Mundo: 62% rejeitam nova Constituição do Chile em derrota para Boric

Foto: Reprodução/Twitter

Com 99% das urnas apuradas, a nova constituição do Chile foi rejeitada pela população. O plebiscito realizado neste domingo (4.set.2022) registrou 13.016.943 votos. Foram 61,87% contra e 38,13% a favor da nova Carta Magna. A votação começou às 8h e se encerrou às 18h.

Mais de 50.000 pessoas apresentaram justificativa para não votarem no plebiscito. Foi a 1ª votação obrigatória no país desde 2012. Para aquelas que não justificaram a ausência, a multa é de 180 mil pesos (cerca de R$1.000, na cotação atual). Cerca de 15 milhões de chilenos estavam aptos a participar.

A rejeição à nova constituição representa uma derrota para Boric, eleito na esteira das reivindicações populares que tomaram o país em 2019. Na época, milhares de pessoas foram às ruas para pedir mais igualdade e melhores condições de vida.

Quando recebeu a proposta, Boric afirmou que “homens e mulheres chilenos optaram por mais democracia” e um momento em que o país vive a “mais profunda crise institucional, política e social”.

Depois do resultado, imagens de TVs chilenas mostraram pessoas comemorando a rejeição da nova constituição em algumas cidades do Chile.

Poder360

Optica_Emporio
WebRadio_APP
Eduardo_Auto_Pecas_Movel
Copiadora-Miranda_Banner_B
MiniprecoFixo
Drogaria Betesta
HSHOT_500
Anuncie Aqui
RadiosNet_Fixo
Banner 87
Ediuny_Oliveira_Live
Cartão
Guedes-Motos
Eduardo-Auto-Pecas
App
OpticaEmporio
DN_Servicos_Fixo_2
Pizzaria_Hamburgueria_AguasMare
JM-VARIEDADES
Radio_Box_Fixo
Radios_Online_Fixo
CX_Radios_Fixo
MercadinhoDeusProvera