Meio Ambiente: Prefeitos e prefeitas se unem e levam federalismo climático à COP30

Créditos da foto: Fernando Frazão/Agência Brasil

Mais de 100 prefeitos e prefeitas dos maiores municípios brasileiros assinaram, nesta terça-feira (4), um documento que será entregue a líderes mundiais na COP30, em Belém. A iniciativa propõe o federalismo climático como base para uma transição justa e sustentável e reafirma o papel dos municípios na agenda climática. A assinatura ocorreu durante o Fórum Global de Líderes Locais, que reúne prefeitos e governadores de diversos países no Rio de Janeiro.

texto destaca que não há transição climática sem as cidades, já que mais de 80% da população brasileira vive em áreas urbanas, onde os efeitos da crise climática se manifestam com mais intensidade e as soluções precisam de maior investimento, com inovação, participação social e equidade.

Eixos prioritários

documento apresenta seis eixos prioritários de atuação, para fortalecer a ação climática local e o papel das cidades no regime global de clima. Entre essas prioridades estão a democratização de tecnologias e a capacitação sobre a agenda climática, com foco na população e nos servidores e gestores dos municípios brasileiros.

Rádio Agência
Copiadora_Miranda_Movel
Mercadinho_DeusProvera_Lateral
JM_Variedades_Lateral
Live_Sextou_Lateral
BannerRadioNews_Lateral
CX_Radios_Lateral
Horario_Cabral_NTL_GMR
Anuncie Aqui_Lateral
Show da Manha_Lateral
Almoçando com Musicas_Entre
Casa Durval Paiva_Lateral
SindSerg_Lateral
Radio_Box_Lateral
WebRadio_APP_Lateral
RadiosNet_Lateral
Copiadora-Miranda_Banner_B
Eduardo-Auto-Pecas_lateral
Drogaria Betesta_Lateral
Chamada_Canal
Pagode & Cia_Lateral
Show da Tarde_Lateral
Horario_Cabral_GMR_NTL
Radios_Online_Fixo
EliasRaioX