
A Polícia Civil do Rio Grande do Norte deflagrou, nesta quinta-feira (30), a “Operação Adeus”, com foco no combate aos crimes de estelionato praticados por meio de fraudes eletrônicas com atuação interessante.
A ação conto com apoio das polícias civis do Rio de Janeiro e do Rio Grande do Sul, com cumprimento de mandatos nas cidades de Mostardas, Osório e Nova Iguaçu.
De acordo com as investigações, um dos casos apurados envolveu um golpe aplicado por meio de aplicativo de mensagens, em que a vítima foi causada pela realização de transferências bancárias que somaram cerca de R$ 46 mil. A identificação do suspeito foi possível a partir da análise de movimentações financeiras, dados cadastrais e evidências digitais.
Em outro caso, a polícia estabelece um esquema de fraude baseado em engenharia social. A vítima foi convencida a realizar transações sob o pretexto de renegociação contratual. A investigação utiliza rastreamento de IP, análise de comunicações, dados bancários e reconhecimento facial para chegar ao principal suspeito, além de apontar a participação de outros envolvidos.
Ao todo, foram cumpridos seis mandatos judiciais, sendo um de prisão e cinco de busca e apreensão domiciliar. Também foi determinado o bloqueio de valores e investimentos financeiros dos investigados, além da apreensão de dispositivos eletrônicos e documentos relacionados a crimes.
À medida que as investigações avançam, com a análise do material apreendido para identificar outros possíveis participantes e aprofundar a responsabilização dos envolvidos.
A Polícia Civil reforça que informações podem ser repassadas de forma anônima por meio do Disque Denúncia 181.
📋 Portal da Tropical

























