MPRN recomenda que Municípios da Costa Branca disponibilizem serviços de psicologia e de serviço social na rede de ensino

Créditos da foto: Reprodução Portal MPRN

O Ministério Público do Rio Grande do Norte (MPRN) recomendou que as Prefeituras de Areia Branca, Grossos, Tibau e Porto do Mangue passem a disponibilizar a prestação de serviços de psicologia e de serviço social na rede pública municipal de educação. A recomendação leva em consideração a Lei nº 13.935/2019, que assegura a inserção no quadro de servidores da rede de ensino do município de profissionais dessas áreas.

As quatro Prefeituras deverão promover estudo/pesquisa e elaborar relatório final conclusivo, com o diagnóstico local e o dimensionamento da quantidade de profissionais de psicologia e de serviço social que serão necessários para atender a rede pública municipal de educação, bem como com a indicação das respectivas atribuições da equipe e de cada profissional. Esse estudo deverá, no mínimo, conter informações que respondam quantas escolas compõem a rede pública de ensino do Município, qual a localidade de cada uma das escolas, quantos estudantes estão matriculados em cada unidade escolar e quais demandas, a priori, a Secretaria Municipal de Educação identifica como principais a serem trabalhadas pelas equipes multiprofissionais.

Esse estudo e o relatório final conclusivo deverão ser encaminhados ao MPRN para análise e eventuais sugestões ou pedidos de esclarecimentos e/ou complementação. As Prefeituras de Areia Branca, Grossos, Tibau e Porto do Mangue também devem adotar as providências necessárias para a realização de concurso público ou, excepcionalmente, processo seletivo para o provimento das vagas. No caso da realização de processo seletivo para o provimento emergencial dos cargos, que o Município, tão logo preenchidas as vagas, inicie os trâmites para a realização de concurso público com vistas à provisão efetivados cargos.

O MPRN alerta que o não atendimento da recomendação poderá ensejar a propositura da competente Ação Civil Pública, além de outras medidas judiciais e extrajudiciais com o objetivo de alcançar o que está previsto em Lei Federal. O MPRN concedeu prazo de 90 dias para que as Prefeituras informem sobre o acolhimento da recomendação, com o encaminhamento de documentos hábeis a comprovar a efetivação das medidas.

MPRN

Mercadinho Deus Proverá
WebRadio_APP
Drogaria_Betesda_Movel
App
EliasRaioX
Eduardo-Auto-Pecas
LBV_Lateral
Anuncie Aqui
Guedes-Motos
Almoçando com Musicas
Copiadora-Miranda_Banner_B
Radios_Online_Fixo
Show da Manha
Pizzaria_Hamburgueria_AguasMare
SindSerg_Lateral
CX_Radios_Fixo
JM-VARIEDADES
Radio_Box_Fixo
MercadinhoDeusProvera
Casa Durval Paiva_Fixo
Ediuny_Oliveira_Live
Drogaria Betesta
Sao_Joao_Monsenhor
HSHOT_500
RadiosNet_Fixo
Pagode & Cia_Lateral