Neoenergia Cosern: Operação retira 10 toneladas de cabos irregulares em Guamaré e mais seis cidades

Foto: Neoenergia Cosern/Divulgação

O volume de condutores (fios e cabos) de telecomunicações irregulares extraídos da rede de postes da Neoenergia Cosern nos municípios de Assú, Macau, Guamaré, Alto do Rodrigues, Carnaubais, Lajes e Pedro Avelino superou as 10,1 toneladas. Esse volume foi extraído ao longo deste ano através de inúmeras ações da Operação Ordenamento, nas quais equipes técnicas da distribuidora de energia retiram condutores e demais equipamentos instalados à revelia na rede de postes.

“Visando a segurança da população e do sistema elétrico, ampliamos as nossas ações de identificação e retirada de fios irregulares da nossa rede de postes. Isso garante a continuidade do fornecimento de energia elétrica com o mínimo de interrupções, diminui a poluição visual das ruas e avenidas, reduz os riscos de acidentes em razão do sobrepeso nos postes e identifica e desativa possíveis ligações clandestinas, os populares “gatos””, explica a engenheira eletricista Pammella Santos, supervisora da Unidade Territorial de Distribuição (UTD Assu).

Os itens extraídos, em sua totalidade, pertencem às empresas de telecomunicações (telefonia e internet). Essas empresas precisam seguir regras impostas pela Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel), Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) e Agência Nacional do Petróleo (ANP). Anterior à instalação dos equipamentos nos postes, seguindo a legislação em vigor para o setor, as empresas de telecomunicações precisam encaminhar os projetos e aguardar a análise da concessionária que resultará na aprovação, ou não, da execução da instalação.

Nos casos em que forem identificados pontos de fixação ou equipamentos instalados clandestinamente ou cabos que possam causar risco à segurança, tanto da população quanto ao fornecimento de energia (como fios descascados ou rompidos, vão baixo, repetidoras, mão francesa, cabos descumprindo as distâncias de segurança etc.), a instalação irregular será retirada pela Neoenergia Cosern imediatamente.

Neoenergia Cosern

JM_Variedades_Movel
LBV Campanhas
Mercadinho Deus Proverá
App
Almoçando com Musicas
CX_Radios_Fixo
Anuncie Aqui
Drogaria Betesta
OpticaEmporio
JM-VARIEDADES
DN_Servicos_Fixo_2
Eduardo-Auto-Pecas
Ediuny_Oliveira_Live
AlphaColor_Lateral
Pizzaria_Hamburgueria_AguasMare
Pagode & Cia_Lateral
HSHOT_500
Show da Manha
Casa Durval Paiva_Fixo
MiniprecoFixo
Radios_Online_Fixo
MercadinhoDeusProvera
RadiosNet_Fixo
Copiadora-Miranda_Banner_B
Cartão
Radio_Box_Fixo
Guedes-Motos