Mundo: Imagem falsa de papa Francisco com casaco volumoso viraliza

📸 reprodução

Uma imagem do Papa Francisco vestindo um longo e volumoso casaco branco viralizou nas redes sociais, em especial no Twitter, entre o sábado (25.mar.2023) e este domingo (26.mar). Entretanto, o registro não é real. Trata-se de uma montagem feita por meio do programa de IA (inteligência artificial) Midjourney.

A imagem foi publicada pela 1ª vez no fórum “r/midjourney” da rede social Reddit.

A imagem falsa foi compartilhada, inclusive, por veículos de imprensa, como a Vogue Brasil, do Grupo Globo. Em seu site, a revista de moda publicou uma matéria intitulada “Papa Francisco é vestido por Filipo Sorcinelli e chama atenção com casaco da moda”, no sábado (25.mar) às 16h48.

O conteúdo chegou a ser republicado na capa da globo.com, com o seguinte título: “Papa Francisco viraliza ao usar jaqueta branca, midi e cheia de detalhes: ‘Muito icônico’”.

Na manhã deste domingo (26.mar), a Vogue Brasil publicou uma retratação em seu perfil no Twitter e o link para a “nota correta”.

Poder360

Almoçando com Musicas_Movel
Mercadinho Deus Proverá
Drogaria_Betesda_Movel
Almoçando com Musicas
Pagode & Cia_Lateral
OpticaEmporio
Radios_Online_Fixo
MercadinhoDeusProvera
Guedes-Motos
CX_Radios_Fixo
App
Eduardo-Auto-Pecas
LBV_Lateral
DN_Servicos_Fixo_2
Show da Manha
HSHOT_500
Drogaria Betesta
JM-VARIEDADES
Copiadora-Miranda_Banner_B
Pizzaria_Hamburgueria_AguasMare
RadiosNet_Fixo
Casa Durval Paiva_Fixo
Ediuny_Oliveira_Live
Anuncie Aqui
SindSerg_Lateral
MiniprecoFixo
AlphaColor_Lateral
Radio_Box_Fixo