Guamare News

Luto na TV: Faleceu aos 84 anos, Xênia Bier pioneira do feminismo na TV

Xênia Bier, apresentadora de TV – Reprodução/Twitter

A jornalista e apresentadora Xênia Bier morreu, nesta segunda-feira, 24, aos 84 anos. Ela sofria há anos de Alzheimer e estava internada há um mês, em razão dos sintomas causados pela doença. Figura querida da história da televisão brasileira, Xênia ganhou a alcunha de primeira feminista da TV por ter desbravado o até então inédito setor de programas que abordam o universo feminino. Sua marca muita opinião e pouca firula.

Xênia Bier, apresentadora de tv – Paulo Salomão/Dedoc

Xênia estreou na TV Cultura, no fim da década de 1950, ao lado do jornalista Ney Gonçalves Dias. Ela assumiu, em seguida, o programa feminino Light Convida, e se aventurou na carreira de atriz em novelas como As Professorinhas (1958), Escrava do Silêncio (1965) e O Moço Loiro (1965). Na década de 1980, lançou na Band o programa Xênia e Você, chegando depois à Rede Globo na atração V Mulher, por onde também passaram nomes como Marília Gabriela e Clodovil Hernandez. Ainda migrou para a Rede Manchete, com o programa Mulher 88. Nos anos 1990, encerrou sua carreira à frente do do Mulheres, da Gazeta.

A apresentadora de TV Xenia Bier. — Foto: Reprodução

Marília Gabriela e Xenia Bier no programa “TV Mulher”, da Rede Globo – Paulo Salomão/Dedoc

Além da carreira na TV, foi também colunista de revistas, como Contigo!, e do portal MdeMulher, da editora Abril.

VEJA

Siga as nossas Redes Sociais:

📱Facebbok => 📸Instagram <=> 🎙️SoundCloud <=> 📹Youtube <=>  💻Twitter <=> 📟Aplicativo Radio Web <=> Participe de nossos grupos no WhatsApp News 2 <==> News 3 <==> News 4Ouça a programa da Radio Web Guamaré News nos principais portais da internet que retransmite a programação => 📲Portal RadiosNet <=> 📲Portal RadiosCast <=> 📲Portal CXRadio <=> 📲Portal Rádios Na Net <=> 📲Portal Online Radio <=> 📲Portal OnlineRadioBox .

Comente!!! Participe de nosso blog!!!