Meio ambiente: Órgãos ambientais alertam para a preservação do caranguejo-uçá durante período reprodutivo

Foto reprodução

O Instituto de Desenvolvimento Sustentável e Meio Ambiente – Idema, por meio da Subcoordenadoria de Planejamento e Educação Ambiental (Spea), em parceria com a Superintendência Estadual do Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama) alertam para a proteção do caranguejo-uçá, espécie que inicia seu período reprodutivo nesta segunda quinzena de janeiro.

O caranguejo-uçá é um dos animais mais importantes da fauna do ecossistema de manguezal. Nas épocas de reprodução, os caranguejos saem das tocas e andam sobre a lama com o intuito de se reproduzirem. O comportamento é apelidado de andada, e nesses períodos, é proibida a coleta do animal para que a espécie possa ser preservada.

Para a supervisora da Spea, Iracy Wanderley, é importante o papel da educação ambiental para sensibilizar a população sobre esse evento da fauna. “Se não houver o período de defeso, as espécies estariam mais vulneráveis à pesca predatória, reduzindo o número de indivíduos e comprometendo a perpetuação do caranguejo-uçá. O papel da educação ambiental é justamente levar informação às pessoas para que elas tomem conhecimento do assunto e, através da sensibilização, busquem estar atentas à conservação da natureza. É fundamental essa mobilização entre o Idema e o Ibama nesse sentido, órgãos responsáveis pela execução da Política Ambiental no RN”, disse.

Leia mais
AlphaColor_Lateral
Mercadinho Deus Proverá
WebRadio_Site_Movel
Ediuny_Oliveira_Live
CX_Radios_Fixo
Pizzaria_Hamburgueria_AguasMare
Eduardo-Auto-Pecas
Pagode & Cia_Lateral
Guedes-Motos
Anuncie Aqui
Almoçando com Musicas
MiniprecoFixo
Cartão
MercadinhoDeusProvera
Drogaria Betesta
AlphaColor_Lateral
Copiadora-Miranda_Banner_B
Radio_Box_Fixo
HSHOT_500
Radios_Online_Fixo
JM-VARIEDADES
App
RadiosNet_Fixo
Casa Durval Paiva_Fixo
DN_Servicos_Fixo_2
OpticaEmporio
Show da Manha