Mundo: Navio de carga transportando veículos elétricos queima há 8 dias no mar e não há como apagar incêndio

Créditos da Foto: USCG

Um incêndio em um navio de carga transportando veículos elétricos, que contêm baterias de íons de lítio altamente inflamáveis, continuava ativo na costa do Alasca nesta quarta-feira, mais de oito dias após seu início, segundo informou a Guarda Costeira dos EUA e o gerente da embarcação.

Siga o Canal de Noticias do “ Blog Guamaré News” no WhatsApp

Um dos conveses que transportava veículos elétricos começou a soltar fumaça na tarde de terça-feira, quando o navio, o Morning Midas, estava a aproximadamente 2 mil quilômetros de Anchorage, segundo sua administradora, a Zodiac Maritime. A tripulação, incapaz de conter o fogo, enviou um alerta de emergência 15 minutos depois, informou a empresa de navegação sediada em Londres, em um comunicado.

Todos os 22 tripulantes abandonaram o navio de 180 metros em um bote salva-vidas e foram resgatados por uma embarcação comercial próxima.

Créditos da Foto: Guarda dos EUA

Uma porta-voz da Guarda Costeira disse na última semana que as autoridades estavam permitindo que o fogo se extinguisse por conta própria, observando à distância segura devido ao risco de explosão das baterias de íons de lítio nos carros. Dustin Eno, porta-voz da Zodiac Maritime, afirmou que não havia navios de combate a incêndios próximos para ajudar a apagar as chamas, e uma equipe de resgate só chegou ao local no domingo.

A agência planeja investigar a causa do incêndio, informou a porta-voz, Suboficial de Primeira Classe Shannon Kearney, do 17º Distrito da Guarda Costeira no Alasca. Ela afirmou que ainda era cedo para concluir que o fogo começou nos veículos elétricos.

Clique e ouça a melhor programação do Rádio Guamareense Rádio Web Guamaré News

Veículos elétricos contêm baterias de íons de lítio que podem superaquecer e causar incêndios que se espalham rapidamente e produzem gases tóxicos, tornando-os difíceis e perigosos de apagar.

O Morning Midas transportava 3.000 carros, incluindo 800 veículos elétricos, e tinha chegada prevista em Lázaro Cárdenas, no México, em 15 de junho, segundo a Zodiac.

O navio partiu de Yantai, na China, em 26 de maio, e fez paradas em Xangai e Nansha, dois importantes polos de exportação de veículos elétricos chineses, antes de cruzar o Pacífico, de acordo com a Maritime Optima, uma empresa norueguesa de dados marítimos.

Créditos da Foto: USCG

Importações de veículos elétricos

As importações da China dominam o mercado de veículos elétricos na América Latina. Mais de 60% dos veículos elétricos vendidos no México em 2023 e 2024 vieram da China, segundo a Agência Internacional de Energia (IEA).

Os riscos de incêndios por baterias podem ser maiores no mar, onde a água salgada pode corroer os materiais que revestem as baterias e gerar uma chama ainda maior.

Em 2022, o Felicity Ace, um navio transportador de veículos um pouco maior que o Morning Midas, afundou no Oceano Atlântico com cerca de 4.000 carros — incluindo Bentleys e Porsches — após um incêndio a bordo que durou quase duas semanas.

As baterias de íons de lítio também representam riscos à aviação. Nos últimos meses, a Southwest Airlines e várias companhias aéreas asiáticas reforçaram as restrições sobre o uso e transporte dessas baterias durante voos. As proibições na Ásia entraram em vigor após um incêndio destruir um avião de passageiros em um aeroporto da Coreia do Sul em janeiro.

Não há uma ligação definitiva entre baterias portáteis e esse incêndio, e uma investigação está em andamento.

O Globo
Banner_AnuncieAqui
Banner_SindSerg
Banner_Mercadinho_DeusProvera
Banner_AnuncieAqui
Banner_Live_Sextou
Banner_Almoçando_Musicas
Banner_Show da Manha
Banner_MomentoGrafith_Lateral
Banner_EliasRaio_X
Banner_RadiosCast_Lateral
Banner_Show da Tarde_Lateral
Banner_Canal_Noticias_Blog
Banner_King_Of_Kings
Banner_CX_Radio_Lateral
Banner_Eduardo_Auto_Pecas
Banner_Super Hits_Lateral
Banner_Whats_Blog_News
Banner_JM_Variedades
Banner_RadioBox_Lateral
Banner_RadiosNet_Lateral
Banner_WebRadio_APP
Banner_Radio_Guamare_News
Banner_Copiadora_Miranda
Banner_Pagode & Cia_Lateral
Banner_Grupo_Radio_Web_Zap