
O ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) passa por uma cirurgia para desobstrução do intestino durante a manhã deste domingo (13) no Hospital DF Star, em Brasília. O procedimento iniciou por volta das 8h30, e deve durar 6 horas.
A informação foi confirmada à reportagem da 98 FM por membros da assessoria do ex-presidente, o qual esteve internado no Hospital Rio Grande, em Natal, entre o fim da manhã de sexta-feira (11) e a tarde de sábado (12).
De acordo com informações obtidas junto a equipe médica de Bolsonaro, esse pode ser um dos procedimentos mais delicados que ele realizou nos últimos anos, desde a facada sofrida em 2018, enquanto realizava campanha para as eleições presidenciais.
Mudança de cenário
Em nota, a equipe médica que acompanha Bolsonaro informou que uma reavaliação clínico-cirúrgica foi realizada. Ele submetido a novos exames laboratoriais e de imagem que “evidenciaram persistência do quadro de subobstrução intestinal, apesar das medidas iniciais adotadas”. As equipes que o assistem optaram de comum acordo pelo tratamento cirúrgico.
Leia a nota completa abaixo:
“O ex-Presidente Jair Bolsonaro foi transferido na noite de ontem para o Hospital DF Star. Após reavaliação clínico-cirúrgica, foi submetido a novos exames laboratoriais e de imagem que evidenciaram persistência do quadro de subobstrução intestinal, apesar das medidas iniciais adotadas. As equipes que o assistem optaram de comum acordo pelo tratamento cirúrgico. Ele está sendo submetido neste momento ao procedimento cirúrgico de laparotomia exploradora, para liberação de aderências intestinais e reconstrução da parede abdominal.
Dr. Cláudio Birolini – Médico chefe da equipe cirúrgica
Dr. Leandro Echenique – Médico Cardiologista
Dr. Ricardo Camarinha – Médico Cardiologista
Dr. Guilherme Meyer – Diretor Médico do Hospital DF Star
Dr. Allisson Barcelos Borges – Diretor Geral do Hospital DF Star“
Mal-estar
O agravamento do quadro clínico de Bolsonaro teve início, de acordo o relato da equipe médica que prestou assistência em Natal, ainda na noite de quinta-feira (10). Na sexta-feira (11), ex-presidente passou a sentir fortes dores abdominais enquanto transitava entre as cidades de Tangará e Santa Cruz, no RN, em agenda política do projeto Rota 22, do Partido Liberal (PL).
Ele foi encaminhado para o hospital Aluízio Bezerra, em Santa Cruz, onde recebeu os primeiros socorros, e depois encaminhado para o Rio Grande, em Natal.
Portal da 98 FM