Guamare News

Mais Vacina: LAIS desenvolve ferramenta para monitorar vacinação no RN

Foto divulgação

Em mais uma parceria exitosa, o LAIS e Governo do Estado do RN, colocam a disposição de toda a sociedade o RN Mais Vacina, uma ferramenta que fará todo o monitoramento do processo de vacinação contra a covid 19 em todo o território potiguar. A partir da próxima segunda-feira, dia 18, o sistema estará disponível para o cidadão iniciar o autocadastramento, que não é obrigatório, mas importante para agilizar o processo. Dentro da estruturação do estado para a vacinação, a governadora Fátima Bezerra anunciou também a compra de mil tablets que serão utilizados nas 711 salas de vacinação ativas nos municípios. O equipamento vai agilizar o cadastramento e o controle da aplicação.

O RN Mais Vacina é resultado de uma parceria firmada pela administração estadual com a Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN), através do Laboratório de Inovação Tecnológica em Saúde (LAIS). A parceria conta, também, com a participação do IFRN para o suporte técnico à população. “O sistema cumpre papel fundamental para a transparência de todo o processo e assegurar o uso da vacina de forma justa e eficaz. Faremos o rastreamento da vacina em todo o RN”, afirmou a governadora Fátima Bezerra. O transporte e guarda da vacina será acompanhado pelas polícias militar e civil do Estado, com apoio das polícias Federal e Rodoviária Federal.

A ferramenta, elaborada de maneira inovadora, permite acompanhar o progresso da imunização em todo o Estado, através do rastreamento da vacina, desde a chegada das doses, passando pela distribuição aos municípios e às salas das Unidades Básicas de Saúde até o paciente. O sistema garante não só a transparência, como evita a perda da vacina ou seu extravio. De acordo com o coordenador do LAIS, professor Ricardo Valentim, é fundamental a participação de todos para que o processo de vacinação seja transparente e equânime. “Essa é uma ferramenta de justiça social, que vai dar transparência a todo o processo, diminuindo o extravio e desperdício das vacinas”, ressaltou.
Antes mesmo de estar disponível ao público, a nova plataforma permitiu que a Secretaria de Estado da Saúde Pública (Sesap) pudesse identificar todas as salas de vacina ativas dos municípios, é o que explica a subsecretária de planejamento da pasta, Lyane Ramalho: “primeiro realizamos esse levantamento, o próximo passo é proporcionar o cadastro – sozinho ou auxiliado por um profissional – das pessoas que são grupo prioritários para receber a vacina e à medida que a imunização for ocorrendo podemos utilizar essa ferramenta de gestão como facilitadora para impulsionar novas ações”.

O RN Mais Vacina já foi apresentado aos representantes dos Ministérios Públicos Federal, Estadual e do Trabalho, além da Defensoria Estadual e Conselho Estadual de Saúde, havendo a total aprovação da nova metodologia de trabalho que está sendo aplicada. De acordo com professor Ricardo Valentim, o RN Mais Vacina é composto por um mapa detalhado do RN, de apoio à logística e à gestão. Ele pontua que o sistema “vai garantir, também, que as pessoas que estão listadas na fila da prioridade serão vacinadas. Proporcionando, ainda, que Estado tenha mais dados e informações para o planejamento das ações efetivas de promoção e prevenção da pandemia”.

Capacitação
O treinamento para uso do sistema por parte dos profissionais de saúde será realizado através do Ambiente Virtual de Aprendizagem do Sistema Único de Saúde (AVASUS). Serão dois cursos: um para capacitação das equipes que atuarão nas salas de vacina (e que pode ser feito por profissionais de saúde de todo o país), e outro específico sobre o sistema RN Mais Vacina e suas funcionalidades, sendo este voltado para aqueles que atuam na rede de saúde potiguar.

O formato do curso, oferecido de maneira virtual e mediado por tecnologias, permite que a capacitação seja feita em larga escala e de maneira simultânea, sem a necessidade de de atividades presenciais.

Os dos cursos foram desenvolvidos pela Sesap/RN em parceria com LAIS, e devem ser lançados já na próxima semana.

Siga as nossas Redes Sociais:

📱Facebbok => 📸Instagram <=> 🎙️SoundCloud <=> 📹Youtube <=>  💻Twitter <=> 📟Aplicativo Radio Web <=> Participe de nossos grupos no WhatsApp News 2 <==> News 3 <==> News 4Ouça a programa da Radio Web Guamaré News nos principais portais da internet que retransmite a programação => 📲Portal Radios Na Net <=> 📲Portal Radio Ao Vivo <=>📲Portal Radios Cast <=> 📲Portal CXRadio <=> 📲Portal As Melhores Rádios <=>📲Portal Rádios Na Net <=> 📲Portal RadioNet <=> 📲Portal OnlineRadioBox.

Comente!!! Participe de nosso blog!!!