusProvera
App
Drogaria Betesta
Guedes-Motos
Eduardo-Auto-Pecas
EliasRaioX
Carnaval_Guamare_2024_Terca
Pizzaria_Hamburgueria_AguasMare
Almoçando com Musicas
JM-VARIEDADES
Torneio_Expedito_2024
SindSerg_Lateral